Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

24 DE JUNHO. HOJE É DIA DE SÃO JOÃO

       Dia de São João é também uma das datas mais importantes do festejo junino da cidade. Além dos arraiás do Parque da Cidade, promovido pela Prefeitura e do Arraial da Ciadade, promovido pelo Sistema Veneza de Comunicação, começa hoje e segue até amanhã o Arraial Zé das Botas, promovido há mais de três anos pela Policia Militar. Pelo 2°BPM, onde a festança acontecerá, passarão diversas atrações da cultura caxiense e maranhense.
        Mas a festança não será restrita somente a esses locais em diversos pontos da cidade, como acontece todos os anos, deve ser acesa uma fogueira, atividade tradicional por aqui no interior do estado, e uma pequena festa na frente de algumas residências deve ser celebrada como determina a tradição. Se você está em Caxias confira então a programação do Arraial do Parque da Cidade para esta noite e aproveite para fazer a sua simpatia e orações a um dos santos mais festejados no mês de junho. 

7º dia - Sexta-Feira (24/06/2011)


.Dança da PENEIRA (Tia Alzira)
.Caxiri na Cuia - Escola João Viana
.Grupo de CAPOEIRA GUEIRREIROS DO QUILOMBO
.DANÇA PORTUGUESA (Centro da Juventude do Bairro Ponte)
.Bumba-Meu-Boi JARDIM DA ILHA
.Bumba-Meu-Boi UPAON AÇU - São Luis
.BANDA REPRISE (São Luis - MA)

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA NÃO PROTEGE PATRIMÔNIO PÚBLICO

        Criado no final de 2008 uma das atribuições do Conselho Municipal de Cultura seria o de fiscalizar e barrar a destruição do patrimônio histórico do município, principalmente os bens públicos, mas não é isto o que vem ocorrendo na cidade.
          Mesmo sabendo que a maioria dos prédios públicos, deteriorados ou não, pertencem a proprietários privados, o Conselho tinha como atribuição o de informar esses donos da importância desses monumentos históricos. A ideia não é apenas preservar, mas criar a consciência entre os proprietários dos prédios e na própria população, quanto à valorização desses estabelecimentos que ajudam a contar a própria história do povo caxiense.
         O patrimônio público de Caxias foi tombado pelo decreto lei de n°11.681 de 1990. Isso inclui prédios de todo o Centro histórico, igrejas e até cemitérios, o principal deles é o de Nossa Senhora dos Remédios, que já teve boa parte dos seus túmulos antigos saqueados. Peças raras como estatuas e azulejos datados do século XIIIV também já foram roubados.
Patrimonio-    É considerado como patrimônio público todos os bens de uso comum dentre os quais estão inclusos praças, pontos de ônibus, repartições. Como no município não há leis suficientes, ou fiscalização que protejam contra a depredação desses bens, que podem ter um caráter histórico ou não muitos são alvos de vandalismo e depredação.
      Alguns desses patrimônios foram deteriorados pela própria Prefeitura, que é um dos órgãos que deveria cuidar para a sua preservação. Um deles está situado na Avenida Otávio Passos. O prédio onde antes funcionava todas as secretarias do município, hoje está desativado desde 2005 e hoje ruindo com a ação do tempo. Fechado sobre a argumentação de que no local seria feito uma reforma isso não aconteceu.
       Outro prédio, só que este de caráter histórico, também foi derrubado pela própria Prefeitura. Trata-se de uma das unidades onde funcionava a antiga Refesa. Como o parte dele já estava sem o telhado, ao invés de recuperá-lo conservando as suas características originais, o mesmo foi demolido, para dar lugar a um prédio moderno, algo que vem sido adotado por muitos proprietários de prédios privados em Caxias.
        Aqueles que ainda não passaram por uma deterioração externa, internamente já sofreram diversas modificações. O Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, onde funcionava no século XIX a fábrica de tecidos e indústria têxtil de Caxias, é um exemplo dessa ação. Até mesmo uma agência bancária já foi instalada dentro do prédio, criado para abrigar ações culturais e onde hoje pouco se discutem ou se realizam ações em prol da cultura e da conservação da memória do povo caxiense. 

TAMBÉM MERECE

      O Governo do Estado anunciou está semana que investirá R$ 4 milhões de reais para melhorar as instalações do Hospital Materno Infantil de Imperatriz para que assim possa ser criada uma área de residência médica, que atenderá aos futuros estudantes do curso de Medicina que será implantado pela Universidade Federal do Maranhão naquela cidade.
      Uma boa noticia para a qualificação dos nossos jovens maranhenses. Os caxienses ficarão radiantes quando este mesmo montante, ou algo superior, puder ser destinado  a Caxias, para que as obras do Hospital Universitário possam ser concluídas. A ajuda já foi garantida pelo governo do estado, só fatal se concretizar porque os nossos estudantes também merecem.             Pelo menos duas turmas de médicos já foram formadas e é na rede municipal de saúde, precária e capenga que até dar dó, que os futuros médicos e enfermeiros se especializam durante o decorrer do curso.
    Os cursos de Medicina e Enfermagem oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão já avançaram muito. Mas é em outras cidades que os alunos estão sendo obrigados a exercer a sua residência médica, pela falta de uma rede de saúde estruturada em Caxias.
Requisito                                   
O curso de Medicina em Imperatriz, que tem como pré-requisito básico a implantação do serviço de residência médica, foi confirmado pela governadora Roseana Sarney durante audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, realizada em março deste ano, em Brasília.

Embora

Quase todos os estudantes já formados estão agora em outros estados espalhados pelo Brasil. Os mais procurados pelos jovens médicos para a prática de suas residências são as capitais cearense e paulista.

Volta

Quem volta acaba ficando muito tempo por aqui. É que Caxias paga um dos menores salários para médicos do país. R$ 1.500,00. Daí a procura por oportunidades melhores, que a rede municipal de saúde de Caxias não tem a oferecer.

Estados

Além disso há outro agravante para que os médicos e enfermeiros formados em Caxias não permaneçam no Maranhão depois de formados. Grande parte dos formados são oriundos de outros estados que vem no vestibular maranhense um aceso fácil a universidade, já que possuem um base escolar melhor do que os concorrentes locais.