Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2011

AGED FISCALIZA USO DE AGROTÓXICOS EM CAXIAS

     

    A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Regional de Caxias, realizou no fim de semana, atividades relacionadas à fiscalização de uso de agrotóxicos na Fazenda Artuso e Agropecuária Betânia, localizadas no município de Caxias.

      Foram inspecionados os locais de depósito dos agrotóxicos e o uso correto no combate de doenças e pragas  com pulverizações periódicas, devido à presença de uma doença de origem fúngica (Mancha Alva), em área cultivada de soja. “Nós não encontramos nenhuma irregularidade com relação às embalagens vazias de agrotóxicos e foram apresentadas as notas de devolução das embalagens vazias junto à central de recebimento”, informou a chefe da Unidade regional da Aged de Caxias, Allannessa Macedo de Araújo.

    Ela informou, ainda, que a cada visita da equipe da Aged se percebe um avanço na conscientização do uso correto dos agrotóxicos. "É muito importante o nosso trabalho na parte da educação sanitária, pois a nossa equipe conversa não só com os produtores, mas também com as lideranças locais orientando sobre o manuseio do agrotóxico e o destino das embalagens vazias", enfatizou.

    Todas as ações foram realizadas pelos fiscais de Defesa Vegetal da Aged de Caxias, Francisco Rodrigues da Silva, Pedro Soares Filho, Franacide Lopes de Oliveira Vilarinho e Karina de Jesus Simão.
A Aged é um órgão estadual, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca(Sagrima).
 


INOPERANTE

A inoperante Silvia Carvalho secretaria municipal de educação de Caxias

        As aulas da rede municipal de ensino tiveram inicio no finalzinho de fevereiro, mas, até hoje três mil alunos que moram na zona rural nunca conseguiram assistir um único dia de aula. O motivo: inoperância da secretaria municipal de educação Silvia Carvalho. Somente agora o processo de licitação para contratação do transporte escolar está em fase de conclusão.
      Por trás dessa argumentação da secretaria pode se esconder interesses que ninguém sabe, porque é inaceitável que crianças e adolescentes sejam prejudicadas porque não houve zelo da Prefeitura em contratar o transporte escolar com antecedência. Dinheiro sequer faltou para isso, pois o Governo Federal já enviou para os cofres do município R$16 mil só para pagar esse serviço e tem mais. O recurso é repassado para a cidade com base no calculo do censo escolar que é realizado nas unidades de ensino no ano anterior.
     Qualquer desculpa para o assunto é inaceitável, mas, é sem protestar, sem brigar por seus direitos que muitos pais aguardam silenciosos que a Prefeitura tenha a consciência de resolver esse problema o mais rápido possível.

Desafio
Está marcado para o dia 25 de maio o Dia do Desafio.  A campanha mundial tem o objetivo de proporcionar à população ao menos 15 minutos de atividade física, em benefício da saúde. O Dia do Desafio acontecerá simultaneamente em 19 países e mais 3 mil e 800 cidades.

Partido
Helton Mesquita (PDT) que já comanda na cidade a sigla brizolista agora deterá também a presidência municipal do Partido Social Cristão(PSC). Essa é a terceira sigla sob o comando de HM que também já lidera o PTC.

Saída
Com a tomada do PSC por Mesquita os vereadores Leo Barata e Manoel da Caçamba, que foram eleitos pelo partido nanico e graças aos cálculos de coeficiente eleitoral, já pensam em procurar outro ninho para se abrigarem nas próximas eleições, já que HM hoje se diz oposição. 

Reunião
Empresários de Caxias, Codó e Coelho Neto se reuniram na última quarta-feira para debater os novos rumos da economia maranhense. Um encontro pretende uma maior aproximação destes empresários com a Federação Industrial do Maranhão.