Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PURO CAPRICHO

Uma sucessão de fatores agravados pelo não repasse mensal de R$ 4.100,00, dinheiro enviado pelo Governo Federal para Associação dos Amigos Solidários, impede que todos os meses centenas de portadores do vírus HIV tenham um tratamento digno em Caxias.
É que a casa de apoio, que servia para abrigar os soropositivos fechou, porque não tinha como manter-se e a grana passou a ser embolsada pela Prefeitura.  O dinheiro só não foi repassado para a associação por puro capricho. Antes mesmo desse dinheiro, fruto de pactuação chegar aos cofres públicos, a Secretaria Municipal de Saúde já havia deixado bem claro que a casa só veria a cor do dinheiro da Prefeitura se a direção da instituição fosse entregue para pessoas de confiança do secretario. Um deles é um psicólogo que atende na rede municipal de saúde e o outro é um sobrinho do secretario.
Como os interesses da Prefeitura foram contrariados o resultado está aí, mas uma grana que se esvai sem que se saiba qual o destino certo ela está sendo empregada. Enquanto isso portadores do vírus HIV imploram pela piedade das pessoas para receber em Caxias, por um tratamento que não existe em suas cidades de origem.

PACTUAÇÃO                                             
O mais grave é que o dinheiro para manter a casa é maior, como afirma a presidente da associação, Silvana Pinheiro. É que como o projeto é resultado de uma pactuação o município também é obrigado a dar uma contrapartida e o valor total pode chegar a mais de sete mil reais mensais.

AUDIÊNCIA
A associação agora corre atrás e quer provocar uma audiência pública. O objetivo é colocar os pingos nos iis e esclarecer onde o dinheiro está sendo aplicado, já que a casa está de portas fechadas desde 2008 e o recurso continua sendo depositado.

VISITA
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Jamil Gedeon, visitou a construção do novo Fórum da comarca de Caxias, iniciada em novembro de 2010, com previsão de entrega para agosto deste ano. A área construída de 3.369 m² está localizada na Cidade Judiciária da comarca e ocupa um terreno de 14.850m².

OBRA
No novo prédio funcionarão cinco varas, juizados e salão de júri com espaços mais amplos e adaptados para pessoas portadoras de deficiência, incluindo elevador e rampa. O TJMA está investindo cerca de R$ 8, 9 milhões na obra.