Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FOLHA DE SÃO PAULO DENUNCIA MINISTRO MARANHENSE

         A Assembleia Legislativa do Maranhão paga mensalmente R$ 1.050 para o ministro do Turismo, Pedro Novais, como ressarcimento de gastos com o plano de saúde. Segundo a Assembleia, o ministro tem direito ao valor desde 2005, quando o Legislativo estadual estendeu o benefício –que já era dado a deputados estaduais– também a ex-deputados.    Novais exerceu o cargo de 1979 a 1982. Foi eleito em 1978, pela Arena. Contando apenas a partir de maio de 2010, quando os gastos da Assembleia passaram a ser publicados no Portal da Transparência, o ministro já recebeu R$ 15.750. Depois de ser deputado estadual, Novais foi eleito para cinco mandatos e um período como suplente na Câmara dos Deputados. Este ano, licenciou-se da Câmara para assumir o ministério. Novais exerceu o cargo de 1979 a 1982. Foi eleito em 1978, pela Arena Por meio da assessoria da pasta, o ministro disse que recebe o ressarcimento há quatro anos. Afirmou ainda que, como deputado federal e ministro, não tem direito a plano de saúde. Disse que o benefício é um direito adquirido, do qual não pensa em abrir mão. Novais foi indicado para o Ministério do Turismo pela família Sarney, de quem é aliado, e pela cúpula do PMDB, seu atual partido. Como ex-deputado estadual, Novais é pensionista do Fundo de Pensão Parlamentar, e recebe, desde 2003, pensão parlamentar. O valor pago mensalmente não foi divulgado e é proporcional ao tempo de contribuição para o fundo. Segundo a Assembleia, o pagamento dos benefícios para ex-deputados está previsto em resoluções internas. Uma delas prevê que também poderão ser ressarcidos eventuais gastos emergenciais de saúde, como internações e cirurgias, desde que o ex-deputado solicite. O fundo de pensão dos deputados maranhenses foi criado em 1980, durante o mandato de Novais na Assembleia, e extinto em 2003. A legislação, porém, manteve os direitos adquiridos. Segundo a Assembleia, Novais obteve o benefício ao contribuir para o fundo de pensão mesmo após terminado seu mandato na Casa.

GRUPO EAVA FÊNIX PARTICIPA DE CURSO COM ATOR GLOBAL



      O grupo de teatro EAVA Fênix participou esta semana de uma oficina, realizada nas dependências da Academia Caxiense de Letras, ministrada por Gildo Lustosa. Gildo é diretor de teatro, com pós-graduação em artes cênicas e atualmente, convidado por Léo Niklesis, está ministrando uma oficina de teatro pela Rede Globo em Teresina (PI), onde seis de seus alunos já foram selecionados e fizeram pontas em novelas como "Insensato Coração", "Morde e Assopra" e "Malhação".
         O convite para vir a Caxias partiu da admiração que Gildo teve pelo grupo em sua última apresentação com a peça "Maria, simplesmente Maria" em Teresina, no dia 30 de Julho.
"Ele adorou o espetáculo (contrariando os falsos-críticos de Caxias), achou meu texto maravilhoso, bárbaro (foram essas as palavras) e afirmou o potencial de muitos dos componentes do EAVA fênix. Por isso se ofereceu para vir a Caxias ministrar uma oficina exclusivamente para meu grupo", afirmou a coordenadora do grupo, Erika Almeida.

