Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PRAÇAS DE CAXIAS ESTÃO ABANDONADAS




Dezenas de praças de Caxias se encontram em completo estado de abandono. Faltam bancos, iluminação pública, conservação de canteiros e do próprio calçamento. Quem passa por esses locais ou mora em frente a uma praça abandonada não esconde a sua indignação com o poder público. É que em quase todas as reformas ou recuperações não são feitas há mais de sete anos.
        Esse é o caso de quem reside na praça localizada no bairro Castelo Branco. No lugar além de bancos a iluminação pública é precária facilitando a ação dos vândalos. “A gente fica com medo porque uma coisa que era pra o uso da população simplesmente não se pode fazer uso de noite. Nem as crianças podem brincar porque a iluminação é ruim”, reclama a moradora do bairro Gorete Vieira.
         Na praça Vespasiano Ramos, que já foi denunciada pela população e por diversos órgãos da imprensa pelo descaso no qual se encontram os brinquedos infantis localizados na praça, nada mudou.
         “Não é possível que eles não vejam como está isso aqui. Os brinquedos tudo quebrado, um lixo. Será que a gente paga nossos impostos é pra isso? A gente vem e fica é com vergonha porque não era pra estar desse jeito não, tudo destruído, um descaso”, afirma a pedagoga Lucimaria da Silva.
         Já na Praça Cemitério dos Remédios, localizada no Centro da cidade, a situação é ainda pior porque desde que a mesma foi reformada na década de 90 nunca mais recebeu bancos novos. Desde então já se passaram três administrações municipais e nada mudou.
         “É uma vergonha. Era pra ser uma praça bonita. Não tem nem canteiro. Nem planta, mas fazer o que né? Cada um tem a praça que merece, porque se todo mundo reclamasse não estava desse jeito”, acredita a dona de casa Ana Rosário dos Santos.
         Nas praças caxienses, nas localizadas pela periferia da cidade, o único beneficio que as mesmas ainda recebem do poder público são as demãos de cal passadas sempre que está perto de um evento festivo na cidade. As praças do Centro: Gonçalves Dias, Cândido Mendes e Panteon, também figuram como as únicas que ainda recebam manutenção por parte do poder público.
         O secretario de infraestrutura e urbanismo, Vinicius Araújo, revela que está aguardando apenas a liberação de recursos para iniciar a recuperação de algumas praças que se encontram deterioradas no município.     

ELE É POLITICO

Humberto Coutinho tem demonstrado ao longo dos últimos meses que é um politico nato, se é que alguém ainda duvidava disso. Mas não é um politico qualquer. É daqueles que não mede esforço para chegar até onde quer. Quando precisou descartar o seu vice Júnior Martins da corrida eleitoral de 2012 e o substituiu pelo próprio sobrinho, Leonardo Coutinho, HC fez sem pensar duas vezes.
Agora é o ex-deputado federal Flávio Dino que foi jogado para escanteio. Bem ou mal foi graças ao empenho de HC e os muitos milhões que giraram em torno de sua campanha que Flávio Dino foi eleito deputado federal. Era recebido com muito oba oba em Caxias e serviu muito bem a Humberto, com o envio de diversas emendas parlamentares para Caxias. Agora, que está fora do poder, FD já não tem serventia para o comandante da cidade. A menina dos seus olhos agora é o ministro Edson Lobão e Humberto já declarou seu apoio a candidatura governista dele em 2014.
 Se alguém ainda achava que escrúpulos pode fazer parte do dicionário politico é melhor perder as esperanças. É bom também os aliados tomarem cuidado. Pois se deixarem de servir aos interesses políticos de HC podem ser descartados, como uma mera carta fora do baralho.

Unhas
Mas o prefeito não vem demonstrando esse seu lado somente hoje não. Quem viu e testemunhou o que o ex-governador Jackson Lago passou quando veio a Caxias pedir apoio a sua candidatura, depois dos milhões que deu a Humberto, e viu esse apoio migrar para Flávio Dino porque assim lhe era mais conveniente, já conhece essa sua faceta.

Ventilador
Mas JL não deixou por menos, reuniu uma turma no mercado e colocou tudo no ventilador. Indignado foi embora. HC seguiu seu plano, mas FD sabe que já não serve mais ao prefeito porque está sem mandato e ainda há quem vai dizer que em política é assim mesmo.

Passividade
É justamente por se aceitar certos comportamentos políticos com normalidade que a coisa pública é gerida do jeito que os políticos querem. A população só é chefe de quem elege na ficção, porque na prática mesmo, a coisa anda do jeito que eles jogam entre si.

193
O Serviço de atendimento a urgência do Corpo de Bombeiros de Caxias não funciona há três dias no município. Desde a forte chuva que caiu na cidade na última terça-feira o 193 não recebe nenhuma chamada.