Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ABERTA SEMANA DO ENCARCERADO

    A Secretaria de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) iniciou, nesta segunda-feira (29), as atividades da 12ª Semana do Encarcerado no interior do estado. Durante a solenidade de abertura no Fórum Desembargador Almada Lima, em Caxias, o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima, esteve reunido com autoridades locais e enfatizou a necessidade de promover ações sociais conjuntas para o sistema carcerário.
     “Trata-se de uma mobilização das representações locais a assumirem sua parcela de compromisso com o sistema prisional. Não existirá nenhum processo de reintegração eficiente se não houver soma de esforços” afirmou o secretário. Ele enfatizou que uma equipe técnica da Sejap deve acompanhar as atividades que percorrerão as unidades prisionais de Pedreiras, Chapadinha, Açailândia e Imperatriz até o dia 16 de setembro.
     Ribamar Cardoso Lima informou que, durante o evento, foram firmadas parcerias entre Sejap, Sistema Fiema e Secretaria Municipal de Educação de Caxias. Ele explicou que a medida vai retornar com o ensino de jovens e adultos (EJA) na CCPJ e oferecer cursos de qualificação profissional aos apenados.
    “Uma equipe da Sejap irá retornar, em setembro, a Caxias para avaliar em que estrutura física os cursos deverão ser oferecidos. Pretendemos atender a 140 internos da CCPJ e 20 do Albergue no regime semi-aberto” disse Ribamar Cardoso.    
Programação-   A coordenadora de Assistência Social, Maria Augusta Marinho, explicou que cada cidade e unidade prisional possuem uma programação específica adequada ao contexto local. “São diversos tipos de atendimentos, que vão desde ações de saúde a verificação processual de casa interno, passando pela assistência psicossocial e atividades esportivas” acentuou.
     As unidades irão contar com atendimentos odontológicos; vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de DST/HIV, de hepatite e de tuberculose; palestras sobre as modificações na Lei de Execução Penal; palestras sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo; triagem de benefícios sociais com familiares de internos; atendimentos oftalmológicos; e doação de kits de higiene.
      O secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sergio Tamer, estimou que até o fim desta edição da semana do encarcerado, sejam contabilizados mais de cinco mil atendimentos. “Na capital atingimos o número de 3.000 atendimentos em apenas uma semana e com o apoio do Governo do Estado pretendemos dobrar este número” avaliou.

PAUTA TRANCADA


     Desde que o presidente da Câmara Municipal, Ironaldo Alencar (PMN) resolveu que iria romper com Humberto Coutinho, os vereadores não trabalham mais direito. Nenhuma novidade neste fato, a questão é que a coisa tem piorado de vez. Os vereadores tem levado a situação para o lado pessoal demais. Tudo bem que em politica é assim que as coisas são, mas está ficando obvio demais que o trabalho do Legislativo caxiense é parco.
Eles não gostam de criticas. Não aceitam quando lhes apontam o dedo, porque esquecem propositadamente que ao ocuparem um cargo público devem satisfação aqueles que lhe proporcionaram o uso do cargo. Mesmo que para alguns os votos tenham sido comprados ou adquiridos mediante escambo, ainda assim é um cargo público.
Por conta da briga poucas sessões aconteceram desde que a turma voltou do recesso depois de um semestre árduo de trabalho. Fazer mau uso do cargo público parece ser o passatempo predileto dos vereadores caxienses.
Mudança
A Secretaria de Assistência Social de Caxias deve estar montando algum tipo de casa de passagem na Rua do Onze. É que na tarde desta terça-feira, mais ou menos por volta das cinco horas da tarde um caminhão baú estava descarregando uma mobília em tons cor de rosa em uma casa existente na rua.
Veiculo
O veiculo tinha a placa branca HPA 5691 e ainda tinha adesivo com a logomarca da Prefeitura e a frase uso exclusivo em serviço. Que os veículos públicos, não alugados mais comprados com o nosso dinheiro, andam por aí fazendo serviço extra oficial a gente já sabe, mas vamos pelo menos respeitar o horário de trabalho.
Caminhada
Foi aberta com uma caminhada a 2°Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência. Durante toda esta semana várias atividades serão desenvolvidas como forma de divulgar os direitos da pessoa com deficiência. Na programação estão previstas palestras nas escolas, dia de lazer e mostras de artes plásticas.
Objetivo
 O evento tem como objetivo estimular professores e alunos a conhecer e conviver com as diferenças, além de envolver toda comunidade escolar e a sociedade em geral na busca por soluções para os problemas de inclusão social e da acessibilidade da pessoa com deficiência, bem como abertura de oportunidades no mercado de trabalho.