Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PESQUISA COLOCA PAULO MARINHO JR. NA FRENTE DA DISPUTA POR PREFEITURA

PAULO MARINHO JR.
    Está sendo divulgada desde ontem uma ampla pesquisa realizada pela empresa Data Mérita. Entre as muitas questões apresentadas para a população caxiense , ao 503 pessoas foram ouvidas, foi perguntado sobre a intenção de votos espotãneo e estimulado para a Prefeitura em 2012 e quem aparece como primeiro colocado é Paulo Marinho Jr. filho dos ex-prefeitos Paulo e Márcia Marinho.
    Na segunda colocação aparece o atual vereador Helton Mesquita, que também já anunciou sua candidatura e logo atrás o sobrinho do atual prefeito Humberto Coutinho, Leonardo Coutinho. A revelação da pesquisa coloca fogo na disputa caxiense, que apesar de ainda não ser oficial já bota fogo nos bastidores políticos de Caxias.

AGED INCINERA UMA TONELADA DE QUEIJO APREENDIDO EM CAXIAS


  A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), em parceira com a Polícia Rodoviária Federal, realizou apreensão de mais de uma tonelada de queijo, transportado de maneira irregular em ônibus que fazia linha de Açailândia, na Região Tocantina, para Teresina (PI).
      Em uma fiscalização de rotina realizada na madrugada de sábado (27), agentes da PRF de Caxias apreenderam 1.010 kg de queijo que estava sendo transportado embalado em sacos plásticos e caixas de papelão, sem nenhuma refrigeração, em um ônibus de passeio. Fiscais da Aged fizeram a vistoria e constataram que além das baixas condições de higiene a carga não possuía nenhuma identificação fiscal, documentação sanitária e registro de data de validade.O proprietário da carga foi multado em R$ 200,00 por transporte irregular e mais R$ 1,00 por kg do produto transportado. Durante aplicação das multas foi observado que o autuado era reincidente, tendo sido multado em 2010 pelo mesmo tipo de carga com problemas similares. O queijo apreendido foi transportado até o lixão municipal de Caxias e foi incinerado. A carga serviria para abastecer lanchonetes, padarias e pizzarias do município de Timon, na Região dos Cocais, e da cidade de Teresina.

POLICIA AINDA NÃO SABE QUEM MATOU MULHER NO BAIRRO JOSÉ CASTRO

          A  Policia Civil continua investigando mas ainda não chegou ao autor de um crime bárbaro que chocou a população neste final de semana. O crime aconteceu na madrugada deste sábado (27), na Rua Amazonas bairro José Castro. As circunstâncias ainda são um mistério para Polícia. Vanusa Araújo de 32 anos foi encontrada por uma vizinha. Segundo populares a vítima tinha o costume de todos os dias ligar o rádio em alto volume, o que não aconteceu na manhã deste sábado. Preocupada uma vizinha da vítima resolveu entrar na residência onde se deparou com o corpo de Vanusa já sem vida. Na casa não havia sinais de arrombamento nem sangue.O corpo de Vanusa estava em cima de sua cama, sem roupa e com pés e mãos amarrados.
         As circunstâncias da morte ainda serão esclarecidas pela Policia Civil. O auxiliar de pericia criminal esteve no local para fazer a remoção do corpo e colher indícios que esclareçam as causas da morte. Acredita-se que Vanusa tenha sido estuprada já que foi achada sem roupa e amarrada. Um aparelho de som foi levado da residência. A família desconfia que o homem com quem a vítima tinha um relacionamento amoroso tenha envolvimento com o crime.

BUMBE MEU BOI DO MARANHÃO AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL



