Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ATENDIMENTO NA REDE DE SAÚDE É SUSPENSO POR CAUSA DE FALECIMENTO DE PAI DE PREFEITO

MATERNIDADE CARMOSINA COUTINHO

   Quem buscou atendimento na rede pública de Caxias ou tinha algo agendado neste setor, voltou para casa mais cedo e indignado. É que por causa do falecimento do pai do prefeito Humberto Coutinho, ocorrido no final da tarde deste domingo, a cidade, pelo menos para os puxa-sacos do prefeito amanheceu enlutada. 
      Eugênio Sá Coutinho, pai de HC, faleceu aos 100 anos de idade de causas naturais. O corpo foi velado a tarde e a noite na residência do genro, Berilo Araújo e na manhã de hoje foi transladado para a localidade de Pedreiras, zona rural de Matões onde Eugênio era latifundiário há décadas.
      Como muitos queriam acompanhar o sepultamento, afinal quem não é visto não é lembrado, os atendimentos, em clinicas e postos de saúde, que já é precário, foi suspenso. Funciona hoje apenas os atendimentos emergenciais no Hospital Geral e Maternidade Carmosina Coutinho.

FERIADÃO: DIRETORIA PUB FARÁ TRIBUTO A RAUL SEIXAS

     Véspera do feriado do dia 07 de setembro e você ainda não tem programação para o dia 06 de setembro? Pois a Diretoria Pub, um dos bares/ boate/casa de show mais bacana da cidade te convida para participar de um tributo a um dos maiores nomes do rock brasileiro: Raul Seixas
   O show será comandado pelo cantor ludovicense Wilson Zara. A apresentação está prevista para começar a partir das 22h. Só para lembrar, menores não entram na casa de eventos. 

SAIBA  MAIS SOBRE WILSON ZARA

Desde que apresentou pela primeira vez o Tributo a Raul Seixas, 17 anos atrás, o cantor Wilson Zara guarda episódios curiosos envolvendo fãs do músico baiano - cuja morte completa 20 anos em 2009. Um deles já insistiu, chorando, que Zara era o próprio Raul Seixas. Outros já reclamaram, pedindo a Wilson que, nas apresentações, tivesse uma postura mais “maluca”, mais parecida com a do autor de Sociedade Alternativa.

Fãs já chegaram a sugerir que ele não cobrasse pelos shows, já que Raul criticava os princípios do capitalismo. “A esses eu digo que se resolverem produzir, divulgar e buscar patrocínio, eu toco de graça, com prazer”, alfineta Zara.

O acúmulo de obrigações dificulta, todo ano, a busca por novidades para o show. “Incluí coisas raras este ano, mas não fico inventando muito. Não sobra tempo quando se faz tudo”. Segundo o cantor, o fato de haver duas apresentações em dias e lugares diferentes – hoje, no Circo da Cidade (Praia Grande), e amanhã, sábado, no Zig Bar (Lagoa) - já traz atmosfera nova ao espetáculo.

Raul-seixismo
 
A relação do cantor com os fãs de Raul Seixas que acompanham o tributo, é assumidamente ambígua. “Acho que sou muito menos fã do que o pessoal que vai ao show. Canto as músicas porque gosto, mas não sou fanático, nem tento ‘baixar’ o espírito de Raul”. Por outro lado, prefere não definir um set list (roteiro de músicas), para que possa atender aos pedidos da plateia. “O pessoal pede música o tempo todo e canta todas do início ao fim”.

Wilson Zara sobe ao palco acompanhado por Mauro Izzy (baixo), Moisés (guitarra), Marjone (bateria) e Guilherme Raposo (teclados). As apresentações começam às 22h. 

COM INFORMAÇÕES DO BLOGUEIRO JERRY ALVES

FINAL DE SEMANA AGITADO EM CAXIAS

    Dois assaltantes que trafegavam em uma motocicleta promoveram um verdadeiro arrastão nas ruas do Centro de Caxias. Pelo menos três lojas foram roubadas no encerramento do término do expediente dos estabelecimentos comerciais na cidade neste final de semana.
    Um dos assaltos terminou em tentativa de homicídio do comerciante Van Van. Ele já estava fechando o seu estabelecimento quando foi surpreendido por dois assaltantes em uma motocicleta. Não se sabe se Van Van reagiu ao assalto ou se assustou ao ver os criminosos, mas ele acabou sendo alvejado por três disparos de arma calibre 38 e seu estado é considerado estável. 

