Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

AGUENTAM CALADOS


O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintrap) convocou os seus filiados para discutirem trâmites burocráticos da categoria esta semana e foi à baila a pauta de reivindicação salarial. Os barnabés caxienses não podem se queixar. Pela primeira vez em muitos anos recebem os salários religiosamente em dia, e por vezes até antecipado. O comércio hoje faz questão de ter esse profissional como credor. Mas, como em tudo há um mas...eles ganham pouco. Um piso salarial que beira a piada. Mais de 50% deles recebem apenas um salário mínimo e quando no rodapé do contracheque estão discriminados os descontos, esse valor cai drasticamente.
E o que eles fazem para mudar essa situação? Nada. Aguentam calados. Já ouvi muita gente argumentar que é melhor ganhar pouco do que não receber nada, ou receber como meses de atraso como aconteceu inúmeras vezes. E é assim que a banda tem tocado por aqui. Desde 2005 o piso salarial da categoria é apenas um piso salarial, se é que vocês me entendem. Nenhum centavo a mais. E ninguém vai brigar por isso não, a chiadeira é só quando os “graúdos” não estão ouvindo. Deve ser por isso que muita gente vira a casaca e de vez em quando jura que já era Coutinho desde criancinha.

Contemplado
O município foi contemplado com mil bolsas do programa Pro Jovem Trabalhador. Apesar da titulação não é o secretário do trabalho Adelmo Soares quem vai gerir o programa, mas a secretaria de assistência social. Será que HC não confia o suficiente no ex-vereador?

Amuado
Afinal foi ele um dos primeiros a colocar no colo Leonardo Coutinho, o rebento da família que por enquanto vai representando a família na sucessão de 2012. Adelmo Soares nem deveria ficar amuado, já deveria até ter se acostumado. Afinal HC é assim mesmo, passa por cima de quem ele quiser para que não interfiram em seus interesses. Mil bolsas, a cem reais cada, são mil votos extras não é mesmo.

Titulo
A historiadora Jordânia Pessoa, professora do CESC/UEMA e uma das organizadoras da obra “Percorrendo Becos e Travessas: Feitios e olhares das Histórias de Caxias será agraciada com o titulo de cidadã caxiense nesta segunda-feira em sessão realizada pela Câmara Municipal.

Livros
Jordânia escreveu outros títulos “Entre a Tradição e a Modernidade: A Belle époque Caxiense” é um deles e também se propõe a fazer um resgate da historia de Caxias, apesar da autora não ter nascido neste solo é grande o seu interesse pela cultura e historia local.

O FACILITADOR

    No país do jeitinho brasileiro ainda acho inadmissível certas atitudes. Uma delas é descobrir que créditos que seriam destinados ao fortalecimento da agricultura familiar estão sendo desvirtuados para outra finalidade dentro do município de Caxias. Não vou apontar culpados, nem citar nomes, até porque precisaria ter provas para isso, mas há algo errado, muito errado. Alguém está facilitando as fraudes nesses empréstimos, e cabe aos órgãos competentes descobrir onde estão essas falhas, porque elas estão acontecendo.
  É inaceitável que recursos da agricultura sejam aplicados na reforma de casas, de pessoas que não são trabalhadores rurais. Que sirvam para incrementar lojas, adquirir veículos particulares. Alguém está ajudando a burlar a fiscalização e isso é vergonhoso para quem prega a lisura e a transparência em seus atos. O que é ainda pior é que eles estão recebendo propina para serem coniventes com as fraudes. E ninguém vai me convencer de que pagar esse empréstimo em dia abre prerrogativas para que ele possa ser aplicado em outra coisa que não seja a agricultura familiar. Já chega. Está na hora das pessoas pararem de só querer se dar bem. Um pouco de senso critico faz um bem social danado.

Transparência
O prefeito de Codó Zito Rolim publicará em outdoors todas as receitas e despesas da Prefeitura para conhecimento da população. Zito quer calar a boca da oposição que o acusa de empregar mal os recursos públicos.

Protocolo
A Eletrobrás assinou esta semana um protocolo de intenções com as Prefeituras de Peritoró e Miranda do Norte. O protocolo prevê a execução de projetos sociais para comunidades dos dois municípios. Uma iniciativa pioneira da empresa para os municípios contemplados.

Destaque         
O Armazém Rio Piranhas, pertencente ao Grupo Pedro de Oliveira, foi eleito como Empresa Âncora no Projeto de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste voltado para o comércio varejista, desenvolvido no município.

Aplicações
Nos últimos cinco anos, o Banco do Nordeste aplicou por meio de financiamentos concedidos ao Armazém Rio Piranhas, mais de R$ 41,6 milhões na economia caxiense. Isso contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico da região, especificamente na geração de oportunidades de emprego e renda para a polução local.