      O bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. O registro foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural nesta terça-feira (30) durante reunião na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. A reunião foi acompanhada pela governadora Roseana Sarney, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, por meio de teleconferência que contou com a participação de cantadores de boi, pesquisadores da cultura, produtores culturais, secretários de Estado e integrantes dessa festa tradicional maranhense que reúne várias manifestações culturais tendo o boi como centro do universo místico-religioso.
"Trinta de agosto é a partir de hoje o dia do Maranhão e o dia do boi do Brasil. Esse título engrandece o nosso estado e nos dá a certeza de que nossa cultura tem se elevado aos maiores patamares. A partir desse reconhecimento a expressão maior da nossa cultura ganha força nacional com raízes definitivas em nosso solo", ressaltou, em tom de felicidade.
Roseana Sarney destacou ainda que o patrimônio do Maranhão agora passa a ser também patrimônio cultural do Brasil. "Essa é uma vitória de todos os maranhenses, principalmente dos que fazem parte dessa festa que é o bumba-meu-boi".Participaram da solenidade, o vice-governador Washington Luiz Oliveira, os secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura) e Sérgio Macedo (Comunicação Social), além dos amos de boi Humberto do Maracanã, João Chiador, Francisco Naiva, Chagas da Maioba, José Carlos Lobato, José Alberto, entre outros.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, presente na reunião em Brasília, foi quem anunciou o resultado da votação e disse que, como admiradora da cultura maranhense, estava muito feliz com o título dado à expressão do folclore do estado. "Pelo que foi destacado aqui está é uma manifestação única e parabenizo pelo trabalho brilhante apresentado", destacou a ministra. O projeto apresentado ao conselho teve como relator Luiz Phelipe Andrés, conselheiro Integrante da Câmara Imaterial.
O trabalho apresentado pela comissão maranhense foi elogiado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. O secretário de Estado de Cultura, Luis Bulcão; a superintendente do Iphan-MA, Katia Bogéa, também participaram da reunião do conselho, em Brasília.
A pesquisadora e folclorista Zelinda Lima acompanhou a votação ao lado da governadora Roseana Sarney e declarou ser esse é um momento de grande alegria para a cultura maranhense. Ela se lembrou o inicio da história do bumba-meu-boi e dos tempos em que havia discriminação aos integrantes.
O presidente da Liga Independente de Bumba Meu Boi, José Lobato, amo do Boi de Morros, disse que essa é uma grande vitória para a cultura do estado. "A gente sabe que um povo sem cultura e sem história não existe e esse título é um reconhecimento dessa festa maranhense e que será ainda mais perpetuada para as futuras gerações", disse.
A pesquisadora Ester Marques observou que o registro é o primeiro momento para que se possa parar e discutir os sotaques de bumba-meu-boi que se tem hoje. "Há uma grande discussão em todos os níveis porque tantas transformações e mudanças no bumba-meu-boi, mas nunca tivemos um fórum onde a gente pudesse discutir o que realmente está acontecendo. Então, o registro é o primeiro momento para a gente organizar uma comissão de salvaguarda do boi", destacou.
Proposta
A proposta de elevar o bumba-meu-boi a Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada ao Iphan em 2008 pela Comissão Interinstitucional de Trabalho, composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos grupos de bumba meu boi dos sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos.
O bumba-meu-boi do Maranhão é uma grande celebração cultural que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens.
A brincadeira do bumba-meu-boi do Maranhão reúne diversos sotaques (formas diferencias de batuques, indumentárias e dança), o que justifica a denominação de Complexo Cultural. Desta forma, se transforma em uma grande celebração tendo o boi como o centro do seu ciclo vital e o universo místico-religioso.
Na lista de bens imateriais brasileiros, da qual o bumba-meu-boi faz parte, já estão o Tambor de Crioula, a Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, o Modo Artesanal de fazer Queijo de Minas, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, entre outros.
O Conselho Consultivo
O Conselho que avaliou os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro é presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.
Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da sociedade civil.

FONTE: SECOM GOVERNO DO MARANHÃO

ENGANAR OTARIO


         No último final de semana Humberto Coutinho, a deputada estadual Cleide Coutinho e pelo menos dois deputados estaduais, Rubens Pereira Jr. e Luciano Leitoa foram a dois hospitais públicos de Caxias o Hospital Geral e o Carmosina Coutinho. O motivo da visita foi para conhecer as instalações das unidades de saúde. Mais uma peça para enganar otário na mídia coutinhiana. De lá, os convidados que não vivem a sofrível realidade caxiense, disseram que saíram impressionados com a boa qualidade da estrutura física dos hospitais públicos.
Faça-me um favor. Esse tipo de pegadinha é dispensável e ridícula. Ninguém em Caxias reclama de estrutura física de nada, o que povo cobra é atendimento e o que HC não mostra é a verdade dos fatos. Faltam médicos, enfermeiros, leitos e medicamentos para atender a demanda na saúde caxiense. Nos postos de saúde apenas técnicos e vigias. São meses de espera por consultas e exames. Isso é daqueles tipos de podres familiares que a gente não deve contar as visitas.  E tem mais, para arrematar a marmelada eles levaram os convidados ao hospital de propriedade de HC onde são feitos muitos atendimentos via SUS. Prédio lindo, limpo e bem aparado onde muitos médicos da rede municipal fazem a sua segunda jornada de trabalho. Como diz aquela música, “as coisas são mais fáceis na televisão”. 
De Olho.
CC e HC estão mesmo é fazendo média com o povo que os assiste e com a Assembléia Legislativa, porque o Maranhão inteiro já sabe que o MPF está de olho nas atividades praticada pelo prefeito contratando irregularmente seu próprio hospital para prestar atendimentos na saúde com recursos do SUS.
Casas
Chega à coluna informações de que os mutuários que já receberam as chaves do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, construídos através do projeto Minha Casa, Minha Vida estão repassando as residências para terceiros, seja na forma de aluguel seja na forma de venda do imóvel, mesmo com as proibições impostas pelo programa.
Distância                                       
O motivo seria a grande distância do conjunto para os principais pontos de serviço da cidade. O local além de ser longe, até que toda a área seja ocupada pela expansão urbana nas próximas décadas, não possui transporte público e o serviço de mototaxi cobra taxas abusivas para quem quer se deslocar até o local.
Invadidas
As casas que ainda não foram ocupadas estão sendo invadidas . Estão roubando pias, telhas, chuveiros, portas. A construtora manteve um vigia até que as chaves fossem entregues. Como os mutuários que receberam as chaves ainda não ocuparam as casas, os ladrões estão se apossando do que há nelas.