Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BOLSONARO O PALHAÇO DO PLANALTO


    Existe uma facção do movimento pelos direitos dos homossexuais que considera o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) como perfumaria, um clown que faz graça para uma parcela obscura da população brasileira muito atrelada a um sentimento vago de direita (porque pensamento, ele realmente não produz).
     Uma figura muito presente, poderosa e atuante durante o Regime Militar do país, o ex-ministro e tenente-coronel reformado Jarbas Passarinho recentemente deu o seguinte depoimento sobre o homofóbico: “Já tive com ele [Bolsonaro] aborrecimentos sérios. Ele é um radical e eu não suporto radicais, inclusive os radicais da direita. Eu não suportava os radicais da esquerda e não suporto os da direita. Pior ainda os da direita, porque só me lembram o livrinho da Simone de Beauvoir sobre "O pensamento de direita, hoje": "O pensamento da direita é um só: o medo". O medo de perder privilégios”.
     E ainda descasca a fama de durão – imaginada por essa mesma parcela de brasileiros que acreditam que estão filiados a algum pensamento reacionário com alguma importância feita por um homem com carreira militar cheia de louvor. Diz Jarbas Passarinho: “Foi mau militar, só se salvou de não perder o posto de capitão porque foi salvo por um general que era amigo dele no Superior Tribunal Militar (STM)”. Enfim, desrespeitado por alguém da elite da Ditadura Militar que ele tanto enaltece.
    E também para muitos militantes gays, Bolsonaro é mais dramática que Fernanda Montenegro. É muito mais um show, pois as cabeças pensantes da política de combate à cidadania dos homossexuais está muito mais em alguns nomes como o pastor Silas Malafaia, que faz tudo de forma muito mais organizada e com menos estardalhaço, além de um discurso muito mais convincente.
      Posto isso, essa é a razão deste blog dizer que Bolsonaro é um "clown", ele é como uma piada do homofóbico. Basta ver o que aconteceu nesta segunda-feira, 19, na Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, Rio de Janeiro.
    Ele recebeu uma monção dos vereadores de repúdio às suas atitudes homofóbicas e racistas, a rasgou querendo bancar o machão, foi vaiado, e na hora de ir embora da faculdade, sua masculinidade se ausentou. Ficou confuso com os estudantes gritando contra ele e teve que chamar a polícia para conseguir sair do local, ainda com os estudantes fechando a passagem da rua e falando para o deputado sair de ré. Quer piada mais pronta que essa?
      Bom, realmente essa deve ser uma das razões que ele - apesar de se beneficiar do sistema democrático amplamente como político - diz preferir a ditadura. Na democracia, quem fala o que não deve, ouve o que não quer.

POR VITOR ANGELO, DA FOLHA.COM

TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DE VESPASIANO RAMOS É AMPARADO POR LEI

POR WYBSON CARVALHO*    

 Os restos mortais de Vespasiano Ramos estão repousando no Cemitério da Paciência, (foto), em Porto Velho - Rondônia. Patrono da cadeira nº 32 da Academia Maranhense de Letras, da nº 40 da Academia Paraense de Letras e da nº 05 da Academia Caxiense de Letras, o caxiense Vespasiano Ramos morreu em Porto Velho (Rondônia). No estado do Norte o escritor tem reconhecimento oficial como homem das letras.
      Como caxiense, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), há algum tempo, prometeu trazer para o Maranhão os restos mortais do escritor caxiense Joaquim Vespasiano Ramos (1884-1916). A promessa de Castelo, conterrâneo e parente de Vespasiano Ramos, em visita à ACL, foi feita ao presidente da Academia Caxiense de Letras, Jacques Inandy, e aos seus confrades: Renato Menezes, Jotônio Viana, Edison Vidigal e Wybson Carvalho, dentre outros presentes à estada de João Castelo à Casa de Coelho Neto Mas, na década de 80, o próprio João Castelo, quando exercia a função de chefe do Executivo Estadual no Maranhão, sancionara uma Lei nº 4225, datada precisamente, de 18 de novembro de 1980, que autorizava a trasladação dos restos mortais de Vespasiano Ramos, do cemitério da cidade de Porto Velho, para a cidade de Caxias; sua terra berço. Naquela época, o Projeto de Lei nº 055/80, fora proposto pelo então Deputado Estadual, também caxiense, João Afonso Barata, e, após aprovação legislativa, devidamente, encaminhado pela Assembléia Legislativa maranhense ao Poder Executivo do Maranhão. Barata justificara a Lei pela consagração pública aos homens, que, em vida, em face ao cunho cultural, elevaram o nome do Maranhão nas letras e nas artes.
       Porém, àquela época a imprensa e os intelectuais da Academia Maranhense de Letras, não fizeram menção alguma sobre o porquê do não cumprimento da Lei sancionada pelo então Governador João Castelo. Agora, no entanto, os imortais caxienses estão ansiosos pelo cumprimento da Lei. 

