Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

INSS COBRA REPASSE DE RECURSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS

      O Instituto Nacional de Seguridade Social está movendo uma ação contra a Câmara Municipal de Caxias. O motivo é o não recolhimento dos impostos que deveriam ser destinados ao INSS. O não recolhimento dos recursos é de gestões especificas de alguns vereadores, enquanto estes eram presidentes do Legislativo caxiense, e outros que também já comandaram a casa e já não possuem mandato na Câmara.
       O nome do atual presidente da Câmara Municipal, Ironaldo Alencar(PMN) não é citado na ação. Procurada pela reportagem do blog, a diretora da agência do INSS de Caxias, Helaine de Pontes declarou não conhecer o conteúdo da ação, e que se a mesma de fato estiver ocorrendo não foi impetrada pela agência de Caxias, mas talvez por São Luís ou até mesmo Brasília. Helaine revelou no entanto que muitos funcionários da Câmara Municipal de Caxias que procuram a agência do INSS do município , até mesmo para solicitar aposentadoria, enfrentam problemas porque de fato o repasse do recurso não foi realizado com regularidade.
      O débito da Câmara Municipal pode chegar a mais de R$ 1 milhão de reais. Diferente da Prefeitura, que possui um fundo próprio de aposentadoria, o FunPrev, a Câmara Municipal de Caxias possui autonomia para optar entre recolher os descontos salariais e repassá-lo para o FunPrev ou para o INSS. Em Caxias os legisladores optaram por contribuir com o INSS. 

PROFESSORES DE CAXIAS VÃO AS RUAS EM PROTESTO CONTRA PREFEITURA

 Os professores da rede municipal paralisaram suas atividades durante todo o dia. O protesto, segundo eles, é principalmente contra os desmandos da atual administração que além de não respeitar o piso salarial da categoria, ainda tem destratado os educadores que não concordam com as irregularidades dentro das escolas onde estes trabalham.
     A passeata percorreu o Centro da cidade e foi acompanhada por pouco mais de cem educadores. O enfraquecimento do movimento em Caxias é politico, já que a cúpula mais atuante do sindicato foi praticamente dizimada quando a Prefeitura decidiu dar cargos de confiança para as lideranças do movimento dentro do setor educacional.
    Além disso, há outro agravante. Mais de 50% dos professores da rede municipal são contratados o que impede que muitos participem da manifestação sob a penalidade de perderem o seu emprego.       
    A manifestação feita pela categoria, que terminou em frente a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, serviu também para cobrar do Ministério Público a fiscalização das denúncias que já foram impetradas pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias(Sintrap) junto ao MP. 

FESTA JUNINA DA PREFEITURA COMEÇA DIA 18 DE JUNHO

BOI DE AXIXA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES

    A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está garantindo segurança para quem participar dos festejos juninos que serão celebrados durante o “7° São João de Todos”. Como o evento será realizado no Parque da Cidade, aberto ao público de todas as idades, a secretaria da pasta, Walquiria Araújo explica que já sentou com o comando da Policia Militar para definir o esquema de segurança durante os festejos.
      Além da Policia Militar que fará a segurança no local e rondas pelos arredores do Parque, policiais da Guarda Municipal e seguranças particulares também farão a segurança no local. Segundo a secretária será disponibilizado no local atendimento médico para quem passar dos limites durante as comemorações.
      O motivo para tanta preocupação com a segurança é com relação a expectativa de público que pode ultrapassar a marca de mais de três mil pessoas por noite. Para garantir a presença do público a Secretaria programou doze dias de festejo, com inicio programado para o dia 18 de junho e término no dia 29. Serão mais de vinte atrações já confirmadas e contratadas. Se apresentarão no palco principal artistas como Furação do Forró, Banda Reprise, Papete, Beto Pereira, Washington Brasileiro, Forró Sacode e também com atrações locais de grande expressão a exemplo de Rayla, Tony Lima, e Jhonny Casanova.
     Entre as atrações juninas; os destaques ficam por conta das quadrilhas locais; Dança do Lili, bem como as convidadas: quadrilhas ‘Os Tribais’, de Aldeias Altas; ‘Cadê os Homens?’ de Parnarama, ‘Milho Verde’ do Povoado Nazaré do Bruno e Dança Portuguesa da cidade de  São João do Sóter. Está confirmada ainda a participação de Grupos de Bumba-Meu-Boi de Caxias e de outros municípios como o ‘Tradição’ de São Bento, ‘Jardim da Ilha’,‘Upaon-Açu’ e Boi de Sonhos de São Luís, além do famoso Boi de Axixá.
      As apresentações artísticas estão marcadas para começar todas as noites a partir das 18h e só serão encerradas por volta das duas horas da manhã. O arraial contará com uma grande infraestrutura que já está em fase de montagem. Palco central para a apresentação das quadrilhas, barracas para os vendedores, arquibancadas e palco principal para apresentação de bandas e cantores.

BRIGADA

      Ontem soube que a Prefeitura de Caxias criará uma brigada de incêndio para prevenir e combater os incêndios florestais. Segundo informações da assessoria de comunicação após a pré-inscrição, os candidatos serão submetidos a um teste de aptidão. Ao final desta fase, serão escolhidos para o curso de formação, 12 brigadistas, 2 chefes de esquadrão e 1 chefe de brigada, remunerados com o pagamento de um salário mínimo, um salário e meio e dois salários mínimos, respectivamente. Deve estar chegando mais uma leva de recursos federais por aí.
      Achei estranho. É que assim quem assumiu está ditadura, que já se estende por sete anos, HC realizou um concurso e dentre as funções constava lá no edital a de fiscal florestal, que nunca foram nomeados para a função. Além disto, também questiono se ao contratar estes profissionais, esse mesmo gestor terá a decência de estruturar essa brigada de incêndio. É que os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, a qual esta brigada estará atrelada, não possui estrutura e sequer autonomia para fazer o seu próprio trabalho. Andam em um veiculo capenga e quando forçados a aplicar as leis são reprimidos pelas conveniências políticas do atual gestor.
       Lembrando que essa brigada ainda representa a criação de mais cabides de emprego para uma Prefeitura já inchada com oito mil servidores. Sinceramente, esse ataque de bondade ao criar essa brigada não me convence.

Atuação I                              
A brigada atuará no intuito de prevenir e combater os incêndios florestais, através de ações de educação ambiental, orientação da queima controlada, coleta e plantação de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor e na construção de aceiros – áreas de segurança que impedem o descontrole do fogo utilizado nas plantações agrícolas.

Atuação II
É claro que a atuação do fiscal florestal e o brigadista são diferentes, mas é só para lembrar que a área onde iam trabalhar era semelhante e se estes estivessem atuando estas novas contratações custassem até mesmo ao erário público.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros está fiscalizando todos os quesitos de segurança nos arraias espalhados pela cidade. A venda de fogos de artifícios também está com a atenção redobrada por parte dos profissionais. A meta é evitar acidentes comuns neste período.

Procon
Falta exatamente 15 dias para a Prefeitura cumprir a medida judicial que determina a instalação de uma unidade do Procon em Caxias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da lei.