Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MENINA DOS OLHOS

      O recém-inaugurado conjunto habitacional do projeto Minha Casa, Minha Vida o residencial Eugênio Coutinho é agora a menina dos olhos da atual gestão. São duas mil casas, trocando em miúdos no mínimo mais de quatro mil eleitores em único reduto. Não é a toa que todas as ações e reportagem da mídia Coutinhiana se voltam para lá. Eles fazem questão de esfregar na cara do resto da população que o bairro tem a melhor infraestrutura da cidade e isso e aquilo. Já estão até isolando com cercas e muros o residencial.
        Para arrematar com chave de ouro os privilégios de uma pequena parcela dos caxienses, a assessoria de HC mete os pés pelas mãos e agora promove até ações sociais, uma espécie de Prefeitura itinerante, centradas em único bairro. É um tipo de atitude, tresloucada por sinal, que só serve para comprovar que HC não é um administrador que prioriza a população com um todo, mas uma minoria, e uma minoria que lhe beije a mão. Isso fica cada vez mais claro nas ações que divulga e nos serviços que presta, não é a toa que os moradores dos bairros circunvizinhos já estão chiando com as ações de exclusão do mandato de Coutinho.

MURO

Quem está adorando é a oposição. É que na programação local o telefone é aberto e o povo pode descer o sarrafo ao vivo. E olha o que os moradores dos bairros Teso Duro e Bacuri estão chiando por causa da exclusão que estão sofrendo por serem vizinhos do conjunto não é brincadeira.

DESGASTE

HC e sua trupe não percebem. Do mesmo jeito que os Marinho perderem o poder por causa de atitudes esdrúxulas em seus mandatos o mesmo se repete agora. As atitudes são as mesmas só muda o peso e a medida de cada ato.

BOM    

Mas o propósito não apenas bajular os moradores do novo conjunto é mostrar que tudo está bem, apesar de haver algo podre no ar. As denúncias no novo Bairro não param. São casas que já apresentam problemas, funcionários da Prefeitura contemplados, imóveis que nunca foram ocupados e ainda aqueles que estão sendo repassados para terceiros na forma de aluguel ou venda.

FISCALIZAÇÃO

E é por isso que a Secretaria de Planejamento providenciou uma fiscalização rápida no bairro. Quem ainda não tiver ocupado as casas ou tiver vendido ou alugado as residências pode perder o direito ao imóvel. Entre tantas marmeladas feitas nesse processo, essa é uma medida mais do que justa e que tem o apoio de boa parte da população.

FACEMA TERÁ CURSO DE DIREITO


      O Ministério da Educação autorizou a criação de três novos cursos de Direito que totalizam 450 novas vagas. As novas graduações serão no Ceará, Maranhão e Minas Gerais. Também foram autorizados dois cursos de Biomedicina com o total de 300 vagas, um de Engenharia de Produção e um de Sistema da Informação.
    Atacados pela Ordem dos Advogados de Brasil (OAB) que não aprova a maioria dos formadosem seu exame e diz que não o faz pela falta de qualidade na formação, os cursos de Direito no Brasil têm sido reduzidos. Em junho foram suspensas 11 mil vagas de cursos com baixa nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e, desde então, criadas apenas 1,5 mil.
    As portarias que autorizam a abertura imediata dos cursos foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira. O curso de Direito com mais vagas será o da Faculdade do Vale do Jaguaribe, no município de Aracati, no Estado do Ceará, que poderá atender oferecer até 200 vagas. Os outros dois na mesma área são os da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, em Caxias, com 100 vagas e o da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, em Vespasiano, município de Minas Gerais, com 150 vagas.
Outras áreas
Os cursos de Biomedicina autorizados foram o da Faculdade Metropolitana de Manaus, com até 200 vagas, e o das Faculdades Integradas de Cacoal, em Rondônia, com 100 vagas. Também receberam a autorização um curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras de Londrina, no Paraná e o de Sistema de Informação, da Faculdade do Pará, em Belém.

