Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

CAXIAS TERÁ TOQUE DE ACOLHER A PARTIR DE AGOSTO

       Os jovens caxienses terão em breve dia e horário definido para estar em casa. É que começa a vigorar a partir do dia 13 de agosto deste ano o Toque de Acolher. A medida foi instituída pelo Juizado da Infância e Adolescência de Caxias que pretende limitar através de uma portaria a presença de menores me bares, restaurantes, casas de shows e similares sempre que o relógio marcar 23h. Após este horário o menor só poderá ficar nestes locais acompanhado pelos país ou algum dos responsáveis.
      Conforme o juiz da infância e da juventude e autor da medida, Antônio Manoel Veloso a medida não é proibitiva, mas para acolher e principalmente impor os limites que muitos jovens não estão recebendo de seus familiares. “A medida é um “toque de acolher” e não toque de recolher como a imprensa costuma se referir. Atualmente Caxias se apresenta como uma cidade onde a percepção que se tem é “de uma terra sem leis” e que isso deve mudar. É inadmissível algumas atitudes praticadas por jovens na cidade, atitudes que têm custado a vida de pessoas”, explica o juiz.
       Para que a portaria seja cumprida será montada uma força tarefa entre os poderes a partir da data estabelecida pelo juizado. Todos os órgãos de segurança serão mobilizados. Todas essas autoridades farão uma espécie de varredura nos estabelecimentos em potenciais que recebam menores a partir do horário de proibição estabelecido. Alguns proprietários de bares, por exemplo, já se dizem contrários a portaria pois hoje são os jovens os principais consumidores nestes locais. Para o proprietário de bar D.S. que prefere não se identificar, mas cujo estabelecimento funciona no Bairro Volta Redonda, a medida só vai durar alguns dias.
      “Você vai vê logo isso vai passar. Aqui em Caxias é assim eles dizem uma coisa mas, não dura muito não. É como esse aviso que proíbe a gente de vender bebida alcoólica pra menor de 18 anos, a gente prega na parede mas ninguém cumpre não. A qualquer hora do dia, principalmente nos finais de semana o que a gente mas vê é jovem tomando álcool imagine então se eles vão ficar em casa essa hora que o juiz quer”, argumenta o dono de bar.
Punição-     Justamente para fazer com que determinação seja cumprida tanto pelos adolescentes quanto pelos pais é que a portaria também preconiza punição. Os adolescentes apreendidos em flagrante por qualquer autoridade envolvida na operação serão encaminhados ao Conselho Tutelar na mesma noite. Os pais serão contatados e receberão uma advertência através de uma notificação. Os donos de estabelecimentos serão multados e os ambientes podem até ser interditados.
      “O objetivo dessa medida é diminuir os índices de violência, do consumo de drogas e atos infracionais. Atualmente cerca de 60% dos furtos e roubos na cidade de Caxias os chamados crimes patrimoniais estão ligados ao uso do crack ou a outro tipo de droga”, justifica o juiz.

RASANTE

      A tarde do último sábado foi agitada nos arredores da minha casa. É que um helicóptero estava dando voos rasantes pelos céus caxienses. Não era nenhuma atividade promocional, policia ou figuraças importantes baixando por aqui. Como sou curiosa fui até o campo de pouso do aparelho, há alguns metros de casa, que era no gramado do Ginásio de Esportes João Castelo. E eis que não havia nada de surpreendente, a não ser o fato de que o helicóptero estava sendo pago com o nosso dinheiro, para não variar.
      O aparelho foi alugado para que o marketing da Prefeitura fizesse imagens do alto do solo  caxiense. Vocês sabem como é, não é mesmo, do alto tudo é mais bonito. Não dá para vê a sujeira, o lixo, as invasões de terrenos públicos e privados. Do alto ninguém vai reclamar que a saúde está de mal a pior ou que a educação municipal é de péssima qualidade. Do alto ninguém vai vê os laranjas, nem as laranjas. Do alto ninguém vai observar a deterioração do patrimônio público e histórico. Depois é só transformar tudo numa linda vinheta para tevê e imprimir as fotos em uma revista ou jornal com o papel da melhor qualidade e distribuir por aí. Pra eles do alto, Caxias é bem mais bonita e os problemas ficam mais distantes.

Aniversário

O material deve ser distribuído e divulgado no dia 1°de Agosto, data na qual é celebrada o aniversário da cidade. Como já é previsível logo vamos vê impressos as fotos e os números.

Material

Os dados serão do quanto Caxias cresceu, melhorou e todos aquele be-a-bá de praxe para justificar os milhões dados todos os anos, há sete anos consecutivos, para uma única empresa a vencer as licitações da Prefeitura para fazer o seu marketing.

Marcha

Em agosto, uma caravana do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Codó, com o apoio do presidente Antonio Barros,  viajará para Brasília – DF. A finalidade é participar da Marcha das Margaridas, um movimento político organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG. 54 pessoas do município participarão do evento, que será realizado nos dias 16 e 17 de agosto.

Acidente
Um motociclista acabou falecendo em um acidente na MA 034 ao colidir na traseira de um caminhão que estava parado na estrada. O apresentador Ricardo Marques, que nas horas vagas também é vereador, disse que a culpa por esses e outros acidente na MA é do Governo do Estado que não sinaliza, nem cuida da estrada.