Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

TUDO PRONTO PARA A PROCISSÃO DO FOGARÉU 2011

     

       Quando as luzas das ruas do Centro Histórico de Caxias forem apagadas e o clarim soar no silêncio da noite é o sinal que a Procissão do Fogaréu já estará tomando as ruas de Caxias com suas tochas. A cerimônia será realizada no dia 20 de abril, na Quarta-Feira Santa e já é a terceira maior do país, ficando atrás apenas das mais antigas realizadas em Goiás Velho-Go e Oeiras-Pi.
        A expectativa de público participante é de vinte mil pessoas e tantas presenças se dão pelo diferencial da procissão, que antes, a partir das 20 horas prepara um espetáculo teatral de duas horas de duração com atores locais, mostrando passagens importantes da vida de Jesus. Dentre as cenas novas que serão apresentadas este ano estão algumas passagens dos milagres de Cristo.
     Richter Wenzel Bezerra diretor do espetáculo e um dos coordenadores da Procissão do Fogaréu afiram que já está quase tudo pronto e que durante este final de semana a equipe se reúne em regime de mutirão apenas para concluir a confecção de alguns adereços como mascaras e espadas usadas pelos soldados.
       “Já está tudo bem adiantado e nada ficará para ultima hora o que poderia atrasar a apresentação. Estipulamos um cronograma e conseguimos cumpri-lo”, adianta o diretor.
        A procissão do Fogaréu em Caxias se diferencia de todas as outras realizadas pelo país, porque na cidade, além dos Farricocos que seguem encapuzados pelas ruas da cidade com tochas nas mãos, há as encenações teatrais, o que não acontece em nenhuma outra procissão do Fogaréu realizada pelo Brasil, nem mesmo em Goiás Velho, onde há mais antiga e tradicional procissão do Fogaréu do Brasil, realizada há mais de duzentos anos.
        No adro da Igreja Catedral acontece a acolhida dos romeiros com o sermão do bispo de Caxias. Logo em seguida é encenado o primeiro ato da procissão: Apresentação de Jesus no Templo, Batismo de Jesus, Entrada Triunfal em Jerusalém, Última Ceia, Tentação de Jesus no Horto das Oliveiras, A Venda de Jesus por Judas. Em seguida começa a procissão por catorze ruas de Caxias, com um percurso total de 4,5km.
      Nesses locais a iluminação das ruas é desligada, para dar maior dramaticidade a procissão. Durante o percurso, as 22h45 da noite está previsto o segundo ato da procissão com a procura de Jesus no local da última ceia em frente a igreja do Rosário, no Santuário do Sorriso acontecerá o Toque do Clarim, prisão de Nosso Senhor Jesus Cristo e sermão do Monsenhor José Mendes já na capela de Nossa Senhora da Assunção acontece o lamento de Verônica, Arrependimento de Judas e mensagem final. A procissão está prevista para ser encerrada às 00h.
       Participam do evento deste ano cerca de oitenta atores. Dezesseis deles encenarão os atos e os demais farão parte da figuração do espetáculo.  A primeira procissão do Fogaréu aconteceu em 2004 com a participação de 80 jovens. Mesmo sob forte chuva o grupo não se intimidou e percorreu as ruas da cidade acompanhada por pouco mais de mil pessoas e neste ano não houve encenações teatrais.
     Em 2005 aconteceu a primeira adaptação do teatro e é este um dos fatores apontados para o sucesso da procissão. Desde então o número de participantes só cresce e somente em 2006 as luzes da cidade começou a ser desligado durante o percurso, o que deu vida e mais emoção a procissão.