Wybson Carvalho é jornalista por formação, escritor e poeta por talento e membro da Academia Caxiense de Lestras por merecimento

EM MATÕES VEREADORES QUEREM CPI


Os quatro vereadores de Matões vão apresentar nesta terça-feira na Câmara da cidade propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com objetivo de investigar diversos desmandos administrativos que estariam sendo praticados pela prefeita Suely Pereira (PDT), mas do deputado imberbe Rubens Júnior (PCdoB).
Prefeita Suely Pereira, de Matões
Já apelidada de “CPI do Funcionário Fantasma”, a investigação pretende provar a contratação irregular de diversos servidores, inclusive uma filha da prefeita e irmã do parlamentar.
“Isso é apenas um aperitivo porque tudo o que você possa imaginar de irregularidade administrativa e desvio de recursos públicos em Matões nós temos prova”, disse ao blog o vereador Hosaias Oliveira (PDT) que acaba de romper com o grupo de Suely.
Ele denuncia que a odontóloga Camila Torres e Silva, filha da prefeita e do ex-deputado Rubens Pereira, recebe R$ 2,4 mil como dentista do Programa Saúde Bucal, mas dificilmente pisa em Matões (veja reprodução abaixo).
Outra denúncia de irregularidade envolve a nomeação irregular a lavradora Maria Rodrigues Moura, de quase 70 anos. Ela estava nomeada como diretora-geral do hospital da cidade onde dificilmente vai. “Recebia” salário bruto de R$ 1,7 mil (veja aqui). Após as denúncias, ela foi demitida.
Hosaias diz ter rompido com o grupo da prefeita por não suportar mais conviver com tanta irregularidade. “Quando entendi que a situação não iria mudar, quando me deparei com atitudes diferentes de tudo o que acredito, tanto da parte da prefeita quanto de Flávio Dino, a quem dei meu apoio, vi que todo aquele discurso era mentiroso, então tive que romper com eles”, disse.
Segundo o vereador os desmandos na Prefeitura de Matões vêm desde a época que Rubens Pereira comandava o município. “Quando Rubens saiu, ele deixou quase dois anos de salários atrasados e várias outras irregularidades”, lembra Hosaias. 
O vereador diz vir sendo alvo de perseguição, ameaças e até de despacho de macumba. “Nada disso vai me intimidar”, garante.
FONTE: BLOG DO DÉCIO

