Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cadê o Turista?

Essa semana estava vendo um apresentador televisivo questionar porque que atualmente em Caxias não há incentivos para incrementar o turismo na cidade. Achei até que a pergunta era uma galhofa com a cara do telespectador. Assim como há pontos positivos que podem ser ressaltados na atual administração, o incentivo ao turismo não está entre eles. E isso é obvio para qualquer um ver.
Os espaços públicos são ocupados desordenadamente, os casarões históricos são derrubados as vistas do poder público, sem que este faça nada para impedir. Até o Memorial da Balaiada, erguido há mais de sete anos, é relegado ao ostracismo e só mantêm suas portas abertas porque os diretores do local são persistentes. O turista que visita hoje Caxias não tem muito que vê. As atrações, que são os pedaços de nossa própria história, são cada vez mais suplantadas por uma pseudomodernidade.
Infelizmente boa parte da classe dita pensante e intelectual de Caxias na sua atualidade se cala diante de tantos desmandos e da destruição do patrimônio cultural de Caxias. Vespasiano Ramos, Coelho Neto, Gonçalves Dias e muitos outros personagens ilustres, além do legado arquitetônico do município, só se perpetuam porque existem os livros para contar suas histórias.
Feira
Os Marinhos enquanto gestores podem ter muitos defeitos, mas incentivar a cultura e o turismo sob diversos aspectos era um dos carros chefe de suas administrações. Quem não lembra das feiras culturais que aconteciam na Praça Vespasiano durante o período de Férias, até o ex-ministro da cultura Gilberto Gil já cantarolou em uma delas.
Potencial
Se não há incentivos ao turismo não é por falta de potencialidade do município. O que falta mesmo é interesse e visão da administração municipal. Ao prefeito ainda falta sensibilidade e talento para lidar com a coisa pública e poder ver que o turismo também pode gerar receitas para uma cidade.
Obra
A obra de recuperação do balneário Veneza, que já foi uma das grandes atrações da cidade, anda a passos lentos, mas esta é uma marca da atual administração que só conclui obras quando lhe é conveniente e também quando é pressionado pela Justiça, que as vezes faz seu papel de fiscalizadora de recursos públicos.
 Agentes
Agentes de endemias de Caxias estão fazendo um treinamento intensivo antes de irem às ruas trabalhar no combate à dengue. A seleção foi realizada no ano passado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Caxias. Quarenta e duas pessoas foram selecionadas. Em abril, elas começam a atuar efetivamente no combate a dengue e a outras endemias.