Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SEM PARTIDO


Parece que o sonho do empresário Pedro Amorim em concorrer nas eleições de 2012 como candidato a prefeito naufragou mais uma vez. Pedro Amorim está sem partido. É que o PP, cujo comando lhe tinha sido entregue pelo chefe da sigla no estado Waldir Maranhão foi estranhamente entregue a Humberto Coutinho, sem qualquer explicação.
PA já ensaiou um namoro com o PEN, que também não deu certo, mas ele garante que não irá desistir, mesmo sem partido. Em Caxias tem sido assim. Com o prazo do TSE para o registro de filiados aos interessados em concorrer às eleições em 2012 findando, a troca e compra de sigla segue a todo vapor na cidade, mas isso é um assunto que rende outra conversa.
Procurar partidos que não são vendáveis é uma das alternativas das intenções do candidato. Radicalizar se for preciso junto aos partidos de esquerda, os poucos, que até agora não acenaram com os grupos que em todas as eleições polarizam a disputa pelo poder.
Sorteio
Domingo, dia 28 de agosto, está marcado mais um sorteio dos endereços para aqueles que irão residir no residencial do projeto Minha Casa, Minha Vida. O sorteio será realizado no Ginásio de Esportes do Centro.
Mudança
Ainda não tem data definida é a mudança dos novos habitantes do residencial que possui duas mil casas. Apesar de mil famílias já terem assinado o contrato e conhecido o endereço de onde irão morar as chaves ainda não foram entregues.
Inauguração
Aliás, este é um dos conjuntos mais inaugurados na história de Caxias. Toda autoridade que chega a Caxias Humberto Coutinho leva até o conjunto para uma visita.
Dino
O último a passar por lá, há poucos dias, foi o presidente da Embratur Flávio Dino. Mas uma vez o conjunto foi inaugurado. Deve ser por isso que ninguém mudou ainda. Deve haver muitas festas de inauguração programada antes das eleições.

FALTA DE INFRAESTRUTURA EM ESCOLA DE CAXIAS


        No povoado Canoas, zona rural de Caxias, a Unidade Escolar Municipal São Francisco não recebe nenhum tipo de reparo há mais de oito anos. Quem chega a unidade de ensino até se surpreende com as condições da escola, quando comparada a muitas outras em péssimo estado localizado na zona rural de Caxias. Mas a boa aparência da unidade de ensino, frequentada por mais de trinta crianças, é apenas do lado de fora.
      O chão da sala de aula está cheio de buracos. O telhado está danificado e boa parte da madeira foi corroída pelos cupins. Em algumas partes faltam pedaços de ripa e até mesmo de telhas. A situação coloca em risco a vida dos estudantes, que podem ser surpreendidos pela queda de alguma parte do telhado a qualquer momento. Mesmo com os riscos eles não deixam de ir a escola.
       “A gente fica com medo, mas não deixa de vir pro colégio porque e bom estudar”, afirma o aluno José Batista. E os pais dos estudantes, mesmo com a baixa escolaridade, são os primeiros a incentivar os filhos a não deixarem de estudar, mesmo com a precariedade da unidade de ensino. Foram eles que denunciaram a situação da escola municipal. Na opinião do lavrador Francisco da Costa a escola precisa de reforma com urgência para que os alunos deixem de correr risco de acidentes enquanto assistem aulas.
       “Eles tem que fazer alguma coisa não pode ficar desse jeito não. É um absurdo porque os alunos é que são os prejudicados. Eu acho que tem que resolver esse negócio da professora também, porque ela só aparece aqui quando quer. Falta muito e quem fica no prejuízo são os alunos”, reclama o morador da localidade.
       Na escola não está danificada apenas o telhado. Há infiltrações nas paredes. Os poucos livros são empilhados em três carteiras quebradas. Nos banheiros erguidos ao lado da escola não há vaso sanitário e os estudantes fazem suas necessidades em no buraco da fossa, correndo o risco de caírem lá dentro. Os pais reclamam que na escola não há merenda escolar.
        “Vixe merenda pra eles é uma coisa que não tem, até porque se tivesse nem teria quem fizesse porque a escola não tem nem merendeira”, argumenta a mãe de aluno, Francisca dos Anjos.
                                                     

CAXIENSE PARTICIPARÁ DE PROGRAMA DA REDE GLOBO

     O caxiense José Wilson da Silva é um felizardo. Ele foi sorteado para participar do programa da rede Globo Caldeirão do Huck. O próprio apresentador do programa e sua produção estiveram na manhã de hoje em Caxias fazendo as primeiras gravações. José Wilson reside no Bairro Mutirão Q-02 Casa 91 e mandou uma carta para participar do quadro Mandando Bem, que ajuda jovens empreendedores. 
    "O Mandando Bem vem para ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos através do empreendedorismo. O programa identifica e auxilia indivíduos que mandam bem em alguma coisa (serviço, produto etc) mas não vivem e sobrevivem em função deste talento. No caso do José Wilson, que tem um estúdio de música, recebemos sua carta e avaliamos como merecida", afirmou a produção.
       Ainda de acordo com a produção, a reportagem com o caxiense será exibida no final do mês de setembro na TV Globo.Quando a reforma do estúdio já estiver concluída Luciano Huck voltará à cidade daqui a 10 dias. No quadro José Wilson terá o seu estúdio musical e a reforma da casa que deve durar quinze dias.  O ganhador irá passar alguns dias em Teresina por conta da produção do programa Caldeirão do Huck e depois seguirá para a Rede Globo no Rio de Janeiro.