ESCOLAS DE REFERÊNCIA NA ZONA RURAL SÃO INAUGURADAS


      Foram inauguradas no último dia 13 de agosto pelo prefeito Dr. Humberto Coutinho, duas escolas com padrão do Ministério da Educação, que se tornaram referência no ensino fundamental em Caxias (MA). As comunidades contempladas foram: Vila Arias, na sede do município e povoado Barro Vermelho, 2º Distrito.  A construção das unidades educacionais faz parte da política de reestruturação da rede escolar municipal implantada deste o início da atual gestão, em 2005, período em que já foram construídas, ampliadas e reformadas mais de 1200 escolas.
No bairro Vila Arias, o novo colégio substitui um pequeno galpão pertencente à União de Moradores que alojava os alunos e não reunia mais condições de uso. O velho educandário foi a baixo e no local construído um moderno centro de ensino com tem 6 salas de aula climatizadas, laboratório de informática, biblioteca, setor administrativo, Coordenação Pedagógica, Sala de Professores, Diretoria e Refeitório.
Através de requerimento do vereador Catulé, o colégio ganhou o nome do ex-Vereador Teodomiro Carneiro dos Santos Neto. “Estamos prestigiando um homem que fez história política nesta cidade; um parlamentar de grande atuação na Câmara de vereadores”, disse Catulé ao lembrar também que Teodomiro foi autor de vários projetos e requerimentos no parlamento local, entre eles a solicitação de pavimentação asfáltica ligando o Matadouro Novo até o residencial Sabiá. “Muitos aqui nem mesmo acompanharam a trajetória política de Teodomiro, mas fiquem sabendo que a homenagem é mais do que justa” concluiu.
A Unidade Escolar Municipal Vereador Teodomiro Carneiro dos Santos Neto também possui banheiros adaptados às normas de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências. A unidade de ensino ganhou novos arquivos e armários, bem como 165 carteiras ergométricas. No local são atendidas 330 crianças do ensino fundamental 1, que vai do 1º ao 5º ano, nos turnos manhã e tarde.
A solenidade de Inauguração contou com a presença dos deputados estaduais Drª Cleide Coutinho e Rubens Júnior, o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, secretários, vereadores, representantes de municípios da região e sociedade civil organizada. 
Na zona rural, mais precisamente no povoado Barro Vermelho, no 2º Distrito, a comitiva do prefeito Dr. Humberto Coutinho, foi recepcionada por populares que agradeceram a nova escola da comunidade.
O novo colégio oferecerá ensino de qualidade a 288 alunos da região. Para que isso fosse possível, a Prefeitura de Caxias dotou o colégio com 6 salas de aula, Coordenação Pedagógica, Diretoria, Biblioteca e Laboratório de Informática.
A unidade de ensino do povoado Barro Vermelho ganhou ainda uma área de convivência e setor administrativo. A Prefeitura de Caxias disponibilizou para a unidade de ensino 144 carteiras ergométricas, ventiladores, novos armários e arquivos.
Por indicação do vereador Antonio Ximenes, o colégio do Barro Vermelho passou a se chamar Unidade Escolar Municipal Professora Inez Evangelista Guimarães. A “homenageada, aos 93 anos de idade, esteve presente à solenidade”.
“Estamos diante de uma guerreira, que não mediu esforços para alfabetizar crianças, jovens e adultos desta região. Que dividiu o tempo entre o magistério e a família e para muitos foi mais do que uma professora, sendo uma segunda mãe para todos”, disse a professora Valdênia, neta da homenageada.
“Pelas mãos de dona Inez, muita gente entrou leigo e sai alfabetizado e ela nunca se acomodava com as pequenas coisas, queria muito mais, sonhava com uma ampla escola para a comunidade e o prefeito Dr. Humberto concretizou este sonho”, disse o vereador Ximenes.
O Prefeito Dr. Humberto Coutinho afirmou na ocasião que o colégio do Barro Vermelho é com certeza um das melhores e mais bonito da zona rural e que os investimentos em educação não param por aqui, pois o próximo compromisso é construir uma quadra poliesportiva no espaço físico da escola e inaugurar outras unidades de ensino na região.
O prefeito de Caxias destacou ainda os investimentos no transporte escolar. “Só para esta região, estão disponíveis sete ônibus e nossa intenção e ampliar essa oferta, tanto em veículos, como na qualificação de professores e construção de mais colégios”, concluiu Dr. Humberto Coutinho.

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS

BAIXA TEMPORADA


     Sempre vejo alguns caxienses demonstrarem orgulho de sua terra natal pela essência cultural arraigada nesta cidade, mas sempre num tom saudosista pelos grandes artistas que nos antecederam. Não é que Caxias tenha deixado de ser um celeiro cultural, mas é que há uma impressão de que estamos passando por uma baixa temporada há anos.
    É época de baixos incentivos culturais, de poucas produções artísticas, de pequenos incentivos a cultura como um todo. A iniciativa privada só patrocina shows de forró, nada contra os amantes do ritmo, e a Prefeitura só promove duas festas anuais Carnaval e Festejo Junino e isso só porque pegaria mal não fazê-los. Mas é só. A promoção de atividades culturais na cidade tem se resumido a isso. Só para lembrar até o aniversário de Caxias passou em brancas nuvens sendo celebrado em uma praça por algumas crianças e a escola empenhada em mostrar que valoriza a vida do poeta.. Somos uma cidade carente de incentivo a cultura. Artistas, músicos, poetas e escritores estão espalhados por aí. É uma produção tão tímida que só vai adiante com a cara e coragem de quem as executa.
     Discursos e defesas em prol da cultura de Caxias soam hipócritas. Quem detêm dinheiro para patrocinar a arte como um todo não o faz. Vivemos do saudosismo, porque execução de projetos culturais sem dinheiro é cultura amadora e ela não é bonita em uma cidade com o potencial de Caxias.

Instituições

Até as instituições e grupos culturais da cidade silenciaram. Espero que seja em sinal de protesto. Mas protesto quieto não chega ao conhecimento de ninguém.

Trabalho

A Policia Rodoviária Federal prestou atendimento de saúde a vários caminhoneiros que circularam pela BR 316. Dentre as orientações eles receberam avaliação médica, puderam fazer teste de glicemia, tipagem sanguínea e ainda receberam panfletos informativos.

Peritoró

Já está funcionando nas escolas da rede municipal do município de Peritoró o Troféu  Educação, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Eletrobrás/Eletronorte Em cada escola 8 professores farão parte do Troféu, e cada um deles será responsável pelo monitoramente de 6 alunos, com avaliações periódicas. As atividades serão de conscientização com o desafio de usar a natureza para economizar energia elétrica.

Pesquisa

Em Coelho Neto a base oposicionista ao atual prefeito fará uma pesquisa de opinião para saber quais os nomes preferidos pela população para compor uma chapa consistente nas eleições de 2012. O nome da ex-prefeita Márcia Bacelar ficará de fora da pesquisa. Márcia está encalacadra com Justiça, mas isso não significa que ficará de fora das decisões politicas na cidade.