Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

ELEIÇÃO DE BAIRRO TERMINA EM CONFUSÃO

   Terminou em uma grande confusão a eleição para a escolha do novo presidente de associação de moradores do bairro Tamarineiro. Tudo isso porque alguns candidatos estavam se valendo de atividades escusas para garantir a sua escolha na competição.
     Quatro chapas concorriam ao pleito e uma delas estava transportando inclusive moradores de outros bairros para votar durante a eleição, o que deveria ser terminantemente proibido. Como não conseguiam se entender os votos já registrados foram queimados e uma nova eleição deve ser marcada para as próximas semanas.
       Há suspeitas ainda de que o vereador Fábio Gentil (PSDC) estaria patrocinando o candidato de uma das chapas. Os candidatos brigaram durante o processo porque ser presidente de bairro traz algumas benesses durante o mandato, uma delas são ajudas de custo repassada pela Prefeitura e este passa a ser contato direto do gestor municipal no bairro, daí toda a confusão que uma simples disputa gerou no bairro. A data da nova eleição ainda não foi marcada e os quatro candidatos ainda irão definir como este novo processo irá acontecer.

CURSO DE DIREITO DE CAXIAS É UM DOS QUE MAIS APROVA EM TESTE DA OAB

     Criado em 2003 pela portaria do Ministério da Educação de número 4033, o curso de Direito ministrado por uma faculdade local da rede privada, além de ser um dos poucos existentes no interior do estado figura hoje como um dos que mais aprovam advogados recém-formados que se submetem a prova da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB).
    Somente este ano mais de dez alunos conseguiram aprovação no exame da ordem. Um feito inédito para a instituição e para o próprio curso que nasceu desacreditado e hoje é um dos mais procurados da instituição de ensino. O curso oferecido pela instituição ganhou tanto destaque na educação caxiense, que outra instituição de ensino da rede privada também se inscreveu no MEC para oferecer o mesmo curso. A solicitação foi negada, porque o MEC entendeu que não havia a necessidade de se criar outro curso de Direito, visto que o já existente consegue atender a demanda e ainda oferecer ensino de acordo com o que preconiza o ministério.
      A credibilidade do curso ultrapassou as fronteiras caxienses e hoje abriga estudantes de diversas cidades maranhenses. Codó, Pedreiras, Aldeias Altas, Presidente Dutra, Imperatriz, são apenas algumas das cidades de origem de muitos estudantes que frequentam uma das turmas oferecidas no curso. Quem frequenta hoje curso superior em Caxias e viaja todos os dias para frequentar a faculdade vence a rotina com a crença de que o curso fará toda a diferença no mercado de trabalho.

ERA ESPERADO


Na última sexta-feira o prefeito Humberto Coutinho aproveitou que não tinha mais nada para fazer e foi sentar de novo no sofá do programa do apresentador Ivan Brasil, na tevê de sua propriedade. Desta vez HC não foi boneco do manipulador de ventríloquo Carlos Alberto Silva, seu marqueteiro particular. Mesmo sem ele por perto os rumos da prosa ficaram dentro do esperado. Nenhuma surpresa.

HC não explicou, por exemplo, porque que não concede aumento salarial para o funcionalismo desde que assumiu o poder, ou porque está faltando transporte escolar na zona rural e porque crianças estão sendo obrigadas a estudar a noite. Ele também não explicou onde foram para os mais de cem mil reais já enviados pelo Ministério da Saúde para a manutenção de uma casa de passagem para portadores de HIV ou porque não existe merenda escolar, apesar do município já ter recebido grana para isso.

Enfim HC foi na tevê dá seu sorrisinho sem graça e contar umas lorotas. Mas já era esperado. Ele tem sido bombardeado com dezenas de denúncias na última semana. Tá ficando queimado na cidade. O caldo está derramando em linguagem popular, e as pessoas já estão se dando conta disso. Nem sempre uma mentira contada centenas de vezes vira verdade. A casa vai cair quando ele menos esperar.

Ação
Mães caxienses foram homenageadas na última sexta-feira com tratamentos de beleza e saúde na sede do Clube Alecrim. As atividades fazem parte das comemorações da Secretaria Municipal da Mulher.

Lixo  I
Caminhões do serviço de limpeza pública continuam jogando lixo próximo às margens do rio Itapecuru sem qualquer constrangimento. Todo o despejo de lixo acontece em plena luz do dia.

Lixo II
O lixo também está invadindo a reserva natural do riacho Inhamum e é depositado sem nenhuma cerimônia na estrada que liga Caxias a São João do Sóter, pelos caminhões que fazem o transporte do lixo.

Viva
Já está em funcionamento da cidade a unidade fixa do Viva Cidadão em Caxias. No local estão sendo expedidos documentos pessoais todos os dias. A unidade fixa fica situada na Travessa Antônio Joaquim e é aberto a todas a população caxiense.