Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

COM RECURSO,SEM MERENDA

Foto: Anele de Paula (aluno da escola Rio Preto) ano 2005

       Os membros do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias está fazendo um trabalho de formiguinha em mais um embate contra o prefeito Humberto Coutinho. Desta vez o assunto é merenda escolar. O grupo que lidera o sindicato tem percorrido os bairros e realizado pequenos encontros com os pais de alunos para alerta-los sobre mais um problema ligado à educação, a falta de merenda escolar.
    O repasse está caindo todos os meses na conta da Prefeitura, mas o alimento não está chegando aos estudantes. Até o mês de abril já foram repassados para Caxias o montante de R$ 402.372,00. Para o sindicato é importante que os pais façam essa cobrança e muitos deles sequer sabem que a Prefeitura já recebeu esses valores.
Para os estudantes não é importante apenas que a merenda seja oferecida todos os dias, mas que ela chegue com qualidade. Assim como acontece em milhares de escolas espalhadas por todo o país o cardápio não atende uma qualidade nutricional, somente na ficção. Infelizmente o que acontece em Caxias com o fornecimento da merenda escolar não é uma exceção, é uma regra e a Prefeitura parece não estar muito preocupada com isso.

Piada                      
A preparação do alimento, quando este chega, é até motivo de piada. É que entre os frequentadores do Centro da Juventude as merendeiras são conhecidas como as “químicas”. É que elas conseguem a proeza de transformar leite e bolacha maisena em farinha láctea e servir um mingau que é jogado no lixo pelos frequentadores do CJ.

Cardápio
O cardápio atende as necessidades nutricionais na teoria. É lindo de se ver. Há uma alimentação balanceada e variada todos os dias, mas não é o que acontece. Só quem reclama são as crianças, mas criança não ajuda a eleger ninguém.

Agrotóxico
A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Regional de Caxias, realizou no fim de semana, atividades relacionadas à fiscalização de uso de agrotóxicos na Fazenda Artuso e Agropecuária Betânia, localizadas no município de Caxias.

Meta
A cidade de Caxias superou a meta da campanha de vacinação contra gripe. A meta inicial da Vigilância Epidemiológica era vacinar pelo menos 19 mil e 400 pessoas, o que representa 80% das 24 mil e 300 doses, estabelecidas pelo Ministério da Saúde.