CALOR AUMENTA FOCOS DE INCÊNDIO NA BR-316

        Quem trafega pela BR-316 dificilmente encontra um ponto em suas margens onde não haja focos de incêndio. Com o calor e falta das chuvas, a vegetação fica seca e qualquer descuido pode dar inicio a um novo incêndio. Alguns destes focos são causados por acidente, pedaço de vidros aquecidos inicia o foco de incêndio e o vento ajuda a propagá-lo.
        Em outros casos são as pontas de cigarro jogadas por trafega nos veículos que põe em risco a vegetação e até mesmo o próprio trânsito da BR. O caminhoneiro Reginaldo Holanda, do Espírito Santo, menciona que queimadas na BR nesta época do ano não são fáceis de serem encontradas apenas na BR 316. Para ele o incômodo é grande e ainda há os riscos de acidente.
         “A fumaça incomoda e às vezes até prejudica a nossa visão. Quando chega  noite e elas estão acontecendo o cuidado tem que ser redobrado. Para os animais é mais complicado ainda, porque sem ter para onde correr eles entram na pista e a gente acaba atropelando eles, mesmo sem querer”, declara.
        Somente no mês de agosto a unidade do Corpo de Bombeiros de Caxias registrou 18 ocorrências de fogo no mato. Já neste mês de setembro foram registrados 08 casos. As áreas mais afetadas são a BR 316 e o bairro Teso Duro. Há registros também em terrenos baldios e escolas com mato.
      Segundo o Tenente Malheiros, que integra o batalhão do CB de Caxias, estas áreas representam risco pela vasta vegetação seca. " O aumento da temperatura e o tempo seco fazem que os incêndios naturais sejam recorrentes. A corporação está trabalhando para conter esses focos de incêndio", explica.
      Contudo, a maioria dos casos é relacionada à imperícia, imprudência ou negligência. "Há muitos casos em que a própria população é responsável pelo foco do incêndio, por isso o Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados, como não realizar queimadas sem orientação; queimar roça somente no final da tarde; não jogar lixo em local com vegetação e baganas de cigarro em local com mato seco", disse o Tenente Malheiros.
       Nas margens da estrada conseqüências dos pequenos focos de incêndio, pedaços de arvores queimadas e animais mortos. Com o período da estiagem a umidade relativa do ar diminui e há um aumento da temperatura os fiscais do departamento do meio ambiente explicam que por qualquer descuido, um fogo pode virar um incêndio.

MAIS CASAS

       Humberto Coutinho já está mexendo seus pauzinhos para conseguir do Governo Federal a construção de mais três mil casas populares via projeto Minha Casa, Minha Vida. Válida a intenção do prefeito em construir as unidades habitacionais. Só não é plausível o que rola por trás dessa obra.
       O primeiro deles é a empresa beneficiada para construí-las, sempre dá Amorim Coutinho, construtora do irmão do prefeito, vencedora nas licitações. O processo de distribuição das casas, que no final não sai de graça para ninguém é obvio, é outro engodo. Centenas de funcionários da Prefeitura foram contempladas com uma das residências das duas mil casas construídas recentemente. Há inclusive mutuários que já possuem outros imóveis e outros que estão alugando as casas que ganharam para terceiros. Tentar reduzir o déficit habitacional é balela. Discurso politico hipócrita, porque na prática é só um jogo de cartas marcadas, porque quem precisa mesmo continua morando em casas de taipa ou pagando aluguel com uma renda que não existe.

Troca

Figuras politicas da cidade estão aproveitando os últimos dias de setembro para as trocas partidárias. É que dia 04 de outubro os interessados em concorrer a uma vaga nas eleições de 2012 devem estar devidamente filiados.

Agência

Foi inaugurada nesta segunda-feira mais uma agência do Banco do Brasil, localizada no Bairro Cangalheiro. Esta é a terceira localizada no município. Somente nesta agência serão disponibilizados três guichês de atendimento e sete caixas eletrônicos.

Meta

O município alcançou a meta de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo. No total 18 mil 532 crianças com idade de 0 a 07 anos foram imunizadas. Segundo a Vigilância Epidemiológica os números correspondem a 99% da cobertura vacinal.

Parada

O único politico a dar as caras durante a Parada da Diversidade que aconteceu neste domingo foi o vereador Fábio Gentil, que já levanta a bandeira de grande apoiador da diversidade. Deu até pra sentir falta do arroz de festa Leonardo Coutinho. Apoiar os direitos dos GLBT também é uma boa forma de promoção política.