Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de junho de 2011

TELEFONE PÚBLICO FUNCIONANDO É CADA VEZ MAIS RARO EM CAXIAS

      Andar por vários metros em busca de um telefone público funcionando já virou rotina para dezenas de caxienses que não possuem outra forma de se comunicar com pessoas que estão distantes. Contatar serviços de urgência e emergência então é um suplicio para quem depende dos telefones públicos, os famosos orelhões.
     A maioria está quebrada. Faltam os monofones ou eles simplesmente não dão qualquer sinal quando o objeto é retirando do gancho. A lavradora Idalina de Jesus Sousa conhece bem essa rotina e com pouco dinheiro que recebe de um beneficio social ela adquiriu um aparelho celular, que custou pouco mais de sessenta reais para acabar com o drama pela procura de um telefone público que esteja funcionando em Caxias. É com o aparelho que ela fala com o filho, que foi cortar cana na região do estado de Mato Grosso.
     “Olha já teve tempo em que eu fiquei mais de um mês sem falar com ele porque não achava um orelhão que prestava. Foi ele que me mandou o dinheiro pra mim comprar o celular. Agora está melhor porque todo domingo a gente se fala”, declara a lavradora.
      Os telefones públicos são quebrados pelos vândalos e não há a quem reclamar quando eles dão defeito. Com tantos aparelhos quebrados, que até então tirava algum lucro da venda dos cartões com créditos para fazer as ligações estão desistindo de vender o produto.
     “A gente tem vendido cada vez mesmo cartões telefônicos. As pessoas quase não procuram mais e eu até estou deixando de vender porque não dá mais lucro como antes não. Além de não ter um aparelho que preste ainda tem a concorrência do celular, cada vez mais barato quase todo mundo já está conseguindo comprar um”, revela a vendedora de cartões, Maria José de Oliveira. 

HEMOMAR FARÁ COLETA DE DOAÇÃO DE SANGUE NA FACEMA NESTA QUINTA-FEIRA

       A unidade do Hemomar de Caxias, localizado no Bairro Campo de Belém, descentralizará suas ações mais uma vez e nesta quinta-feira estará na sede da faculdade particular Facema, localizada na Rua Aarão Reis realizando mais uma coleta de bolsas de sangue. Os trabalhos do Hemomar serão realizados nos turnos da tarde e da noite, periodo em que há aulas do ensino superior na instituição de ensino. 
       Para doar sangue é muito simples, basta que o doador seja maior de idade, tenha mais de 50kg e se já for doador, no caso dos homens, ter feito a última doação há mais de 60 dias e no caso das mulheres há mais de 90 dias. Antes o doador passará por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:Tipagem sangüínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;Teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II; Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

IGUAL PARA TODOS

       Final de semana mais de oito horas da noite. Nas ruas se instalam blitzen e o medo. Medo de ser abordado e ter o veiculo apreendido pela policia. Medo de ser atropelado por um condutor inconsequente. As brincadeiras no trânsito estão ficando sérias demais e é na tentativa de coibir as gracinhas que a policia vai pra rua. A abordagem às vezes é critica. Policial se joga em cima de moto, enquanto outros que circulam sem capacete passam livremente pelas barreiras e ainda debocham da cara da policia.
    Foi assim na madrugada de sábado na Avenida Volta Redonda, bem próximo ao clube Marilia Eventos. Eu estava lá. Ninguém me contou. Conferi in loco como é feita a abordagem da policia. Passei duas horas parada observando como a saga acontece. Condutores desesperados implorando perdão pela infração, policiais exaltados. Uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento. Não sou contra a blitzen, pelo contrário, é preciso colocar mesmo ordem nessa bagunça na qual se transformou o trânsito caxiense, mas o rigor tem que ser igual para todas as pessoas.
    Se por despreparo ou arrogância, não me interessam os motivos, mas o que eu presenciei foi uma ação onde os abordados escolhidos a esmo, só tinham a péssima sorte de cair na blitzen, porque o rigor da lei mesmo era para uma minoria.

Carros
O mais engraçado é que dezenas de menores dirigiam carros, sabe se lá com o que dentro do seu interior, em alta velocidade e com certeza sem habilitação sem serem incomodados. Que lei é essa onde para os organizadores da blitzen só incomoda quem trafega de motocicleta?

Estrutura
Irritação, falta de estrutura e preparo. Nossos policiais também são penalizados. Se alguém precisa zelar por nós, alguém também precisa olhar por eles. Profissional preparado e bem remunerado costuma trabalhar com isenção.

Tá preta
A situação está preta para a prefeita de Timon Socorro Waquim. Depois de ter o mandato cassado por improbidade administrativa, ela recorre no cargo, os professores da rede municipal decretaram greve. Eles reivindicam melhoria salarial. O piso da categoria é de apenas um salário mínimo para jornada de 20 horas semanais.

Amenizar
Para tentar amenizar a situação somente ontem a Prefeitura de Timon concluiu o pagamento dos servidores contratados referente a fevereiro de 2011. Por lá o atraso salarial já virou rotina entre os servidores do município.