Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOVA IMORTAL SERÁ EMPOSSSADA HOJE NA ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS


     Quando era criança e começou seu gosto pela leitura talvez Joseane Maia não imaginasse que fosse chegar tão longe e que iria valer muito a pena não abandonar o universo da literatura. Mas ela chegou lá. Doutora em Letras pela PUC-São Paulo ela coroa uma carreira de sucesso recebendo uma das maiores honrarias da cultura caxiense, o titulo de imortal da Academia Caxiense de Letras. Joseane Maia foi eleita para a cadeira de n°22 que tem como patronesse a educadora Laura Rosa. Joseane Maia foi eleita com mais de vinte votos, após a vacância do cargo com o falecimento do acadêmico Adailton Medeiros, no ano passado.
           Joseane Maia quase desistiu de fazer parte do quadro de acadêmicos, ela já tinha perdido em uma eleição anterior, e só voltou a concorrer por insistência de outros imortais. A persistência deu certo e na segunda vez ela venceu com folga. Sobre as expectativas para essa nova, e boa fase que se inicia, ela assume um nervosismo. “Uma coisa é eu me sentir integrada a ACL e até registro isso em meu discurso. Mas agora que estou me preparando para participar desse ritual eu estou vendo que é muito diferente. Não é a mesma coisa de eu apenas me sentir integrada. Entre você ser apenas colaboradora e fazer parte da Academia é diferente eu estou percebendo que isso está mexendo com o meu lado emocional. Estou feliz e, sobretudo agradecida. Na verdade eu construí uma trajetória que foi fruto de muitas parcerias, porque ninguém faz nada sozinho”, pondera.
          E não foi mesmo. Joseane Maia não foi apenas uma leitora passiva que se limitou a escrever sobre Literatura. Ela foi além e traz em seu currículo projetos voltados para o incentivo à leitura que fizeram toda a diferença na vida de dezenas de caxienses. Tudo começou ainda na década de 90 com alguns acadêmicos do curso de Letras do CESC/UEMA, onde lecionava. Foi nessa época que ela formou o primeiro grupo de estudos literários.
        O grande divisor de águas, segundo ela, veio com o Proler (Programa de Incentivo a Leitura), implantado em Caxias nesta mesma década. “O Proler de certo modo institucionalizou um trabalho de muita crença individual. No momento em que isso foi incorporado pelo Proler, que é um programa e é ligado a uma instituição isso valorizou e me deu muitas aberturas pra fazer mais e sempre encontrando parceiros para tudo isso”.    
       Foi graças ao seu trabalho que este ano Joseane Maia recebeu a noticia de que seu livro autoria intitulado de “Literatura na Formação de Leitores e Professores” da editora Paulinas, foi escolhido pelo Ministério da Educação para integrar o quadro de obras que serão distribuídas gratuitamente para todas as escolas da rede pública, que possuem ensino de 1° a 4° série de todo o Brasil. Ao contrário de muitos escritores caxienses a produção do livro não foi bancada do bolso da própria escritora, o que valoriza ainda mais a sua conquista.



      Com tantas iniciativas agora Joseane Maia estenderá a sua atuação a projetos que possam envolver os membros da Academia Caxiense de Letras. Cheia de ideias Joseane já sabe que a participação dos acadêmicos será de suma de importância para o seu atual projeto, o Guardiões da Leitura (iniciativa que pretende movimentar as salas de leitura da rede estadual de ensino). A intenção é permitir que os acadêmicos visitem as escolas participantes do projeto e apresentem a sua história de leitura aos estudantes.
      Jacques Inandy Medeiros não esconde o entusiasmo com a posse da mais nova acadêmica para ele o fato de Joseane Maia residir em Caxias já é um ponto favorável para que ela esteja sempre engajada nas ações desenvolvidas pela Academia.
      “É uma pessoa que vem para enaltecer ainda mais a ACL, e tenho a plena convicção de que ela chega somar e não deixar que a Academia perca o seu brilho e a sua imponência”, avalia.
       A grande festa da Academia Caxiense de Letras está marcada para a noite deste sábado, a partir das 19h. Ela é aberta ao público caxiense, que poderá conferir de perto a posse de mais uma imortal. 

TRANQUILIDADE APARENTE

   
Vereador Helton Mesquita
   O presidente da sigla municipal do PDT, o vereador Helton Mesquita, não esconde de ninguém que está tranquilo com relação às articulações do prefeito Humberto Coutinho em lhe tomar o comando do partido na cidade. HC andou mancomunado com o ex-deputado Flávio Dino (PC do B) em  Brasília para conseguir convencer o presidente nacional, o ministro do trabalho Carlos Lupi, que merece o partido em Caxias.

    Helton Mesquita pode até demonstrar uma tranquilidade aparente, mas a situação, pelo menos em sua cabeça, está tão claramente resolvida, que nem se dar ao trabalho de responder as investidas de HC. Convenhamos não é mesmo. O atual prefeito já tem debaixo do braço diversas siglas partidárias. Algumas foram conquistadas por ele, e outras foram vendidas por aqueles que no apagar das luzes da última eleição acharam mais conveniente um salário mensal a um embate nas urnas.

   Mesmo que consiga descartar HM do partido a campanha de 2012 não será tão fácil quanto perece para líder caxiense. Tem muitos planos mirabolantes sendo executados na surdina. O que ameaça a candidatura do sobrinho não é esse ou aquele partido, mas as articulações frágeis que HC cultiva há anos dentro de sua administração.

Recursos
Somente até abril deste ano a Prefeitura de Caxias já recebeu em recursos dos Governos Federal e Estadual o montante de R$ 46.577.533,02 milhões de reais. A maior parte dos recursos, claro, foi destinada para a educação e saúde da rede.

Merenda I
O mais absurdo é que somente para a merenda escolar já chegou ao cofre público, só em 2011, um total de R$ 402.372,00 somente para gastos com a merenda escolas. Em muitas unidades ensino ela não existe, ou simplesmente é oferecida uma alimentação de péssima qualidade.

Merenda II
O cardápio fictício, que atende as exigências do MEC, só existe no papel. Na prática, sempre que o lanche chega às escolas e sedes de projetos sociais, ou é mingau ou é suco com bolacha. Entre os estudantes a reclamação é constante.

Treinamento
Marcado para o dia 21 de mais uma etapa do treinamento dos estudantes que participam do projeto Guardiões da Leitura. Os alunos que tomarão conta das salas de leitura onde estudam receberão capacitação na sede da ACL.