Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS EM FESTA PELOS SEUS 14 ANOS


     Há exatamente quatorze anos em um casarão antigo em frente a Praça Vespasiano Ramos começavam as primeiras reuniões de pensadores e intelectuais discutindo a criação da Academia Caxiense de Letras. Sem espaço próprio essas deliberações aconteciam muito   mais pela vontade de consolidar e valorizar a cultura caxiense, do que a busca pelo sucesso.
    Outros pontos também foram usados para essas reuniões. Em 12 anos de existência, muita coisa mudou. Dos encontros eventuais dos fundadores na sede da Fundação Vitor Gonçalves Neto, na rua Aarão Reis, a ACL ganhou sede própria, na rua 1° de Agosto. Foi nesta sede, doada pela iniciativa privada, que o grande “estouro” da academia como celeiro de produção cultural aconteceu.
    De 1997 a 2011 a ACL ganhou uma biblioteca, com acervo de mais de 4 mil títulos, um auditório e uma livraria para a venda dos títulos de autores caxienses e maranhenses. O tempo passou, a instituição ganhou regimento interno e 40 componentes, os imortais das letras e da cultura. Foram disputas acirradas em campanhas sofridas para alguns e vitoriosas para outro. A contagem do voto a voto, as conversas ao pé do ouvido para consegui-los.
    Hoje a ACL tem muito a comemorar, principalmente pelo fato de ser uma das referências culturais da cidade. São inúmeros projetos desenvolvidos pela instituição não apenas para valorizar a cultura, mas principalmente para aproximar a população caxiense da literatura. São diversas as bandeiras levantadas em prol da cultura caxiense. Há atividades de pesquisa, a biblioteca é aberta ao público que busca leitura e informação, há um grande auditório climatizado e com estrutura de cinema para exibição de filmes através do projeto Cine na Terça e ainda o acompanhamento constante dos acadêmicos que sempre passam por lá para oferecer leitura, conhecimento e informação sobre a Academia.
   Na noite deste sábado, 20 de agosto, será celebrado o aniversário da Academia, a comemoração será feita em tom literário com lançamento de livros dos imortais Ana Luisa Ferro, Déo Silva e Raimundo Medeiros. Uma celebração simbólica, já que as conquistas deste espaço cultural acontecem o ano inteiro a cada projeto desenvolvido, a cada livro adquirido, a cada visitante que adentra suas portas.

HOMEM É MORTO A FACADAS NA BR 226


    Por volta das 11h00 desta terça-feira (16), foi registrado um homicídio ás margens BR 226. A vítima o vaqueiro Risiomar da Silva de 39 anos, vulgo Carranca natural de Caxias, foi assassinado com quatro tiros de revólver calibre 38 em um bar na BR 226, sentido Povoado Baú-Presidente Dutra no Km 98, trecho conhecido como Recanto dos Caminhoneiros.

    Segundo informações da Polícia, quando a vítima chegou ao bar o homicida já se encontrava no local. Assim que Risiomar pediu uma bebida, foi surpreendido pelo elemento que efetuou os disparos, que o atingiram na região das costas e nuca. Após cometer o crime o acusado evadiu-se  do local.

       A vítima já cumpriu pena por dois homicídios nos anos de 1991 e 1999. Em 2005 foi preso em flagrante por porte ilegal de armas.Suspeita-se que o crime tenha sido um acerto de contas. A Polícia já tem pista do acusado e trabalhará no sentido de prendê-lo.


GALERIA EXALA ODOR DESAGRADÁVEL E MORADORES RECLAMAM


      Um morador da Rua Colinas, Bairro Hélio Queiroz nas proximidades do Clube Atlanta Show em Caxias-Ma, reclama da existência de um odor desagradável provocado por esgoto a céu aberto. O motivo seria o trabalho de péssima qualidade realizado pelos profissionais que construíram a Galeria que corta os Bairros: Volta Redonda, Vila Lobão e chega até o Bairro onde mora o cidadão. Segundo ele, a galeria termina nas proximidades da sua residência e provocou transtorno tanto a ele, quanto a moradores vizinhos que têm seus esgotos despejados no local. Alguns esgotos, não foram canalizados de maneira correta provocando grande descontentamento entre residentes nas proximidades.