NÃO FALTAM SONHOS


     Estudei durante cinco anos no polo da Uema em Caxias onde cursei Letras, antes de concluir o Jornalismo. Conheço bem a realidade dos acadêmicos que frequentam aquela instituição de ensino. Eles foram justos ao sair as ruas de Caxias em protesto esta semana cobrando melhorias.
     A realidade lá é dura. Bem diferente do pregam as autoridades em educação desse Brasil. Falta quase tudo, mas o que ainda mantem a instituição de pé é a garra dos profissionais que a compõem e das centenas de estudantes que ainda buscam na licenciatura a graduação superior.
   Não custa nada ao poder público cuidar mais, preservar mais e proporcionar mais. Viabilizar a tal educação de qualidade que por enquanto só está nos discursos políticos e nas teses de mestrados e doutorados de quem entende tudo sobre educação na teoria, mas que na prática não vai longe dos orçamentos apertados. Há alunos que levam anos para concluir a graduação em Caxias, faltam professores para todas as disciplinas oferecidas na grade curricular. Assim como faltam salas, carteiras, material didático, livros na biblioteca. No Cesc/Uema só não faltam sonhos. Aqueles sonhos que tanto divulgam que existe por aí, o de se construir um mundo melhor através da educação.

Assembleia

Os estudantes do curso de Geografia agora assistem aulas na unidade de ensino Inácio Passarinho justamente porque no Centro não há salas de aula disponível para o curso. Caso não voltem a frequentar as aulas no Centro eles prometem formar uma comissão e reivindicar junto aos deputados estaduais.

Escola

No Bairro Vila Arias os moradores estão fazendo um abaixo assinado para mudar o nome da escola construída pela Prefeitura na 3°travessa do local. Eles querem retirar o nome do ex-vereador, já falecido, Teodomiro Carneiro e trocar por União de Moradores do Bairro Vila Arias.

Consulta

Eles alegam que não foram consultados antes que o nome da instituição fosse trocado. A sugestão para a homenagem partiu do vereador Catulé. Uma votação foi realizada no dia 25 de agosto e por 205 votos a favor e dois contras, os moradores optaram pela mudança do nome. A sugestão será encaminhada a Prefeitura.

Olimpiada

Acontece nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório do CESC/UEMA a realização do seminário Olimpíada e Cidadania. Serão 160 horas aula divididos em seis módulos. O seminário, que é oferecido pelo Ministério dos Esportes, visa preparar os profissionais de Educação Física para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.  

REALIZADA FORMATURA DE BRASIL ALFABETIZADO


A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (1º), a formatura de mais de 1.273 jovens, adultos e idosos do Programa Brasil Alfabetizado. O evento aconteceu no saguão do Centro de Cultura e reunião cerca de 300 concludentes do curso de alfabetização. O programa é um projeto do Governo Federal em parceria com as administrações municipais.

A iniciativa visa a capacitação de alfabetizadores e também de cidadãos com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade, ou foram excluídos da escola, antes de aprenderem a ler e a escrever. Em Caxias, o Brasil Alfabetizado já é executado desde 2005, em 20 escolas de sede e 15 unidades educacionais da zona rural.

Todos os professores do Programa Brasil Alfabetizado são capacitados através dos cursos de Formação Inicial e Continuada; oferecidos pelo Governo Federal por meio Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a professora Arlete Leão que no evento esteve representando a Secretária de Educação Silvia Carvalho, a formatura foi um exemplo de persistência e dedicação. “Sabemos da dificuldade que cada alfabetizando enfrentou ao longo dos oito meses de estudos, principalmente os da zona rural, se desdobrando para assistirem as aulas. Eles tiveram a coragem de encarar a sede do aprender, vencendo as barreiras e o comodismo, para trilharem no mundo do conhecimento. Como dizia Paulo Freire: 'Só o conhecimento modifica o homem...'”., concluiu Arlete.

Os alfabetizandos que participaram da formatura integraram a turma denomina professor Carlos César (in memória). Eles enfrentaram 320 horas aulas de dezembro do ano passado até agosto de 2011 e fazem parte do universo de 19 turmas, totalizando 1.273 concludentes do PBA versão 2010/2011 em Caxias

“A vantagem principal do PBA é que as pessoas não precisam sair do bairro para estudar; o professor é quem vai até o aluno com material didático especial para ensiná-lo os primeiros passos do processo de alfabetização”, destacou Yvelise Maria Carvalho, Coordenadora do Brasil Alfabetizado em Caxias.

Mini-Feira Cultural
Durante toda a tarde de quinta-feira (1º), antes mesmo da solenidade de Formatura, os alunos do Brasil Alfabetizado, auxiliados pelos professores inseridos no programa, realizaram uma Mini-Feira Cultural com a exposição nos stands de trabalhos confeccionados pelos próprios alfabetizandos.

Na escrita e na leitura, através de painéis e artesanato, foi exposto o resultado de oito meses de trabalho em sala de aula. “Criar oportunidade de alfabetização a todos aqueles que não tiveram acesso ou permanência na educação fundamental é o nosso principal objetivo”, destacou Ronilde Angélica, Coordenadora do NEJA em Caxias

Saiba Mais

.O programa Brasil Alfabetizado (PBA) é realizado desde 2003 pelo Ministério da Educação e é voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos, promovendo o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida.

.O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, que recebem apoio técnico na implementação das ações, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS (ASCOM PREFEITURA DE CAXIAS)