Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

ESPOSA DE PREFEITO DESMENTE DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIO VENCIDO EM CAXIAS

 A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (6), para contestar notícia divulgada em um blog local, informando que a Secretaria de Saúde de Caxias estaria distribuindo para a população o medicamento denominado Novomix, usado no tratamento da diabetes, com a data de validade vencida.
Segundo a deputada, o medicamento não faz parte dos fornecidos pela farmácia básica de nenhuma secretaria de saúde do Maranhão. "O Novomix só é fornecido por decisão judicial. Foi o que aconteceu em Caxias, onde existem quatro pacientes assistidos pela rede municipal de saúde, que mensalmente processa a aquisição do medicamento no comércio local", esclarece.
       A parlamentar informa que a aquisição do Novomix é instruída com a respectiva nota fiscal, contendo a validade do produto e indicando, portanto, a condição de uso. "Além do mais, os medicamentos mostrados nas fotos da notícia do blog não correspondem aos que foram comprados em Caxias", esclarece.
     Cleide Coutinho garante que a aquisição do Novomix foi feita de forma regular, seguindo a praxe usual na administração pública estadual e municipal, na F. F. Borges Araruna, que por sua vez comprou o medicamento da Nazira Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda, seguindo os trâmites legais.
Notas-    De posse de documentos, Cleide esclareceu que as compras do Novomix aconteceram em três oportunidades: na primeira, a aquisição aconteceu por meio da nota fiscal número 000063, de 08 de abril de 2011, conforme Danfe - documento auxiliar de nota fiscal número 000.419.156 de 07/04/2011, lote YS63035/3, mostrando a validade do produto até junho de 2012.
       Na segunda oportunidade, a deputada garante que a compra do Novomix foi feita pela nota fiscal número 000067, de 03 de maio de 2011, conforme Danfe número 000.430.500, de 02/05/2011, lote YS64723/4, no qual também está registrada a validade do produto até outubro de 2012. 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DEPUTADA

CENTRO ADMINISTRATIVO CONTINUA LACRADO E ABANDONADO HÁ SETE ANOS

     O Centro Administrativo, que fica localizado na Avenida Otávio Passos no Centro da Cidade bem próximo a Caixa Econômica Federal, é um prédio público abandonado onde funcionavam as secretarias municipais e que já está desativado há mais de sete anos. O telhado do local praticamente não existe mais e todas as portas foram lacradas para evitar a invasão dos vândalos.
CENTRO ADMINISTRATIVO ESTÁ ABANDONADO 
            Uma idéia, sugerida há mais de três anos pelo vereador Antônio Ximenes e que chegou a ser recebida com entusiasmo por outros vereadores da época era de que o local fosse transformado em um shopping popular, para abrigar camelôs e ambulantes que hoje tomam conta do Centro da cidade, nos moldes do prédio existente na capital piauiense Teresina. 
      Infelizmente a obra nunca passou de uma sugestão, nem mesmo o prédio, que foi desativado sob a alegação de que iria passar por uma reforma para melhor abrigar as secretaria, foi iniciada. Com o prédio desativado é em dezenas de residências alugadas que as secretarias da Prefeitura funcionam atualmente. 

TRAGÉDIA ANUNCIADA

FOTO: JOÃO LOPES/ PORTAL NOCA

    A morte da estudante de Pedagogia Vanessa Almeida quase na porta de uma faculdade particular na noite da última sexta-feira é o prenúncio de uma tragédia anunciada. Atropelada por uma moto em alta velocidade ela não servirá para mostrar apenas que acidentes acontecem, mas uma realidade que ronda escolas públicas e particulares de Caxias, a falta de segurança.
Não se trata apenas de policiamento, mas, medidas simples como faixa de pedestres, tartarugas, redutores de velocidade. Itens que são de responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito e que praticamente não existem nesses locais. Estas medidas não irão coibir acidentes deste tipo, mas deixam a sensação de que o poder público fez a sua parte.
     Vanessa pode ser apenas a primeira vitima, pois é hábito do condutor caxiense, aquele mal educado e que se acha o dono de ruas e avenidas, trafegar em alta velocidade e se sentir impune as leis. O pior de tudo é que todos os dias centenas de crianças é que correm o risco de fazer parte desta triste estatística e ninguém tem feito nada para evitar isso.  

Velocidade            
Dezenas de jovens já perderam a vida nas ruas de Caxias por pilotarem motos em alta velocidade. É que quase sempre a fiscalização no trânsito, principalmente a feita pela Policia Militar se encerra após as 21h. Ela só é presente em saídas de festas e é justamente em ruas com pouca fiscalização que eles aproveitam para andar em alta velocidade.

Programação
Começa dia 18 de junho e segue até o dia 29 do mesmo mês a programação do 7°Arraial de Todos os Caxienses. Os doze dias de evento serão celebrados no Parque da Cidade. Na programação apresentações artísticas de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças típicas e shows com artistas maranhenses e de outros estados.

Farda
Guardas municipais de Caxias denunciaram que pelo menos metade da corporação não trabalha nas ruas porque não tem fardamento e muito menos coturno. As roupas chegaram a ser encomendadas a uma empresa de Teresina-Pi, mas o material nunca foi recebido por falta de pagamento.

Comemoração
As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente foram restritas a palestras e algumas atividades lúdicas em Caxias. Um grupo de crianças e adolescentes de um movimento religioso também foram as ruas para conscientizar sobre a Dengue. 

INSULINA VENCIDA GERA BATE BOCA EM CAXIAS

     Divulgado ontem pela rede bandeirantes local, de propriedade do empresário Paulo Marinho, uma reportagem onde uma usuária do Sistema Único de Saúde alega ter recebido gratuitamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde uma caixa vencida do medicamento Novomix, que é uma insulina para portador de diabetes. O caso foi divulgado em rede nacional e acabou gerando um grande bate boca, através das televisões locais, claro.
     Após deixar a equipe da TV BAND Caxias esperando por mais de quatro horas o secretario municipal de saúde Vinicius Araújo mandou informar que estava viajando, mas logo depois divulgou na TV Difusora, de propriedade do prefeito de Caxias Humberto Coutinho, que era mentira a reportagem veiculada em rede nacional sobre a insulina vencida. Segundo o secretario não há a mínima condição do medicamento estar vencido, mostrou documentos e ainda afirmou que irá pedir direito de resposta em rede nacional. A deputada estadual, Cleide Coutinho(PSDB) que é esposa do prefeito e ainda faz parte da Comissão Estadual de Saúde da Assembléia Legislativa, também usou a tribuna da Assembléia para desmentir a reportagem. Mas eles só usaram a mídia para se explicar porque a noticia foi divulgada em rede nacional.  Aqui em Caxias tanto secretarios, quanto o próprio prefeito, apesar de existirem quatro emissoras de tevê, só se pronunciam nas empresas de comunicação de sua propriedade e só esclarecem as dezenas de denúncias veiculadas diariamente em diversos meios de comunicação, quando estes aparecem em rede nacional, como já aconteceu outras vezes, inclusive no próprio dominical Fantástico da rede Globo.