Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FESTEJO JUNINO NA RETA FINAL


       Termina esta semana, dia 29 de junho, os festejos dos dois principais arraias da cidade o Arraial da Cidade e  o Arraial de Todos. O primeiro promovido pelo Sistema Veneza de Comunicação na Av. Senador Alexandre Costa e o segundo promovido pela Prefeitura no Parque da Cidade. Quem só tem acompanhado as festividades pela tevê vale a pena conferir o andamento das celebrações juninas nos dois arraial porque programação da boa nos próximos dias não irá faltar.



Programação de segunda feira do Arraial da Cidade:

.Quadrilha Os rodados
.Quadrilha Saca tampa
.Quadrilha Qualquer jeito
.Dança portuguesa
.Forró pé de serra

Programação de segunda-feira Arraial do Parque da Cidade

.Quadrilha da Escola Lourdes Feitosa
.Dança da Cana - Escola Marly Sarney
.Boi Mimoso - Escola Marly Sarney
.Quadrilha SACATAMPA
.Quadrilha QUALQUER JEITO
.WASHINGTON BRASILEIRO - SP


MERCADOS DOS BAIRROS CONTINUAM ABANDONADOS

MERCADO DO BAIRRO PONTE

      Um das obras deixadas pelo ex-prefeito Aluízio Lobo na segunda metade do século passado foi a construção de vários mercados localizados em diferentes bairros caxienses. Obras estas que foram ampliadas por seus sucessores, mas que hoje estão desativadas e abandonadas pelo poder público. Há mais de vinte anos esses locais não passam por reforma ou são usados pelo poder público.
       Fechados eles servem como deposito para insetos e ratos, ou para serem depredados pelos vândalos. Em Caxias pelos menos cinco bairros possuem mercados públicos que se encontram em completo estado de abandono. Construídos entre as décadas de 1060 e 1970 além de uma pintura feita uma vez ou outra, esses lugares nunca mais receberam sequer a atenção da atual administração e de ex-prefeitos que já administraram o município.
Quem já trabalhou nesses locais se recorda como os mercados dos bairros faziam sucesso e era uma forma de estar presente na vida da população que não podia se deslocar a todo o momento até o Centro da cidade. A verdureira
 Maria Josefa Vieira, hoje aposentada desse trabalho, se recorda como era o mercado da Cohab quando este foi inaugurado há mais de vinte anos. Ela disse que muitas pessoas trabalhavam nesse local e era um atrativo para os moradores do bairro já que o lugar não vivia apenas da venda de frutas e verduras.
        “Muita gente que estava sem trabalho começou a trabalhar lá. Muita gente que vendia as coisas na porta de casa ou no meio da rua passou a ter um lugar para morar. Depois muitos foram se aposentando o Centro crescendo e o mercado ficando assim desse jeito todo feio e abandonado”, lembra ela.
     Nem todos os pequenos mercados públicos foram abandonados por completo. Alguns tentam resistir à ação do tempo e a falta de freguesia. Boa parte está de portas fechadas e aqueles que ainda abrem funcionam apenas três horas por dia ou apenas uma vez por semana como acontece com o mercado do bairro Seriema que funciona apenas as quintas-feiras. Durante a noite o que prevalece nesses locais é a escuridão e vandalismo.
      

PÓLO DO SESC EM CAXIAS APRESENTA HOJE SONORA BRASIL

       Logo mais a noite, a partir das 19h, acontece no auditório do SESC Caxias a apresentação do projeto Sonora Brasil com o tema "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil".Em Caxias serão apresentadas as "Caixeiras do Divino", que são senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia.
         Criado pelo SESC, em 1998, o Sonora Brasil pela primeira vez, serão apresentados dois temas: ‘Sotaques do Fole’ e ‘Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil. Em 2011, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No próximo ano, procede-se a inversão das apresentações para que os grupos concluam o circuito nacional.      Ao todo serão percorridas 110 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais terão a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo da temática, também em Igrejas. Os grupos apresentam um repertório que contém composições modernas e contemporâneas até a música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.Nesta edição, o Sonora conta com a participação de  8 grupos, sendo 4 deles representando cada tema e com 420 concertos programados.

CADÊ O DINHEIRO?

