Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROJETO DE DOUTORA CAXIENSE RECEBE APOIO GOVERNO DO ESTADO

DOUTORA JOSEANE MAIA

    Como prática pedagógica de democratizar e socializar os conhecimentos por meio da literatura, está em fase de implementação o projeto Guardiães da Leitura. O projeto pioneiro é uma iniciativa dos professores Joseane Maia e Luís Faustino da Silva, da Unidade Regional de Educação (URE) de Caxias e conta com o estímulo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). "Precisamos de projetos inovadores como este, que representam a descoberta de novos talentos na rede estadual de ensino", destacou a secretária Olga Simão.
      O projeto de vanguarda Guardiães da Leitura, apresentado está semana à secretária Olga Simão, tem como finalidade otimizar os espaços das salas de leitura e bibliotecas das escolas da rede estadual nos três turnos de funcionamento. Joseane Maia, autora do projeto, disse que o objetivo é divulgar a importância do livro e incentivar a leitura no desenvolvimento humano e científico de professores, crianças e jovens.
     Ela disse, ainda, que o projeto se constitui em uma estratégia de funcionamento das salas de leituras e bibliotecas da rede estadual de ensino. Inicialmente, o projeto começou a funcionar no Centro de Ensino Inácio Passarinho. Posteriormente, foi implantado nos centros Cônego Aderson, Clóvis Vidigal, Eugênio Barros e Santos Dumont, todos da URE de Caxias.
A experiência pioneira e exitosa também foi implantada em escolas de Coelho Neto e Teresina (PI), atendendo ao convite dos gestores das unidades de ensino desses municípios. "Este projeto dinamiza o acesso à sala de leitura ao público, tendo como foco os jovens", comemorou o gestor da URE Caxias, Luís Faustino da Silva.
   Joseane Maia explicou que para implantar o projeto em Caxias foram selecionados 75 alunos de ensino médio, que participaram de oficinas de leitura para capacitação e orientação, além de encontros para a socialização das experiências vivenciadas.
   Os alunos atuam como cooperadores das escolas em contraturnos, incluindo salas de leitura. A meta, agora, diz Joseane Maia, é expandir esta experiência de sucesso para outras escolas da rede estadual de ensino.

FINAL DE SEMANA VIOLENTO EM CAXIAS

      Acidentes,assassinatos, tentativas de homicídios e dezenas de casos de violência doméstica foram algumas das ocorrências registradas no final de semana em Caxias, considerado um dos mais violentos dos últimos meses.  O trabalho das policias Militar e Civil começou ainda na sexta-feira quando a estudante do curso de Pedagogia da Facema, que residia na cidade Coelho Neto, Vanessa da Silva Almeida foi atropelada quando saia de uma lanchonete próxima a instituição de ensino e foi brutalmente atropelada por uma moto conduzida por um jovem chamado Rener da Cohab, que teve ferimentos e foi conduzido ao Hospital Geral. A jovem faleceu no local. 
       O segundo caso aconteceu na Rua Presidente Kennedy, no Bairro Castelo Branco, onde dois jovens foram baleados. Conforme testemunhas as vítimas estavam andando de bicicleta naquelas mediações quando um piloto, ainda não identificado, conduzindo uma moto Honda Pop, de cor vermelha, perseguiu os mesmos e conseguiu os balear. Uma das vítimas conhecida por populares como Hiago, do Bairro João Viana, tentou se refugiar em uma residência, mas foi morto ainda na porta. A segunda vítima baleada foi conduzida para o Hospital Geral em estado grave.
     O Grupo de Operações Especiais (GOE) conduziu três elementos envolvidos em tiroteio na noite deste domingo (5) para o 1º DP de Caxias. O fato aconteceu por volta das 19h20 na Rua Santa Inês, no Bairro Vila Lobão, que segundo o GOE foi resultante de uma rixa entre os envolvidos.
    Balbino de Oliveira Silva, de 35 anos, foi atingido por uma arma de fogo na altura da coxa e Pedro Mendes dos Santos, de 56 anos, recebeu um tiro na região do tórax e outro de raspão na cabeça. Segundo testemunhas os disparos foram efetuados por João da Silva Sousa, vulgo Neto, de 39 anos, e o mesmo estava com vários cortes de faca produzidos por Pedro Mendes.
Pedro Mendes foi levado em estado grave para o Hospital Geral e ficou internado para a realização de uma cirurgia. Os outros elementos foram entregues a delegacia para a averiguação.






