Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 3 de julho de 2011

PODER DA COMUNICAÇÃO

Até a explosão das novas tecnologias a máxima citada por Assis Chateaubriand, no século passado, de que “quem quer dizer o que pensa compra um jornal” era a mais pura transcrição da liberdade de imprensa, dita democrática nesse país. Esse tempo já passou e quem quer dizer o que pensa hoje posta tudo num blog, coloca um canal de tevê ou consegue a concessão de uma rádio comunitária. Como a tevê é algo caro e complicado de se adquirir, os políticos com menos poder aquisitivo e, “politico”, se contenta mesmo com uma rádio.
E é adotando esse meio que muitos políticos caxienses tem procurado perpetuar o seu poder e a sua linha de pensamento. É verdade que o conteúdo veiculado nestes meios nem sempre traduzem a realidade, mas a verdade de quem os manipula. Paulo Marinho e Humberto Coutinho são os únicos detentores de canais televisivos e eles sabem o poder da comunicação. A população gosta do embate. Acompanha e vibra com cada polêmica gerada por esses canais e vence no gosto popular quem vai mais fundo nas feridas do opositor. Se depender deles o show vai continuar até as portas da eleição de 2012.

Comunitárias

Alguns vereadores com mandato são proprietários de sinais de rádios comunitárias, que só funcionam assim no nome, de comunitárias não tem nada. O único papel social ao qual se prestam é servir de tribuna para os seus donos desabafarem quando sentem necessidade.

Veiculo

O Conselho Tutelar de Caxias intensificou novamente a sua prestação de serviço com o retorno do veiculo, disponibilizado pelo município, para a fiscalização feita pela instituição. O carro estava em manutenção para a troca de pneus e outros reparos que durou mais de quinze dias.

Escola I

Alunos que residem no município de Aldeias Altas e estudam na Escola Estadual Teófilo Dias reclamam que está há mais de seis meses sem professores das disciplinas de Geografia, Sociologia e Filosofia.

Escola II

Foram os estudantes que fizeram a denúncia. A escola que possui uma boa estrutura física necessita também de carteiras escolas. As existentes na unidade de ensino ou estão quebradas ou defasadas. São aquelas em madeira com o braço muito estreito para que os estudantes possam colocar seu material.