Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

DEU NO GLOBO: TIRIRICA:"COMO NÃO PROMETI NADA, O QUE FIZER É LUCRO"

       Com o slogan “Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, vote em mim que eu te conto”, Tiririca (PR-SP) foi o campeão de votos nas eleições do ano passado e recebeu nas urnas a confiança de mais de um 1 milhão de eleitores . Sete meses após a posse, o humorista aceitou o convite da reportagem do GLOBO para falar sobre o seu dia a dia na Câmara dos Deputados, onde recebe em seu gabinete a visita de fãs e curiosos, além de eleitores.

O humorista responde logo de cara que sabe hoje o que faz um deputado:
- É uma pessoa que trabalha muito e produz pouco – resume.
E tem decorado na ponta da língua que um parlamentar não pode nunca “contratar parentes”. Tiririca reconhece que sua responsabilidade é grande, mas ressalta que não prometeu nada em sua campanha, cujo bordão era “pior que tá não fica”.
- Eu sou um cara muito pé no chão e muito ciente e sei que eu tenho essa responsabilidade, mas não prometi nada a ninguém. Fiz minha campanha toda sem prometer nada, então o que eu fizer é lucro – disse
Ele garante, porém, que se esforça para justificar a quantidade de votos que recebeu nas urnas.
- E eu estou procurando fazer coisas boas para não decepcionar os meus eleitores e nem o povo brasileiro. Eu participo de tudo que eu tenho que participar e que um deputado tem que fazer. Eu nunca faltei a nenhuma comissão, não tenho nenhuma falta – garantiu.
Nos corredores da Câmara, visitantes e colegas pedem para tirar fotos, pegar na mão, abraçar ou ouvir alguma de suas piadas. O que não faltam também são os pedidos de doações, parcerias em festas, entrevistas para trabalhos escolares e ajudas de todos os tipos.
Fotos de personagens decoram gabinete do parlamentar
O gabinete é decorado com fotos de personagens que o artista já interpretou e com os presentes que o deputado ganha de admiradores. De acordo com ele, a ideia foi da esposa. Ele confessa que no início dos trabalhos não sabia como agir e tinha receio de como seria recebido, mas destaca o carinho do povo como ponto positivo do aprendizado.
- O carinho do povo para com a gente, isso é fantástico! Nos três primeiros meses eu não sabia como chegar. Então eu fiquei muito travado. Eu disse: ‘caramba, eu vou chegar e sei lá como eu vou ser recebido’. Depois passou e agora é só correr para o abraço.
Tiririca acredita que tem boa atuação na Câmara. O deputado apresentou três projetos de lei até o mês de junho, antes do recesso parlamentar. Uma das propostas é a criação da Bolsa Alfabetização, no valor de R$ 545, para adultos maiores de 18 anos que estiverem matriculados na rede pública de ensino e que estejam em fase de alfabetização. O problema, segundo ele, é que tudo é muito demorado e a burocracia até o projeto ser aprovado é muito grande.
- Um deputado federal trabalha muito e produz pouco. São 513 deputados comigo, então, são muitas cabeças pensando diferente – comentou.
O deputado destacou ainda a consideração por parte dos colegas, que em respeito a ele passaram a não usar o nome “palhaço” de forma pejorativa.
FONTE: JORNAL O GLOBO.COM

DEBOCHE

     As atitudes do vice-prefeito Júnior Martins só comprova a sua incapacidade politica de assumir ou gerenciar qualquer cargo público em Caxias. E a prova disso veio no desfile de 07 de Setembro. Enquanto passava na frente do palanque armado abrigar as autoridades o protesto feito por professores, pais e alunos contra a atual administração e as irregularidades na educação municipal, Júnior Martins ria, com um ar de deboche, e ainda gesticulava para os manifestantes.
     Definitivamente não precisava. Se a intenção era outra ou o motivo da chacota era outro, que JM ficasse quieto, assim como ficaram as outras autoridades, até mesmo o vereador Catulé que é conhecido por seu pavio curto e rompantes entusiásticos, ficou quieto enquanto passava a manifestação. O fato é que a atitude do vice não pegou bem para quem assistia ao desfile e a oposição que não é boba nem nada, pegou o mote e agora explora o fato a exaustão. Pior para JM, que já está no limbo político, massacrado pelas articulações de HC. A atitude de JM só reflete a sua trajetória politica nos últimos oito anos, ele nunca pensa no amanhã. Com o bolso cheio de dinheiro cospe pra cima e se esquece de que os que hoje fazem manifestação contra a atual administração são os mesmos que um dia o ajudaram a elegê-los.

Graça

Quem também achou graça foi o procurador piauiense e candidato a prefeito Leonardo Coutinho. Ainda haverá aqueles que acharão tudo normal. Mas aqueles que usam o cargo público, ou intencionam usa-los devem estar atentos ao seu próprio comportamento.

Hábitos                                                        

Como preza a boa educação os hábitos de casa nem sempre deve ser levado ao conhecimento público. Respeito aos inimigos faz mesmo, principalmente quando estes são capazes de manipular a opinião público, como já fizeram os educadores há oito anos.

Contra

 Na época a luta era contra o casal Paulo e Márcia Marinho que amargaram meses de greve e não perceberam que municiavam os professores para ajuda-los a catapulta-los do poder.

Grupo

Mesmo tendo dissolvido e dado cargos de confiança aos cabeças daquela época, a essência do movimento permanece viva. Protestar ainda é um direito democrático neste país. Desde que não ofenda a vida privada de cada um, ou que isso implique na destruição de bem públicos ou em violência fisica, as outras formas de protesto são válidas.