Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PARABÉNS CAXIAS

        Celebrar mais um ano de existência da Princesa do Sertão Maranhense é olhar para trás e vê que sob diversos aspectos estamos melhores hoje do que fomos ontem. Caxias cresce na ânsia de ser melhor para as pessoas que aqui residem, mesmo que os caminhos sejam tortuosos. Ainda acertos para se fazer, ainda há melhorias que necessitamos. Mas este povo não se dobra. Não é por menos que a história desta cidade foi construída com muita luta e até com batalhas.
      Não é por menos que esta história  de batalhas se mistura com sua arte e cultura e Caxias precisa ser lembrada e celebrada nesse nicho cultural que tanto nos orgulha. Aqui é o berço de grandes poetas e escritores, personagens que também se mostraram grandes pensadores e articuladores políticos, tradição que se perpetua há décadas.
      Parabéns Caxias neste 1°de Agosto. Que sejam novos anos vindouros e que ao chegar aos duzentos anos de existência, as pessoas que aqui residem possa olhar para trás e vê que Caxias é um lugar melhor para viver. Que nos próximos anos, os problemas estruturais que a cidade tem hoje, possam ser coisas do passado.

Festa

As comemorações em alusão ao aniversário da cidade mudaram muito na última década. A festança, com direito a show em praça pública, agora é reduzido a uma salva de fogos umas competições para não deixar que a data passe em brancas nuvens.

Viajando

A comemoração tem se tornando tão insignificante que até mesmo o prefeito faz pouco caso em estar na cidade durante esta data. Até o fechamento desta edição ele ainda estava viajando com a esposa para a Bahia.

Retorno

Está marcado para esta semana o retorno dos trabalhos legislativos. Como já é de praxe, os vereadores devem esticar por mais algumas semanas o recesso do cansativo trabalho que é ser vereador em Caxias.

Expectativa

Talvez por isso a ansiedade seja maior pois é na Câmara Municipal que mais uma faceta do imbróglio envolvendo o desejo de Ironaldo Alencar de romper com Coutinho irá se desenrolar ou não, dependendo das cifras negociadas entre ambos.

DE TIMON

      Uma coisa está mais do que acertada a invasão dos espaços públicos no Centro da cidade não é feita exclusivamente por caxienses. Há diversos timonenses, sem espaço para ganhar dinheiro na sua cidade de origem, que se deslocam para Caxias para ocupar nossas ruas e praças.
       E eles estão encontrando respaldo na falta de cumprimento das leis municipais para ocupar estes espaços indiscriminadamente. A Praça Gonçalves Dias, que até bem pouco passava incólume pelos ambulantes, agora não passa mais. Eles já estão por lá também. São os vendedores de DVD pirata que armam suas bancas com a mesma facilidade com que encontram brechas para burlar a lei e desrespeitar o Código de Postura do município.
        E o que o poder público está fazendo para mudar isso? Nada. E nem vai fazer. Quem não respeita as leis não tem moral para cobrar que o resta da população também a cumpra. Por enquanto são apenas os ambulantes de Timon, a tendência é de em breve venham ambulantes de outras cidades, porque para desrespeitar a lei e ordem pública aqui sempre cabe mais um.

Oportunidade

Concordo que cada um tenha seu espaço para trabalhar, mas bagunçar, sujar e ocupar desordenadamente a cidade não. Isso é inaceitável e é cobrado por toda a população, o problema é que quem deve fazer com a lei seja cumprida faz ouvido de mercador.

Justiça

O próprio Ministério Público, que fica bem no Centro da cidade, não se posiciona para cobrar uma reorganização do Centro da cidade. A Câmara Municipal também não o faz, já que todos os vereadores simplesmente batem palmas para tudo o que a administração municipal faz.

Hospital

A Prefeitura já recebeu os equipamentos que integrarão a parte física do hospital público que está sendo concluído na cidade Timbiras. O local terá capacidade para 50 leitos e fará atendimento de pequena e média complexidade.

Feira

Começa oficialmente hoje mais uma Feira dos Produtores Rurais da região. O evento será realizado no Parque da Cidade onde já foram montados stands para expositores e a realização de negócios. O evento termina amanhã com a realização de uma cavalgada pelas ruas da cidade.