      O caso é apenas uma das reclamações feitas pelos moradores sobre a construção da Galeria tão prometida aos residentes dos bairros acima citados. Outra grande reclamação é sobre a vazão. Moradores afirmam que quando chove, a água que deveria ser recebida pela Galeria, corre por cima da rua, causando assim, mais transtornos. O mesmo morador da Rua Colinas que prefere não ser identificado, afirma que somente 30% da água que passa pela Rua, escorre para a Galeria, o restante, causa incomodo aos moradores.

      O morador afirma ainda, que diversas reclamações já foram feitas à Secretaria de Obras, mas até agora, nada foi feito para solucionar o problema. E denuncia. “A galeria não era pra ter chegado até a minha residência. Foram mais de 70 metros de galeria, por uma rua que não tinha problemas. A galeria acabou trazendo problema pra nossa rua”, afirma o morador.

FONTE: JORNALISTA JULIMAR SILVA

PRECISA EXPLICAÇÃO


       Alguém precisa vir a público se explicar sobre a cobrança da taxa de R$ 209,00 para os mutuários da Caixa Econômica Federal contemplados pelo projeto Minha Casa, Minha Vida. Em 2010 o Governo Federal, no intuito de reduzir a burocracia exonerou as famílias contempladas, com renda de 0 a 3 salários mínimos de pagar pelas taxas de registro de imóvel, para quem ganha entre 3 a 6 a redução foi de 90%. Foram dois mil sorteados. Se todos pagarem a taxa são R$ 418.000,00 embolsados pela CEF.
      Acredito na idoneidade da gerência da CEF em Caxias. Mas já disse outras vezes, aqui neste mesmo espaço, que a população de baixa renda precisa de informações. Não é de hoje que tudo o que é feito pela Prefeitura é incubado. As explicações não são claras, principalmente quando ela envolve dinheiro ou quando a Prefeitura é obrigada a dar algo ao povo. É como se não quisessem que as pessoas disputassem o que é seu por direito.
Mesmo sob as sombras dessa denúncia, feita pelos próprios contemplados, da cobrança irregular desta taxa, a Prefeitura e a CEF se calaram. Fizeram entrega simbólicas de chaves para duas mutuarias contempladas, mesmo uma delas sendo funcionária da Prefeitura. Não é assim que se trata a população, não é assim que se trata a coisa pública.

Abraçarte

O grupo Abraçarte Caxias, fundado há 06 anos, está encampando um novo projeto, o lançamento de um CD com poemas musicados do Poeta Gonçalves Dias. O grupo pretende mostrar a riqueza cultural dos poemas Gonçalvinos, não só dentro dos domínios do Maranhão, mas, querem extrapolar as fronteiras do Estado e levarem a cultura caxiense para o restante do país

Festa

A Academia Caxiense de Letras está em festa. Acontece neste sábado, dia 20 de agosto, mais um aniversário da ACL. Para celebrar a data os 40 acadêmicos da casa se reúnem em uma grande confraternização, com a população em geral e ainda lançamento de livros.

Biblioteca I

Moradores da comunidade Salobro organizaram um "pedágio beneficente". A ação, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito de Caxias, visava recolher doações a fim de suprir as necessidades da biblioteca comunitária "Profª Rita de Cássia Azevedo".

Biblioteca II

A operação aconteceu em dois pontos estratégicos, um realizado em frente ao 1º Distrito Policial e outro na Praça do Pantheon, em frente ao Posto São Francisco. Com mais de 3.000 livros em acervo,  a biblioteca comunitária tem contribuído para pesquisas e leituras de inúmeras famílias carentes da comunidade Salobro.