     
COM FOTOS E INFORMAÇÕES DO PORTAL NOCA

FALTA SEGURANÇA NA PORTA DAS ESCOLAS CAXIENSES


     Todos os dias centenas de crianças caxienses correm o risco de serem atropeladas em Caxias na entrada ou saída das escolas. É que em praticamente todas elas não há qualquer tipo de sinalização nas proximidades como faixa de pedestres ou placas indicando que elas circulam pelo local todos os dias. Alguns pontos mais críticos, como o trecho que liga a Rua Benedito Leite, Praça Manoel Gonçalves e Rua Professora Ana Correia estão localizadas pelo menos quatro escolas, duas são particulares e duas são públicas, a menos de dez metros uma da outra e na frente de nenhuma delas há qualquer tipo de sinalização.
       Chegar em segurança até a sala de aula é a tarefa que a estudante Andressa Bezerra, 13 anos, tenta fazer todos os dias para assistir aulas na escola da rede estadual Duque de Caxias onde cursa a sétima série. Ela afirma que o risco maior que tanto ela quanto os colegas correm de serem atropelados pelos condutores apressados é antes de entrarem na escola.
       “Fica cheio de carro e moto passando tudo apressado a gente tem que tomar todo o cuidado porque as vezes eles não respeitam a gente não”, afirma a estudante.
       E da falta de respeito dos motoristas é o que também reclama o pai de aluno Edson Augusto Lima, ele que é pai de duas crianças uma de quatro e outra de sete anos, explica que deixa os filhos na escola de motocicleta e mesmo assim ele afirma que não se sente seguro.
        “Quando eu ou minha mulher viemos deixar nossos filhos na escola a gente deixa a moto estacionada no outro lado da rua porque pra chegar na escola é muito complicado. Mesmo a assim a gente corre perigo o pessoal parece que está sempre apressado e é porque eles também vem deixar os filhos mais aqui é uma loucura”, justifica.
        Loucura no trânsito acontece também próximo as escolas situadas no Centro da cidade, mas por lá a situação é um pouco diferente até porque na frente delas o Departamento Municipal de Trânsito pintou faixas de pedestres e os guardas municipais costumam ficar no horário da saída controlando o trânsito na frente destas escolas o que não acontece nas demais.
       Diversas escolas já enviaram oficio ao Departamento Municipal de Trânsito solicitando pelo menos a pintura de faixa de pedestres na porta das unidades de ensino. A tentativa é de que pelo menos isso sirva como um paliativo para coibir a falta de educação no trânsito que alguns pais mesmo assumem que existe entre eles.
      “Tem pai que parece que já sai estressado mete a mão na buzina não respeita as próprias crianças como se eles não tivessem filhos na escola também. Aqui tem que se ter muita paciência porque as vezes eles demoram a sair da escola e a gente tem que saber respeitar todo mundo, quem tem e principalmente quem não tem carro, que anda pela rua a pé”, justifica a mãe de aluno Ana Helena Ferreira. 

NEM FERRO,NEM FOGO

    O prefeito de Caxias tem rezado para todos os santos, se é que ele faz isso de vez em quando, para tentar conseguir formar um grupo de partidos consistentes para a próxima eleição, na qual pretende lançar o sobrinho Leonardo Coutinho. Desta vez HC quer o PP, já que não conseguiu ter sucesso ao tentar tomar o controle do PDT no município das mãos do vereador Helton Mesquita.
    Em Caxias o PP é controlado pelo empresário, e ex-prefeito, Hélio Queiroz. Ele já foi aliado de HC já o apoiou em eleições anteriores, mas assim como muitos após interesses contrariados mudou de lado, até porque o Queiroz não precisa é da grana de Humberto. Ele é rico e possui muitos empreendimentos em Caxias. Mas os dois não se tratam a ferro e fogo.           Há bem pouco tempo Coutinho fez uma visita cortês a HQ que estava acamado. Talvez tenha começado aí o namoro para obter também o controle do PP.
     Como no meio do caminho sempre há uma pedra, no de HC é sempre uma pedreira, esta se chama Roseana Sarney. É que por aqui Hélio Queiroz é roseanista e não vai entregar a sigla de mão beijada para HC.

Vereadores
Pelo visto HC não está contando sequer com a anuência dos vereadores que comandam algumas siglas locais e lhe são fiel após assinar um cheque e muito menos de outros partidos comprados por ele na última eleição.  

Tempo
É que ele vai precisar de muito tempo de tevê para mostrar a população que o desconhecido Leonardo Coutinho é o homem certo para administrar Caxias. Um feito que irá superar até mesmo o de Lula, já que LC não possui sequer cargo público em Caxias.  

ONG                  
a ANLUCC – Amigos na Luta Contra o Câncer, saíram às ruas nesta semana em caminhada pela vida, reivindicando que a pactuação entre o Maranhão e o Piauí solicitando o cumprimento dos termos da PPI – Pactuação Programada Integrada assinada entre os dois estados.

Luta

Os Amigos na Luta Contra o Câncer, é uma ONG (Organização não governamental) criada há três meses e essa foi uma das bandeiras abraçadas para iniciar o trabalho em defesa das pessoas acometidas por câncer.