Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESTUDANTES DO CESC/UEMA DENUNCIAM ABANDONO DA INSTITUIÇÃO

FOTOS DAS DEPENDÊNCIAS DO CESC/UEMA
       Os representantes do Diretório Central Estudantil(DCE) prepararam uma documentação que já foi entregue ao deputado Rubens Pereira Júnior. Os estudantes cobram no documento melhorias para o Centro de Estudos Superiores de Caxias(CESC/UEMA) que fica localizado na Rua General Sampaio, no Morro do Alecrim.


      A instituição de ensino abriga os cursos de licenciatura mais antigos da cidade. Inaugurado na década de 70 e já formou centenas de professores caxienses. Apesar de ser uma das mais antigas instituições de ensino o CESC teve avanços pequenos. Foram implantados os cursos de Medicina e Enfermagem mas a estrutura física ainda deixa muito a desejar, quando comparada a outros centros. 

    No documento os representantes do DCE cobram justamente isso. Eles fizeram uma série de denúncias que vai desde a ausência de material e funcionários. O DCE informa que os estudantes estão realizando rifas para a aquisição de materiais básicos como computadores e seus acessórios.
MATAGAL TOMA CONTA DO CENTRO
            Eles lamentam o descaso da reitoria da Uema e pedem que a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa faça um visita ao local para verificar ‘in loco‘ o estado de abandono.O deputado Rubens Pereira solicitará da comissão que agende a visita para a primeira quinzena de agosto.

FRENTE DA IGREJA DA MATRIZ É TOMADA POR VENDEDORES AMBULANTES

FRENTE DA IGREJA DA MATRIZ


    Se Jesus descesse a terra mais uma vez ficaria indignado com o que estão fazendo no entorno da Igreja da Matriz, no Centro da cidade. Além da venda de Dvds e CDs piratas bem embaixo da imagem de Nossa Senhora das Graças, que fica ao lado da igreja, agora é a frente do templo religioso que é cada vez mais ocupado pelos ambulantes.

    A que ponto chegou a ocupação desordenada em Caxias, onde o Código de Postura não é obedecido e a população perde o bom senso dos locais ocupados para a prática do comércio informal. Atenção senhor prefeito e senhor secretario de infraestrutura e urbanismo, enquanto vocês se trancam em seus condomínios luxuosos com vista para o Rio Itapecuru, o Centro da cidade vira um pandemônio. 

SORTEIO DE ENDEREÇOS DAS CASAS POPULARES ACONTECE NESTE MOMENTO

      Os contemplados com uma casa do Projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, executado em Caxias pela Prefeitura estão desde as sete horas da manhã de hoje, no Ginásio de Esportes do Centro, acompanhando o sorteio dos endereços das residências. Os primeiros endereços sorteados, das casas do conjunto habitacional Eugênio Coutinho no Bairro Teso Duro, foram os idosos e deficientes físicos.

     Em seguida acontece o sorteio dos outros contemplados. Todos os sorteados na primeira fase, um total de 2.500 pessoas que concorrem a duas mil casas populares, ficarão conhecendo qual residência poderá ocupar. O sorteio está sendo realizado pela própria Prefeitura de Caxias em parceria com a Caixa Econômica Federal. O prefeito Humberto Coutinho apareceu no Ginásio de Esportes falou da transparência do evento e parabenizou os contemplados. 



AGRACIADAS

         Foi para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres caxienses que a Prefeitura de Caxias assinou um convênio no dia 02 de julho de 2007. O montante que já foi recebido do Governo Federal é de R$ 200 mil, que deve ser aplicado no projeto “Mulheres Tecendo a Própria História”, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher.
       Em Caxias, assim com em tantas outras cidades onde a transparência não é obrigatória e a população não faz o seu papel de fiscalizadora do dinheiro público, a Prefeitura recebe recursos federais para centenas de serviço que você até se pergunta se de fato existe. Mulheres Tecendo Sua Própria História é um deles. Devo ser mesmo desinformada do que acontece em nossa cidade. Porque o convênio foi assinado, o dinheiro liberado e eu não ouvi sequer falar das mulheres empreendedoras de Caxias que serão agraciadas com esse recurso, a escolha, pelo menos deve ser transparente e se pressupõe de conhecimento da população.
       Como a liberação do dinheiro aconteceu no dia 06 de junho deste ano e como preconiza todo projeto, ele já deve está estruturado e as empreendedoras contempladas escolhidas, pelo menos é isso que se espera da secretaria municipal da mulher, Ana Lúcia Ximenes. Afinal de contas são para pagar as ações de sua pasta que o dinheiro é destinado.

Capacitação

Somente para a capacitação de mulheres no ano passado o Governo Federal liberou para a Prefeitura de Caxias R$ 100 mil reais. Ainda bem que as Prefeituras são obrigadas a guardar as notas fiscais dos seus gastos.

Transparência I

A falta de transparência está dentro da própria administração municipal. Apesar de manter um canal televisivo, pagar ao marqueteiro Carlos Alberto milhões em peças publicitárias as ações da Prefeitura são mal divulgadas.

Transparência II

A prova está nos eventos promovidos pela Prefeitura, principalmente em reuniões e debates. A população nunca é convidada para participar e nas escolhas de conselheiros e delegados para representar Caxias são sempre as mesmas caras que participam desses processos eletivos.

Reclamações

Humberto Coutinho sob o estado de inércia e ingerência alega que a Prefeitura não tem recursos para executar obras e melhorias no município. O que é apenas mais uma mentira do governante. Quem acessa o site Portal da Transparência ficará boquiaberto com os inúmeros recursos e projetos que Caxias é contemplado.