Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESTUDANTES COBRAM MELHORIA EM ESCOLA ESTADUAL

Os alunos da escola estadual Cônego Aderson Guimarães Júnior estão preparando uma pauta de reivindicação para o Governo do Estado. Segundo os alunos está praticamente inviável estudar na unidade de ensino, que fica localizada na Rua Araão Reis, Morro do Alecrim, pela falta de conforto do prédio.
       Além das carteiras inadequadas os estudantes reclamam do calor excessivo do prédio, principalmente no turno vespertino. A escola também precisa de reformas no pátio e de uma quadra adequada para a prática de esporte. “A gente quer estudar, mas desse jeito é muito ruim pra gente, porque aqui na escola não conforto de nada. A gente vai fazer um abaixo assinado com todos os alunos porque a gente vai cobrar do governo um prédio novo”, alega a estudante Juliana da Silva.
      Segundo os alunos as melhorias já foram cobradas a direção da escola, mas esta alegou que não pode fazer nenhuma melhoria no prédio da unidade de ensino porque o mesmo é alugado. O prédio da escola que funciona desde a década de 90 é de propriedade da Diocese de Caxias, mas o problema é que em algumas salas de aula os ventiladores não estão sequer funcionando o que tem de fato prejudicado o rendimento escolar dos alunos da escola de ensino médio. Como a direção não se propõe fazer reformas ou melhorar as instalações da unidade de ensino porque o prédio é alugado, o que também seria inviável, os estudantes querem uma escola nova.
      “A gente quer mesmo é uma escola nova, esta que a gente está não é nossa e eu acho que a gente merece estudar numa escola boa”, explica o estudante Francisco dos Santos.
Melhorias-     Os problemas estruturais da Escola Cônego Aderson Guimarães Júnior se assemelham aos mesmos enfrentados há alguns anos pela vizinha escola Inácio Passarinho, que também se dedica ao ensino médio. Durante anos os alunos do Inácio reivindicaram uma reforma que só veio à bem pouco tempo.
        O prédio onde a escola está abrigada apesar de ser alugado possui uma boa infraestrutura, mais de dez salas de aulas amplas, banheiros, pátio e salas para professores e para a direção. Há algumas décadas passadas o prédio abrigou uma tradicional escola de Caxias, o Colégio Diocesano dirigido por padres caxienses.    
                                                                       

CEMITÉRIOS SÃO INSEGUROS EM CAXIAS

A insegurança é motivo de reclamação para quem vai aos cemitérios da cidade. Além disso, os moradores ainda reclamam da falta de limpeza nos cemitérios. A qualquer hora do dia, os ladrões roubam grades e adornos dos túmulos.
         Os túmulos foram construídos desordenadamente o que torna ainda pior o aspecto. Lixo e mato por entre as sepulturas. Algumas com a estrutura muito desgastada pela ação do tempo. Em pelo menos dois cemitérios de Caxias a situação é igual e desagrada quem precisa fazer visitas aos túmulos dos parentes. Quem freqüenta os cemitérios de Caxias não reclama apenas da falta de limpeza. O que preocupa também é a falta de segurança. O aposentado Raimundo Bispo de Araújo conta que grades e cruzes são alvos prediletos dos ladrões que não escolhem horário para entrar nos cemitérios.
       “Aqui eles entram a qualquer hora do dia, invadem quebram, roubam as peças e isso é muito ruim porque a gente não tem nem segurança para velar quem já morreu, é uma falta de respeito”, afirma o aposentado.
      Sujeira e insegurança se refletem principalmente em cemitérios da periferia. No bairro Bacuri, por exemplo, no cemitério municipal não é possível sequer discernir o que é mato e o que tumulo, visto que todos eles estão cobertos pelo mato.
        “A Prefeitura só faz a limpeza uma vez por ano, só quando está perto dia de Finados e pronto. Se a gente não limpa, a gente não entra pra fazer visita não”, menciona a dona de casa Adelaide da Silva.
       No Centro da cidade a direção do cemitério de São Benedito, criado no século XIIIV e privado, uma atitude radical foi tomada. A mureta do cemitério se transformou em um muro alto para evitar que os vândalos adentrem o local e promovam atos de violência dentro do cemitério.
      Segundo a Secretaria de Limpeza Pública, o início dos trabalhos de limpeza e pintura dos cemitérios, realizado todos os anos, está previsto para começar na segunda quinzena deste mês. A Polícia Militar informou que a segurança do local é de responsabilidade da Guarda Municipal.