ATORES SE PREPARARAM PARA PERSONAGENS

      Marcos Xavier, que fará o papel de Jesus Cristo pelo quarto ano consecutivo, assumiu o compromisso com a encenação. Ele não precisará de peruca ou barba para representar a imagem de Cristo durante a apresentação teatral. É o compromisso de quem quer ver o espetáculo na rua. Sem qualquer formação teatral ele busca na leitura dos textos e nas técnicas repassadas pelos instrutores formados que acompanha o espetáculo, a essência do personagem que exige a maior responsabilidade.
     Encarnar o personagem principal não é fácil, principalmente minutos antes de entrar em cena onde a carga de emoção é maior. “É uma responsabilidade grande, uma emoção que vai tomando conta da gente aos poucos, mas é preciso controlá-la e dar o melhor de si para que a peça saia dentro do que é ensaiado”, afirma
     Apesar de reunir 80 atores e figurantes o número de pessoas envolvidas no dia do espetáculo chega ao dobro disso. É a equipe de apoio que dobra esse número. São operadores de áudio, vendedores de tochas, figurinistas, maquiadores, além da própria população que minutos antes de começar a encenação pode se inscrever para participar como um dos farricoco, pessoa fantasiada que carrega as tochas acesas durante o percurso. O autônomo Wilson Lopes da Silva já participa há mais de dois anos da procissão e não esconde a satisfação em participar do espetáculo.
      “É uma coisa bonita e de muita fé. Quando vim a primeira vez fiquei encantado e agora venho todos os anos e ainda recomendo pra todo mundo que quiser vir aqui assistir”, menciona.
    Quem não participará diretamente e ficará na porta de casa esperando a passagem da procissão também terá uma missão para auxiliar os organizadores do espetáculo.
          “Uma orientação que já estamos divulgando para a população caxiense é que nas ruas do percurso a partir das 22h da quarta-feira não fique estacionado nenhum veículo. O nosso objetivo não é o de apenas manter o brilho da procissão, mas evitar transtornos para esses proprietários durante a passagem de quem acompanha a encenação. Outro detalhe importante são as velas que devem iluminar essas ruas e que precisam ser acesas porque reside nesses locais por onde a procissão vai passar. Quem puder também distribuir água para que os peregrinos possam beber também será bem vindo”, enfatiza Leonardo Barata, um dos organizadores da procissão.

PREPARAÇÃO COMEÇOU HÁ MAIS DE QUATRO MESES

   Quem assiste todos os anos o espetáculo da perseguição de Jesus Cristo pelos Judeus, encenado antes da Procissão do Fogaréu, não imagina a trabalheira que é compor o espetáculo, principalmente porque, com exceção dos atores principais que compõem o elenco, há dezenas de figurantes novos a cada ano e que precisam ensaiar exaustivamente para pegarem o ritmo da apresentação.
     O diretor geral da procissão, Richter Wenzel Bezerra, revela que a cada ano a primeira iniciativa do grupo é se reunir com o bispo diocesano para lhe apresentar toda a concepção do espetáculo e o que se pretende apresentar no adro da Igreja Catedral. A reunião \com Dom Vilsom Basso aconteceu ainda no ano passado e a equipe saiu de lá entusiasmadas porque todas as ideias foram acatadas pelo bispo diocesano.
    “Nossa principal preocupação era com a linguagem bíblica do espetáculo. A nossa intenção não é distorcer, mas deixa-la menos prolixa, pois recebemos públicos de todos os níveis educacionais e quanto mais claros essa linguagem, mais interação com o público conseguimos. Outra coisa é que quando encenamos não alteramos o que aconteceu de fato, mas deixamos a celebração religiosa mais atrativa, porque assim como a igreja a intenção do grupo que trabalha com o teatro é o de também fazer com que através da procissão as pessoas possam estar mais próximas das celebrações religiosas”, explica o diretor.
     Depois de escolhidas às cenas o grupo começa então as gravações de áudio e desenhar os figurinos das novas cenas que são apresentadas todos os anos. É o momento de tomar medidas dos atores e começar a preparação das peças e adereços. Como boa parte dos atores e figurantes trabalha durante o dia, os ensaios são realizados todas as noites e quando o espetáculo se aproxima eles acontecem também nos finais de semana e em ritmo bastante acelerado.