Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

O DESCONHECIDO

     A partir desta semana o sobrinho do prefeito Leonardo Coutinho, já exaustivamente anunciado como candidato do grupo, fará participação semanal na repetidora local de tevê de propriedade do tio. A tática é simples. Quanto mais exposto, mais o candidato coutinhiano será conhecido pelo grande público.
      A ideia deve ter surgido após as pesquisas encomendadas por HC na cidade, a qual ele não revela a ninguém. Deve ser daquele tipo de material tão sigiloso que a gente só ler no banheiro. Bem, voltemos a Leonardo Coutinho. O jovem terá um quadro jurídico dentro da emissora. Mas não basta apenas isso para mostrar a população que ele é capaz de administrar a cidade, além do sobrenome que carrega.
     Desconhecido do povão, Leonardo Coutinho precisa mostrar que é acima de tudo humilde e carismático. Isso também conta além da grana injetada em uma campanha. Seria até bom ele trocar algumas ideias sobre o assunto com o atual vice-prefeito Júnior Martins. Corre a boca pequena que a tal pesquisa chegou a revelar que os caxienses não estão apostando nem um pouco no nome indicado por Humberto Coutinho e é por isso que o rebento precisa de superexposição. Em politica também vale o clichê: “Quem não é visto não é lembrado”.

Funcionário

Leonardo Coutinho levará para a tevê sua experiência como funcionário público. Ele é procurador na capital piauiense. Formado em Direito é filho do irmão de Humberto Coutinho, Eugênio Coutinho, engenheiro que executa as obras públicas realizadas na cidade e da enfermeira Aparecida Coutinho dona da Facema, e irmã da deputada federal e esposa do prefeito de Caxias, Cleide Coutinho.

Em Família

Ou seja, está tudo em família. LC nos próximos meses não precisará se desligar do sobrenome que carrega, apenas mostrar e explorar toda a sua capacidade de articular e convencer os caxienses que pode administrar a cidade mesmo que seja através de uma linguagem jurídica.

Mandato

Se conseguir emplacar o sobrinho HC fará igualzinho ao presidente Lula. Entra em um terceiro mandato o qual todos já sabem no que vai dar. O mesmo grupo, os mesmos secretários e o chefe do executivo dando as cartas passando a falsa ideia de que vivemos em uma cidade democrática na qual se elege um nome diferente, depois de dois mandatos consecutivos.

Parte

A oposição também está fazendo o dever de casa, só que a exposição é disfarçada de eventos públicos. Tudo para não correr riscos dos processos eleitorais.

NOVO CANDIDATO

      O empresário Pedro Amorim revelou a coluna ser o mais novo líder do Partido Progressista em Caxias e já sentenciou que será candidato a prefeito em 2012. Pedro e outros empresários locais estavam ensaiando a construção de uma terceira via, para concorrer contra os Marinho e os Coutinho no ano que vem. A articulação acabou não indo adiante. O grupo queria trazer um novo partido para a cidade,mas a coisa acabou não dando certo.
    O anuncio de Pedro Amorim, feito com exclusividade a coluna, chama a atenção porque até bem pouco tempo o partido pertencia a Hélio Queiroz. Nas últimas eleições a esposa de HQ foi vice na chapa de Márcia Marinho. Com a troca de comando, segundo PA concedido pelo próprio deputado Waldir Maranhão, os Marinhos perdem um partido em sua base de apoio. Talvez não chegue a prejudicar os oposicionistas, mas causa ranhura é menos tempo na tevê   e no rádio.
      Enquanto isso não se desenrola a única certeza é a candidatura de PA. Ele admite que não tem grana para gastar, mas irá entrar com a garra e trabalho. O empresário admitiu que se for preciso irá de porta em porta pedir votos a população. É esperar para ver.

Terceira Via                  

Para os eleitores o quadro que se desenha na cidade é um dos melhores. Tudo indica que a campanha não ficará polarizada entre dois candidatos. Se ninguém cooptar aos interesses financeiros, como outros candidatos fizeram nas últimas eleições, já é certo que Caxias terá quatro candidatos.

Nomes

Paulo Marinho Jr. (PMDB), Leonardo Coutinho(sem partido), Helton Mesquita (PDT) e Pedro Amorim(PP) já configuram no quadro de pretensos candidatos em 2012. Ainda falta ser definido nomes do PSOL  e PT que costumam não se coligar com ninguém na disputa lançando candidatos próprios.

Ego

Em análise feita pela coluna a terceira via que estava em construção e tinha tudo para incomodar em 2012 não foi adiante por causa do ego de alguns dos seus membros. Houve ainda conflito de interesses.

Fornecedores

Alguns empresários que participavam da empreitada são fornecedores da Prefeitura. Eu mesmo nunca achei que eles correriam o risco de deixar essa teta para navegar na empreitada de romper com o Executivo tentando beber o néctar direto da fonte.