Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

POPULAÇÃO ESTÁ INSATISFEITA COM SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL

     Em Caxias basta o prenúncio de mal tempo ou a proximidade do final de semana para que as linhas de telefonia móvel entrem me pane. Esta é uma realidade que não isola nenhuma das operadoras que atuam em Caxias. A população insatisfeita já recorreu inúmeras vezes a curadoria do consumidor, mas até hoje nada foi feito pelas operadoras para que o serviço prestado fosse melhorado na cidade.
    "Basta o tempo ficar nublado, você tenta fazer uma ligação e não consegue. Parece que dá uma pane nas linhas é um absurdo porque eu o uso o celular para o meu trabalho, mas ninguém parece que está nem aí pra isso, porque eu já reclamei mas ninguém resolve nada", declara o representante comercial Maciel Neves.
     Com os problemas das operadoras quem é penalizado também são usuários do serviço de internet oferecido por elas. Uma das que mais apresentam problemas em Caxias é a operadora TIM. Ao oferecer um serviço de internet móvel a R$ 0,50 por dia a operadora não se preparou para atender a demanda e além de linhas congestionadas em algumas horas do dia o sistema simplesmente não funciona, prejudicando quem usa o sistema para trabalhar. 
     "Eu já liguei para o número de atendimento mas eles dizem que é pra mim aguardar ou então reclamar por aqui. A gente vai reclamar pra quem? porque quem vende os aparelhos não diz que a gente vai ter problema. Na hora de vender são bons e quando a gente vai reclamar é mal tratado", argumenta o professor Sebastião Pereira de Sousa. 
      Para impetrar qualquer reclamação contra as operadoras de telefonia móvel ou operadoras de internet o consumidor caxiense tem duas opções. A primeira delas é procurar a curadoria do consumidor, na sede do Ministério Público ou o Juizado Especial, situado na Rua Aarão Reis. Em nenhuma das duas há a necessidade de contratação de um advogado. O denunciante deve estar munido de documentos pessoais e de preferência de alguma prova que possa ser anexada ao processo de reclamação. 

CIDADE É INVADIDA POR LIXO

  No município a criação de depósito clandestino de lixo, local onde qualquer cidadão joga seu lixo e cria-se um amontoado de sujeira em poucos dias, já virou hábito na cidade. E isso não se deve apenas ao sistema precário de coleta de lixo, feitas por caçambas alugadas para a Prefeitura, mas também, pela própria falta de educação da população caxiense.
         Em diversos pontos da cidade o lixo toma conta de terrenos baldios, margens de ruas e até mesmo da BR-316 logo na saída da cidade com destino a Teresina. Nesses locais é comum jogarem sacos plásticos, papelão, garrafas pets, animais mortos e agora até mesmo restos de entulho de obras. Quer seja no Centro ou na periferia os depósitos de lixo clandestino já se espalham por toda a cidade.
        Morador do Bairro Baixinha o mecânico João Anastácio Lopes assume que às vezes costuma aderir a pratica que muitos moradores do bairro fazem, depositando lixo nos terrenos baldios existentes no local. Mas ele destaca que a sua atitude é errada e culpa a Prefeitura pela prática.
        “Se a gente deixa na porta eles demoram a vir buscar e a gente como não tem onde botar e quer logo se livrar do lixo acaba levando pra outro lugar”, confirma.

       É costume dos caxienses criar os depósitos clandestinos ou fazer como a lavadeira de roupa Rita de Cássia Alencar, que queima tudo no fundo do quintal. Ela admite que a sua atitude já causou inúmeras brigas com os vizinhos, mas explica que só faz isso quando há muito lixo acumulado em casa.
       “Ninguém gosta e a gente só faz isso porque é o jeito mesmo porque se não fosse, eu não fazia isso não. Sei que é errado e feio”, garante.
      Na cidade a coleta de lixo não é realizada todos os dias, na mesma rua e bairros, mas em dias alternados o caminhão do lixo percorre a cidade em dois turnos realizando a coleta, um nas primeiras horas da manhã e o segundo no final da tarde. Os depósitos de lixo clandestino podem ser denunciados na Secretaria Municipal de Limpeza ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Lazer-       Outro ponto da cidade que também está se transformando em depósito de lixo clandestino é o Parque da Cidade. Criado para ser uma ampla área de lazer quem passa pelo parque se depara com o constante lixo doméstico que é jogado no local todos os dias.
       “Passo aqui todos os dias porque eu moro ali atrás e além do lixo tem dia que o pessoal joga até bicho morto aqui. Fica uma catinga danada e a gente não vê quem é, mas sabe que é daqui de perto”, explica Leonor Almeida.
       Nos pontos clandestinos de depósitos de lixo, quando a situação já está insustentável, a Prefeitura costuma mandar passar os caminhões e trator da limpeza. No caso especifico do Parque da Cidade haviam contêineres onde o mesmo deveria ser depositado, mas eles foram retirados há meses do parque e não foram mais devolvidos ao Parque da Cidade. 

COM COMPETÊNCIA

    A promotora do consumidor de São Luís, Litia Cavalcanti, que já atuou na comarca de Caxias, deu uma entrevista polêmica neste domingo a rádio Mirante AM. Dentre outras coisas ela afirmou que muitos colegas, “verdadeiros “leões” estão até inibidos porque  a gente avança mas existe um bloqueio”. A afirmativa não deixa de ser verdade e por aqui a situação é semelhante. Mas, sempre há as exceções e quem vem fazendo mesmo a diferença é a promotora Carla Mendes, da 1°Promotoria de Justiça de Caxias.
    Se não fosse pela a sua atuação muitos problemas passariam despercebidos. É ela através da sua atuação, que tem executado um papel que caberia ao Legislativo caxiense, o de fiscalizar o Executivo. Carla Mendes tem feito isso com competência. Nem todas as denúncias são acatadas, é claro, elas precisam ter consistências. Mas, o passo mais importante ela dá todos os dias, que é ouvir e apurar. Atitude que os nobres vereadores não o fazem, por terem vendido sua liberdade ao prefeito Humberto Coutinho que paga caro pela conivência de cada um.
   A atuação de Carla Mendes poderia ser mais abrangente ainda, se não fosse os atos censuráveis de um juiz que atua por aqui, mas isso é uma história suja e sórdida que fica para depois. Por enquanto o que consola a classe humilde de Caxias é saber que pelo menos alguém está de olho no destino do erário público.

Festejo
Sob a alegação de que a falta de segurança pode colocar em risco a segurança de brincantes e espectadores, pela primeira vez em mais de cinco anos o Serviço Social do Comércio irá realizar o tradicional arraial dos comerciários em um clube privado da cidade, localizado bem distante da Praça Cândido Mendes, no Centro.

Espera
O arraial é um dos mais aguardados justamente pela sua organização, o bom nível das atrações por ser realizado bem no Centro da cidade, possibilitando que todos possam se deslocar para assistir as apresentações. A mudança de local e muito menos a desculpa dada pela a direção não agradou aos caxienses.

Local                                            
Primeiro foi pelo local escolhido, que fica situado no Bairro Volta Redonda, em um dos bairros periféricos da cidade. Alguns caxienses alegam que se a procura era por um local fechado o arraial poderia ser realizado no Ginásio de Esportes João Castelo, que fica no Centro e possui uma área aberta isolada por muros.

Pagamento
Além de não precisar pagar aluguel para uso do espaço no ginásio também seria possível fazer o controle de quem entrasse para conferir as brincadeiras. Mesmo em um ambiente privado não será cobrado taxa de entrada para quem quiser conferir as atrações do arraial.