       Eis aí uma pergunta que não quer calar e que com certeza ficará sem resposta. Ela faz referência as sobras do FUNDEB de 2009 no valor de R$ 3.268.502,40 milhões que estavam na conta aplicação do Banco do Brasil, que corresponde a 4.849 salários base do professor classe A, 20 horas. E ainda outro valor que também diz respeito ao recebimento da complementação de recursos de 2010 repassados pela união em abril de 2011  no valor de R$ 3.766.566, 17, o que corresponde a 5.588 salários base para o professor classe A, 20 horas
     Os professores do município cobra da atual administração eu esta faça o mesmo que já foi feito em outros municípios, que receberam recursos semelhantes. Eles foram repassados para os educadores na forma de gratificação ou décimo quarto salário. Então digo aos educadores caxienses desde já para irem sonhando com isso. O coração de HC não é tão bom assim.
    A atual administração não consegue se quer prestar conta do que recebe ou do que gasta, quanto mais explicar onde foram aplicados os montantes. Uma coisa eu tenho certeza, ele não foi investido em melhorias educacionais.

Problemas

Há mais de dois anos alunos estudam em prédios alugados porque a reforma de suas escolas é interminável, não há distribuição regular da merenda e o piso base de quase todos os contratados para lecionar na rede municipal é de um salário mínimo nos doze meses do ano.

Feriadão

No feriado prolongado a Policia Rodoviária Federal alerta aos motoristas que redobrem os cuidados ao trafegar na BR-316 e nas MA localizadas na região. A fiscalização, como garante o inspetor Ismael Pereira, será redobrada para evitar os acidentes.

Arraial

Acontece hoje e amanhã no 2°Batalhão de Policia Militar mais uma versão do arraial Zé das Botas. As festividades começam a partir das 19h e reunirá as apresentações de atrações locais e de outras cidades. O arraial é aberto para quem quiser conferir as apresentações.

Viva

 A unidade fixa do Viva Cidadão já está em pleno funcionamento em Caxias. Localizado na Rua Antônio Joaquim diversos documentos e serviços estão sendo prestada a população caxiense e de toda a região, que todos os dias lotam o local em busca de atendimentos sociais. 

DISCO ARRANHADO

       A comunidade caxiense será agraciada com mais uma audiência pública sobre segurança, diferente da realizada em abril pela Justiça Estadual local esta será encabeçada pelos vereadores caxienses. O assunto voltará à baila como um disco arranhado.
Muito se discute sobre o assunto em salões nobres. As autoridades argumentam, mostram números, mas na prática nada muda. O aumento da violência em Caxias não é um fator isolado, não é apenas culpa do Governo Estadual ou Municipal. Não é apenas culpa de quem mora na periferia ou do marginal de colarinho branco. A idade do crime é cada vez mais jovem e ninguém quer discutir sobre isso.
       Porque que ninguém propõe uma mobilização para a juventude? Projetos sociais para envolver o jovem da periferia e do centro? Ações culturais, mobilizações religiosas? Se você que mora especificamente em Caxias ainda não prestou atenção, então a partir de agora fique atento e observe as ocorrências policiais. São trintões, quarentões ou até sessentões os mais enquadrados pela policia? São os adultos os mais pegos em blitzen levantando pneus de moto ou dirigindo carros como se fossem donos do mundo? Não. São os jovens caxienses, uma parcela deles é claro, que estão se perdendo para marginalidade e provocando dezenas de situações de insegurança em Caxias.

Audiência                                      

Pouca coisa mudou desde a audiência pública realizada em abril. A ação da Policia Militar nas ruas foi redobrada, mesmo assim no final de semana as ocorrências policiais estão aumentando.

Mudança

Vamos aguardar a audiência sobre o assunto na Câmara, para saber se o nobres vereadores pelo menos cobrarão o fardamento que está em falta para os guardas municipais há mais de um ano.

Responsabilidade

Mesmo não sendo de responsabilidade deles fazer segurança dos cidadãos, são eles que ajudam os policiais militares a manter a ordem principalmente nos eventos públicos.

Segurança

Se interessar os vereadores, eles podem incluir na audiência a cobrança de segurança pública para quem trabalha ou frequenta a Rodoviária Nachor Carvalho. Apesar de ser um bem público do município e de ficar ao lado do quartel da Guarda Municipal, por lá não há ninguém fazendo a segurança