CARAVANA LEVA SAÚDE A ZONA RURAL

    Moradores do povoado Caxirimbu, no 2º Distrito, bem como de localidades vizinhas receberam na última sexta-feira (23), vários profissionais de saúde durante ação conjunta idealizada pelo CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e que teve parcerias com as demais secretarias do município de Caxias (MA).  Por meio dessa iniciativa, as famílias puderam receber na própria comunidade uma série de atendimentos de saúde preventiva.
       A Prefeitura de Caxias disponibilizou consultas médicas, atendimento odontológico, fisioterapia, vacinação e também foi feita a distribuição de contraceptivos e preservativos pelas equipes da BEMFAM e CTA. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde com auxilio de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses distribuíram panfletos e folhetos explicativos sobre a prevenção de várias doenças, entre elas: Dengue, Malária e Calazar.
     Os procedimentos médicos foram realizados na escola municipal Flora Alves de Andrade. O evento “Saúde do Homem e Planejamento Familiar”, teve participação ainda da Secretaria de Assistência Social, Vigilância Epidemiológica, Meio Ambiente e Educação. Também somaram apoio, a Brigada Florestal do IBAMA e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Facema e de Enfermagem do CESC/UEMA.
Dentre os atendimentos de saúde preventiva, foram ministradas palestras e realizadas aferição de pressão arterial, testagem de Hepatite B, triagem auditiva, anamnésia ocupacional, atendimento médico especializado do trabalho e orientações de planejamento familiar.
     Segundo Michélle Melo, diretora do CEREST, o principal objetivo dessa mobilização foi levar cidadania para os moradores da zona rural. “É a prefeitura trabalhando efetivamente para quem mais precisa. Aqui podemos testemunhar a felicidade das pessoas ao receber todos esses serviços. Com certeza, essa mobilização será estendida a outros locais”, garantiu.
      De acordo com os órgãos envolvidos na ação, um grande número de pessoas buscou os diversos atendimentos naquela localidade. Ao todo foram mais de duas mil pessoas atendidas pelo projeto “Saúde do Trabalhador Rural”.

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS (ASCOM DA PREFEITURA DE CAXIAS)


BARGANHA

      Um dia cheguei a pensar que esta história de partidos políticos estivesse intrinsecamente ligado as ideologias de quem estes abrigavam. Tudo bem, é meio deturpado a ideia, mas o que vemos é que estas siglas só servem como barganha para que os comanda. Não há interesses em mudanças politicas, discussões ideológicas e partidárias. Balela, o que vale mesmo é por quanto eles podem ser vendidos a cada eleição.
     E os representantes destas siglas em Caxias sabem o poder que tem. Criou-se um hábito, talvez instituído pelo próprio grupo que comanda a cidade, de pagar pelos apoios. E os presidentes destas siglas sabem o seu valor. Eles já se preparam para barganhar. Não será no ano que vem que as coligações serão definidas, mas agora. Eles já se preparam para oferecer seus partidos como um pedaço de carne no açougue. Embolsa mais grana quem tiver mais filiados, mais nomes já testados e maior poder de arrebatar eleitores. Às vezes eles nem atentam pelo que barganham. Empregos, subempregos, uma renda de dois dígitos que lhes propiciem prazeres terrenos. No fim das contas não há politica, só politicagem, onde alugar partidos se torna a cada dia um negócio pra lá de rentável.

Vendido

Toma-se como exemplo claro o que aconteceu na última eleição. Um certo chefe de partido que jurava que iria sair candidato a qualquer custo, nos minutos finais, vendeu o partido para HC por alguns mil reais e o final todo mundo já sabe.

Rendendo

Mesmo após a entrega das casas populares do residencial Eugênio Coutinho nuvens negras continuam pairando sobre o projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida. Cercas e até barreiras de terra estão sendo erguidas no entorno do conjunto, para evitar que os oportunistas de plantão adentrem o local que é um grande condomínio popular.

Entendimento

O problema é que moradores vizinhos ao conjunto não estão digerindo muito bem e a iniciativa de proteção. Eles acham que a ação é excludente e que tem prejudicado inclusive o trafego pela área, já que algumas vias que funcionavam há décadas foram interditadas sem qualquer explicação.

Greve

Já dura mais de um mês a greve dos professores do Instituto Federal, Campus de Codó. Os docentes querem melhoria salarial. Para driblara a falta de aulas, alguns alunos estão assistindo aula como ouvintes em outras unidades de ensino.