O FATOR PM

É para fazer a situação tremer. Com os direitos políticos agora recuperados Paulo Marinho vem aí. E Ele não vem para brincadeira e muito menos para levar no braço e no gogó a candidatura do filho Paulo Marinho Jr. a Prefeitura de Caxias e quem pensar assim pode estar equivocado. É obvio que falta a PM Jr. muito mais do que experiência política, lhe falta à experiência da luta. PM pai é calejado e experiente neste ramo, será uma luta dele contra ele mesmo.
Ideologista, inteligente, articulado e bom de papo PM sabe, só não reconhece, que perdeu o poder em Caxias por sua própria culpa e convencer o povo de que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”, será o principal mote de uma possível campanha eleitoral que se desenha rumo a 2012.
Lhe falta ainda os aliados. Apesar de contar com a benevolência sarneyzista na cidade são muitos o lideres que já lhe viraram as costas, justamente por conhecer o seu temperamento e a sua forma de repartir o bolo. É esperar para ver a próxima tacada de PM.
Números
Catulé, Ironaldo Alencar e Fábio Gentil tanto articularam que conseguiram fechar: A Câmara Municipal de Caxias não aumentará o seu número de vereadores, que poderia chegar a 19. Permanecerá apenas as 12 vagas já existentes.
Medo                                               
No fundo foi só medo dos legisladores de perder o poder e o dinheiro envolvido nele. Mas isso também contribui para uma caça aos votos mais acirradas, pois a previsão é de que seja contabilizado em Caxias mais de 150 vereadores.
Especulações
Esse número por enquanto é apenas uma especulação, mas o mais evidente é que aconteça o que já vem sendo costurado na surdina, onde pré-candidatos abdicariam de suas próprias candidaturas para trabalhar na campanha de nomes mais fortes do partido e a benesse, todo mundo já sabe o que será.
Empregos
Como Leonardo é Humberto e vice-versa, caso seja eleito como será que o novo prefeitinho fará para dar emprego a tanta gente que tem se articulado para sair candidato a vereador só esperando pelo que vai acontecer depois que as urnas forem abertas?



CARRACOS E JUSTICEIROS

Ainda leio meus livros. Gosto de sentir o cheiro e tocar o papel, mas confesso que tenho dividido essa leitura com o que rola pela internet, como ficar aquém dessa mídia? Impossível. Às vezes fico assustada com o que leio. Há carrascos e justiceiros no mundo on-line e eles são cruéis. Religião, sexo e politica sãos os temas mais polêmicos é obvio, mas quem expressa suas opiniões nem percebe o quão cruel pode ser naquilo que escreve. Se antes era a tevê que fazia um assunto ecoar e tomar uma proporção descomunal, hoje quem faz isso é a net.
E as opiniões dos leitores é o que mais me assusta. Quase sempre preconceituosos e radicais, digo radical mesmo, daqueles que desejam a morte de quem escreve algo do qual esse internauta discorde. Em nome da liberdade de expressão estamos permitindo que as pessoas ofendam umas as outras. Não é um falso moralismo de minha parte, mas a temeridade de que a internet se transforme em algo danoso para nossa sociedade, sem uma Legislação que a reja. Nela tem sido permitido caluniar, difamar, fazer apologias nazistas, a pedofilia, ao sexo fácil, a impressão é de que na internet se pode tudo. É um mundo sem freio a click da mão. Se há limites para o rádio, para tevê, para os impressos isso também tem que ser válido para a internet. Não podemos aceitar passivamente que as pessoas confundam liberdade com libertinagem.
Susto
Alunos da Escola Municipal Deborah Pereira, localizada no Bairro Volta Redonda estão assustados. É que desde a semana passada um suposto maníaco tem ameaçado as crianças e adolescentes que frequentam a escola. Alguns pais não querem nem mesmo que os filhos voltem a unidade de ensino com medo que eles sejam atacados.
Luz 
Com a chegada da energia elétrica aos povoados a Prefeitura de Timon está intensificando a instalação de iluminação pública em diversas localidades. Nos meses de julho, agosto e setembro foram instalados mais de 500 novos pontos de iluminação na zona rural.
Inácia Vaz
No município de Buriti de Inácia Vaz a Vigilância Sanitária Estadual fechou o posto de saúde da cidade pela falta de condições de funcionamento. A máquina de Raio X do posto está com defeito. As prateleiras estão praticamente vazias, faltando de tudo, até medicamentos básicos.
Educação
Em Coelho Neto a Policia Militar está realizando constantes blitzen para tentar educar condutores de motos e motoristas. Respeitar o Código Brasileiro de Trânsito é algo que não faz parte da rotina de quem possui um veiculo na cidade.