Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

NOVAS VITORIAS

Os estudantes do curso de Medicina do Centro de Estudos Superiores de Caxias não escondem de ninguém o contentamento de terem sido contemplados com a nota 4 na prova do Enade. E não é para menos. Todos os dias tanto eles quanto os professores derrubam barreiras e enfrentam as adversidades de manter em funcionamento um curso ainda considerado novo e pioneiro.
São estes alunos e professores também, que enfrentam o preconceito advindo de várias pessoas que olham torto para um curso desse porte enraizado em uma faculdade no interior do Maranhão. Mas eles estão aí para mostrar que são bons e que estão chegando no mercado de trabalho bem qualificados.
Qualificação esta que é resultado, sobretudo, da qualidade dos seus educadores, do empenho dos estudantes e principalmente de uma vantagem que eles possuem, o de poderem freqüentar ainda nos primeiros semestres do curso os hospitais e postos de saúde da rede pública de Caxias. Com certeza vendo de perto os casos que enfrentarão quando estiverem no mercado de trabalho, faz toda a diferença na qualificação desses estudantes. Que venham novas vitórias.
ESTUDANTES
Só para esclarecer, esses alunos não estão nos hospitais para medicar ou clinicar, mas como estudantes. Junto com outros médicos vendo in loco os casos que chegam a rede pública de saúde aprendendo até que o Hospital Universitário, já prometido aos estudantes, fique pronto.
INCENDIO
Duas casas foram incendiadas na noite de terça-feira no Bairro Teso Duro. A cobertura de palha contribuiu para que o teto das casas queimasse mais rapidamente. O Corpo de Bombeiros foi chamado mas, não conseguiu chegar a tempo de ajudar as famílias. Todos os móveis foram queimados e apesar da tragédia nenhum morador ficou ferido.
CONFERÊNCIA
Já foi realizada em Caxias a VI Conferência Municipal dos Direitos dos Adolescentes. O encontro aconteceu na Escola Municipal Lourdes Feitosa. Foram eleitos os delegados titulares e substitutos que irão representar Caxias na conferência estadual que será realizada em São Luís.
FANFARRA
Professores e participantes do projeto Mais Educação desenvolvido nas escolas da rede municipal se apresentaram esta semana na Praça Cândido Mendes para mostrar os resultados do projetos através das fanfarras que estão sendo criadas entre os alunos da instituição de ensino encaixadas no Mais Educação.

ENCONTRO DEBATE OCORRÊNCIA DE QUEIMADAS

       A ocorrência de queimadas nesta época do ano no Maranhão preocupa ambientalistas e as autoridades. O assunto foi debatido num encontro promovido em Caxias pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Ibama.
      O Maranhão foi o segundo Estado do Nordeste que apresentou o maior número de focos de queimada até o fim de 2010, ficando atrás apenas da Bahia. Nos meses de setembro a dezembro, a situação piora, ainda mais com a diminuição das chuvas e o aumento de calor.
E é exatamente no período de seca, que maior empresa de geração e transmissão de energia do país, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que atende os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará passa por situações difíceis.
     Para mudar essa realidade, a empresa promoveu, em Caxias, o I Encontro de Professores das Comunidades dos Municípios do Maranhão interceptados pelas linhas de transmissão eixo Presidente Dutra/Teresina, que teve como tema: “O fogo não respeita ninguém - Não faça queimadas”, e teve como público-alvo o professor.


FONTE: IMIRANTE.COM

BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES ESTÃO EM GREVE NO MARANHÃO

         Policiais militares e bombeiros decidiram, na noite desta quarta-feira (23), em assembleia geral, por uma paralisação da categoria no Maranhão. O grupo reivindica melhores condições de trabalho, reestruturação do plano de carreiras e um reajuste de cerca de 30%, e deve permanecer em greve por tempo indeterminado.
Neste momento, alguns manifestantes fazem carreatas pela capital. Eles estão em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Maranhão, onde pretendem ficar até o governo iniciar as negociações.

Força Nacional de Segurança Pública em São Luís

Um batalhão da Força Nacional já está em São Luís para garantir a segurança da população. A tropa chegou acompanhada do diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), major Alexandro Augusto Aragon. O batalhão da Força Nacional é formado por homens de todos os Estados da Federação, fato que simboliza o pacto federativo.

FONTE: IMIRANTE.COM

AMANHÃ ACONTECE ACMAPNHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM CAXIAS

        A ong Sociedade de Combate ao Câncer do Leste Maranhense - Oncovida, juntamente com outros órgãos públicos e privados do município de Caxias, estará realizando nesta sexta-feira (25), uma grande Campanha de doação de sangue. A Campanha faz parte do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado nesta data em todo o país.
      A Campanha acontecerá no prédio dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), situada no centro da cidade, ao lado da Fundação Humberto Coutinho, no período das 9h da manhã às 19h.
     "Será uma festa pela vida, pois neste momento existe alguém no hospital precisando do seu sangue para continuar vivendo, não espere alguém da sua família ou um amigo ficar doente ou precisar de sangue para continuar vivendo, seja consciente a essa causa, pois apenas com uma única bolsa de sangue você ajuda a salvar a vida de até quatro pessoas. Cumpra seu papel como verdadeiro cidadão caxiense, ajude a salvar vidas", ressalta o enfermeiro Tiago Marques.
Na ocasião, será ofertada uma mesa farta de alimentos, com bolos, sucos e frutas, para os doadores saborearem antes da doação. No ato da doação, o voluntário ganhará uma camiseta padronizada da Campanha, além de está participando também do sorteio de diversos brindes.

Requisitos para doação de sangue:
> Ter entre 16 a 68 anos de idade;
> Pesar a partir de 50 kg;
> Estar em boas condições de saúde;
> Dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a Campanha;
> Não fumar 2 horas antes e depois da doação;
> Não tenha ingerido bebida alcoólica no intervalo de 12 horas antes da doação;
> Levar um documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).

FONTE: JORNALISTA JOÃO LOPES(PORTAL NOCA)