Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRF PRESTA ATENDIMENTO A CAMINHONEIROS NA BR 316


    Caminhoneiros receberam ontem, na BR 316 próximo ao posto da Policia Rodoviária Federal atendimento do Comando de Saúde desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat).
    Na ocasião, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais que fazem parte do comando avaliaram a saúde dos caminhoneiros que passarem pelo local. Vários exames foram feitos gratuitamente, como de glicemia, colesterol, acuidade visual e auditiva, índice de gordura corporal, nível de sonolência.
     Além da avaliação médica, os motoristas receberam informações sobre regras de circulação nas vias públicas, legislação e direção defensiva. Foram distribuídos ainda kits educativos e folders.

CLEIDE E HUMBERTO TENTAM CHANTAGEAR O MPF


 A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem para alertar que o Ministério Público Federal (MPF) — motivado por denúncias de um vereador que, segundo ela, teve interesses pessoais contrariados pela administração do prefeito Humberto Coutinho (PDT) — ameaça mandar fechar a Casa de Saúde Maternidade de Caxias, um dos únicos hospitais do Maranhão especializado no tratamento de pessoas com hemodiálise.
Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), marido da deputada, o secretário de Saúde, Domingos Vinícius de Araújo Santos, e a representante e administradora do Hospital Casa de Saúde e Maternidade, Ivanise Coutinho Araújo, por contratarem, sem licitação, serviços de tomografia computadorizada e de nefrologia do hospital .


Cleide Couitnho quer jogar MPF contra população 

     Para a deputada, se o MPF realmente tomar a medida, será um desastre para centenas de pessoas que precisam do tratamento para sobreviver. Segundo Cleide Coutinho, o serviço de hemodiálise de Caxias foi criado pelo prefeito Humberto Coutinho (PDT) em 1991, e atende atualmente mais de 314 pacientes de 45 municípios do Estado.
De acordo com a parlamentar, só de Caxias, o serviço de hemodiálise atende 83 pacientes e mais 43 de Codó, 19 de Pedreiras, 14 de Presidente Dutra, 5 de Peritoró, 8 de São Domingos, 11 de São João do Soter, 8 de Tuntum, e 9 de Trizidela do Vale entre outros.  ”Todas essas pessoas podem morrer se interromperem tratamento de hemodiálise”, alerta.
Contrato legal
A parlamentar informa, baseada em documentação do advogado James Lobo Lima, que a hemodiálise começou a ser feitas em 1991, pela Casa de Saúde Maternidade de Caxias, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2005, Humberto Coutinho se elegeu prefeito e consultou, por ofício, á Secretaria de Estado de Saúde (SES), que liberou o serviço a hemodiálise pela Casa de Saúde.   
Segundo Cleide, a Secretaria Estadual de Saúde não se opôs à contratação, porque somente a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias era prestadora dos serviços de nefrologia na região, com capacidade para atender a demanda não só de Caxias, como também da macro-região de Saúde, que abrange cerca de 48 municípios espalhados no Maranhão.
“Então, foi celebrado contrato de prestação de serviços, mediante procedimento de inexigibilidade de licitação, que não significa que não ocorreu licitação, mas sim que o fato que a competição entre vários participantes seria inviável. O fundamento legal foi o art. 25, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações)”, afirmou a deputada.
De acordo com Cleide, o fato do prefeito ser sócio da Casa de Saúde não demonstra qualquer violação à legislação. “O contrato firmado entre a Casa de Saúde e a Prefeitura de Caxias é considerado pela legislação como de Cláusulas Uniformes, ou seja, contrato padrão, que segue estritamente a letra da lei, assinala.
Para Cleide, representação no MPF foi feita por um vereador insatisfeito com a administração de Humberto Coutinho, pedindo a nulidade não só do contrato firmado entre a Prefeitura e a Casa de Saúde, mas com todos os laboratórios e clínicas que prestam serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A deputada lembra que a representação foi prontamente negada pela Justiça Federal de Caxias e, inconformado, o representante do Ministério Público Federal ingressou com um recurso denominado Agravo de Instrumento, direcionado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF), o qual foi também negado.
Cleide Coutinho afirmou que como se não bastasse, o mesmo processo foi rejeitado pela Justiça Eleitoral. “Agora, fomos surpreendidos pela publicação na imprensa, dando conta que o mesmo promotor deu entrada em uma ação criminal contra o prefeito Humberto Coutinho. Com certeza, essa ação será defendida por nós e todos os pacientes que precisam da hemodiálise não serão prejudicados”, disse Cleide.
FONTE: ASCOM DA DEPUTADA ESTADUAL

DUAS CARAS


      Na política enganar é corriqueiro e ter duas caras é uma arte. Humberto Coutinho é artista. Seu comportamento não lembra em nada seus compromissos da primeira campanha, quando o povo ainda não o conhecia de fato. Mas seus aliados já sabem com quem estão lidando. Ele adora fazer jogo duplo. E foi em uma de suas jogadas, talvez mal pensada, que a sua base está agora em risco.
    Foi ao fazer jogo duplo que ele envolveu o vereador Ironaldo Alencar em um grande salseiro. HC adquiriu um hábito comum a muitos políticos. Faz promessas e assina cartas fechadas com qualquer um. Quando necessário lavas as mãos, desmente acordos e deixa os pequenos se matarem por conta dos acertos que assina. A base está ameaçada. Ironaldo Alencar continua irredutível. Há quem não veja isso com bons olhos. No fundo ele achou que a cisma era passageira. Foi um risco, principalmente em um momento em que aparecem várias dissidências na batalha contra ele rumo a 2012, mesmo que estas ainda pareçam perdidas. Foi-se Júnior Martins, foi-se vereadores, estão indo alguns cabos eleitorais e gente de cargos de confiança. Neste jogo duplo HC pode acabar provando do próprio veneno.

CASAS

Até na distribuição das casas HC mostrou que é artista. Disse a secretaria de planejamento que ela tinha carta branca para seguir a risca o que determinava o Governo Federal nos critérios de cadastro e distribuição das casas. Por trás a história era outra.

FUNCIONÁRIOS

Talvez seja por isso que muitos funcionários da Prefeitura, contratados com cargos de confiança e até mesmo o motorista de um parente muito intimo de HC, ele sabe muito bem quem é, foi contemplado com uma casa no residencial Eugênio Coutinho.

BARATO

A população não vai deixar isso barato. A oposição se for esperta e souber fazer uma investigação minuciosa também não. Dessa vez a miséria do salário que é pago em dia não vai fazer a diferença nas próximas eleições.

TITULO

E Caxias tem dessas coisas. Enquanto a cidade desce ladeira abaixo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Fátima Ligouri e a coordenadora dos postos e do Programa de Saúde Bucal e Saúde da Família, Alessandra Daniel, serão condecoradas pela Câmara Municipal com o Titulo de Cidadãs Caxienses.