Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2011

CANTEIRO DA PRAÇA DA MATRIZ É OCUPADO PELO LIXO


      Ainda não eram nem nove horas da manhã quando esta foto foi tirada. Ao invés de flores e plantas, muito lixo é o que ocupa o canteiro de uma das praças que já foi cartão postal da cidade. Isso é resultado da ocupação desordenada na Praça da Igreja da Matriz. Não existe limpeza nos canteiros tomada por sacos e copos do lanche vendido todos os dias no local.
  Resultado do descaso da Prefeitura, que não conscientiza os vendedores de lanche e se encarrega da limpeza do local e dos próprios vendedores que usam indevidamente a praça e não pagam nada por isso e ainda não tem sequer a consciência de alertar os seus consumidores para jogar o lixo em um local adequado.
    O lixo produzido por eles não é acondicionado em sacos plásticos para serem recolhidos no final do dia pela turma da limpeza pública. Sacos de sucos, canudos, copos e guardanapos são jogados diretamente no chão. Isso é Caxias!

FALTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

      Se há algo que mais magoa os caxienses não é chegar a um dos postos de saúde ou hospital e notar a falta de medicamentos e médicos, mas ser mal atendido pelos profissionais da saúde. Não são todos, é claro que há suas exceções, mas, a maioria quando sai de casa carrega consigo seus problemas, inclusive os financeiros e descontam nos pacientes toda a sua fúria, inclusive pela sua má remuneração.
     Gente merece ser tratado como tal. Mesmo que esteja mal vestido, seja de baixa renda e possua pouca escolaridade. São essas as pessoas que buscam atendimento na rede pública, assim como são elas também que fazem a diferença na contagem dos votos de uma eleição. Ninguém é obrigado a ouvir grosseiras, a ter sua privacidade invadida ou ouvir deboche de profissionais da saúde como acontece continuamente em Caxias.
     As denúncias partem de todos os lados, mas não adianta. Os usuários do SUS só podem mesmo reclamar, porque pouca coisa muda. Ninguém é punido. É favor ser atendido por profissionais mal humorados. A crise é séria e na rede pública falta saúde, mas falta também um pouco de educação.

Jogos
Será realizado entre os dias 16 a 25 de junho a 34°edição dos Jogos Escolares Caxienses. As inscrições para as escolas participantes acontecerão até o dia 10 de junho na sede do Ginásio de Esportes João Castelo.

Queijo
A Policia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta quinta-feira mais de trinta quilos de queijo que era transportado irregularmente pela empresa de ônibus Real Maia. O alimento foi embarcado na cidade de Buriticupu e tinha como destino a cidade de Timon.

Incinerado
Segundo técnicos da AGED o queijo será incinerado no lixão de Caxias. Esta já é a quarta apreensão realizada este ano. Para transportar o alimento além de GTA é necessário também ter nota fiscal e carregar o alimento em um compartimento refrigerado.

Arraial
Dia 11 de junho acontecerá o 2° Arraial da Facema com show de Papete e Beto Pereira e Banda além de apresentações de bandas locais. O evento será realizado no Clube Atlanta e a renda será revestida para patrocinar eventos promovidos pelos estudantes da instituição.