Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CAPS AD REALIZA CAMINHADA

       Está acontecendo neste momento nas principais ruas do Centro da cidade a I Caminhada do CAPS AD. O objetivo principal é conscientizar a população em especial os jovens sobre o enfrentamento contra as drogas. 
       A unidade do CAPS de Caxias é uma das poucas existente na região que ajuda as pessoas a combaterem o uso das drogas e do álcool. Na sede da unidade, localizada no Bairro Baixinha, quem procura a sede do Caps recebe atendimento médico e psicossocial. Eles costumam passar todo o dia no local recebendo atendimento para se livrarem das drogas e do álcool.
      Com a caminhada nas ruas a direção do Centro quer alertar a população e principalmente mostrar que a população tem um ponto de referência para tratar essa mazela social, que também é um problema de saúde pública. 

COMERCIANTES SÃO ALVO DA VIOLÊNCIA

        Alarmes,cerca elétrica, vigias, nem sempre esses mecanismos ajudam os comerciantes caxienses a se defenderem dos assaltos. Cada vez mais audaciosos nada tem impedido que os marginais praticassem os delitos. No Centro da cidade, por exemplo, muitos comerciantes já abriram suas lojas no dia seguinte e se depararam com a loja revirada. Dinheiro, mercadorias, cheques e até notas promissórias já foram levados de algumas delas.
      O método é quase sempre o mesmo. Ou arrombam as portas ou eles adentram o estabelecimento comercial pelo teto. Alguns comerciantes tiveram sorte e conseguiu recuperar quase tudo o que foi levado pelos meliantes, já outros amargaram prejuízos e passaram a adotar estratégias mais radicais para não fechar o estabelecimento de vez, coagido pela violência. O lojista Roberto Pinheiro reforçou o forro da loja. Foi por ele que os ladrões levaram mais de três mil reais em mercadoria há três meses. Só fica na loja o que ele não pode levar para casa depois de um dia de trabalho.
   “Hoje eu ando com o computador portátil e todo o dinheiro que entra é depositado logo durante o dia, Não fica nada na loja a não ser a mercadoria. A gente reforçou tudo e entrega pra Deus, porque hoje em dia eles não temem mais nada”, argumenta.
   A comerciante Deusanira Barbosa, que é proprietária de um comércio de alimentos radicalizou e mandou colocar grades em todo o comércio. Só entram nos estabelecimentos os clientes de confiança, quem não é conhecido passou a ser atendido por uma grade.
      “Foi a única alternativa, fui assaltada três vezes fiquei muito assustada. Fora que depois das cinco horas da tarde a gente nem conseguia mais ficar com o comércio aberto porque tinha medo de aparecer um assaltante de repente. Depois que a gente passa por um trauma desse fica muito assustada”, justifica.

COMÉRCIO EM CRISE

         Basta uma volta no Centro para atestar o que muita gente já deve ter percebido. O comércio caxiense está em crise. Vendedores de braços cruzados dentro dos estabelecimentos comerciais já virou rotina. Um freguês aqui ou ali e nem sempre comprando, apenas dando uma olhadinha. Um prejuízo que gera um efeito dominó. Comerciante que vende menos, funcionários em constante risco de perderem o emprego e uma cidade que fatura pouco. A crise é tão evidente que ainda é difícil de entender como a revista Veja elegeu Caxias como uma das cidades que mais cresceram economicamente nos últimos anos. Não é bem assim que a realidade tem se apresentado.
       A crise estabelecida por aqui não diz respeito a não pagamento de salários de servidores público, hoje representando mais de 60% da população economicamente ativa. Os salários estão em dia, porém defasados. Além disso, há outros problemas. Os empréstimos consignados acabam levando quase todo o vencimento embora.
    A variedade de produtos e serviços oferecidos ainda é pouca. É um comércio tímido que atende apenas a necessidade da grande massa, porque aqueles que possuem um poder aquisitivo melhor, e isso inclui até mesmo uma parcela do funcionalismo público, continua sem comprar produtos em Caxias.    

Festa

O município de São João do Sóter vai celebrar 15 anos de emancipação política no dia 24 de junho com uma vasta programação. serão inauguradas a Subestação de Energia, o Mercado Público Municipal e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Haverá ainda visitação às obras do Hospital Público Municipal.

Conferência

Foi realizada nesta terça-feira no Centro de Treinamento João Paulo II a VII Conferência Municipal de Saúde. O tema tratado este ano foi: “Todos usam SUS. O SUS na seguridade social-política-pública, patrimônio do povo brasileiro”. O eixo a ser trabalhado durante o evento será: "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

Caminhada I

O Centro de Atenção Pscicossocial para usuários de Alcool e outras Drogas (CAPS AD) estará realizando em Caxias nesta quarta-feira (22) a "I Caminhada de Enfrentamento do Crack e outras Drogas". A concentração está marcada para as 7h da manhã, na Praça do Panteon, onde acontecerá uma celebração ecumênica e logo após, saindo pelas ruas do centro da cidade.

Caminhada II

Segundo a instituição, o objetivo da "I Caminhada de Enfrentamento do Crack e outras Drogas" será chamar a atenção da sociedade caxiense e sensibilizar as autoridades e sociedade civil, além das escolas, entidades ligadas à juventude, à família e a religião com o propósito de prevenir o uso e combater o tráfico de drogas.