Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CAXIENSES ACOMPANHAM DESFILE DE 07 DE SETEMBRO

     Terminou agora a pouco o desfile em comemoração ao dia 07 de Setembro com o desfile dos atiradores do Tiro de Guerra, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Este ano mais de seis mil e quinhentas pessoas participaram desfilando. Foram estudantes da rede municipal, estadual e alguns alunos convidados da rede particular de ensino.
      O desfile celebrou o bicentenário do aniversário de Caxias. Alunos de escolas da rede municipal, da zona rural de Caxias também participaram do desfile. A estimativa da Policia Militar é que mais de oito mil pessoas tenham assistido ao desfile cívico realizado este anos. Confira algumas imagens do desfile:

FOTOS: JORNALISTA ANELE DE PAULA






CRIANÇAS PARTICIPARAM DA MANIFESTAÇÃO CÍVICA


POPULARES ACOMPANHARAM OS DESFILES

AUTORIDADES PARTICIPARAM DE DESFILE

   Como o prefeito ainda passa pelo luto pelo falecimento do pai, nada mais oportuno para ficar longe do povão, quem representou o Executivo no dia 07 de Setembro foi o vice Júnior Martins. Catulé, Fábio Gentil e Paulo Simão representaram o Legislativo. O pré-candidato a prefeito, Leonardo Coutinho também deu o ar da graça no palanque, afinal, quem não é visto não é lembrado.
    A direção do Sindicato dos Funcionários da rede municipal também realizaram um pequeno protesto, com faixas e até um caixão simbolizando o enterro da educação. Eles foram bastante aplaudidos pelo público que assistia ao desfile. Nada que constrangesse a administração pública que continuará fazendo as mesmas bobagens de sempre. 


OS TABLETS

     Foi divulgado durante a Bienal do Livro realizada no Rio de Janeiro no final de semana que o Ministério da Educação estava adquirindo os tablets para distribuir nas escolas públicas. Depois ficou no ar um disse me disse, porque a assessoria do MEC negou a informação. Verdade ou mentira, não acho correta a distribuição. A inclusão digital ainda é utopia nas escolas da rede pública. Um dos exemplos esta aqui mesmo em Caxias, na escola Municipal Eva Mendes uma sala de informática foi montada há meses e os equipamentos ainda estão numa caixa porque o município não tem condições financeiras de pagar um técnico para instala-los.
     E mesmo quando estas máquinas chegam às unidades de ensino, boa parte dos nossos educadores está sequer preparado para aplica-los como ferramenta metodológica. Contraditório não? Uma educação pública que quer acompanhar o progresso mais não prepara os seus educadores para isso. Fico até imaginando os estudantes de muitas escolas, que não conseguem sequer escrever o próprio nome, pelo ensino precário que recebem, com um tablet na mão. Não é preconceito. Sou totalmente a favor da inclusão digital. Mas esta deve vir acompanhada de embasamento educacional.

EDUCADOR

Para a construção desta, basta apenas um educador preparado, família incentivando os estudos, leitura, compreensão dos textos e do mundo ao seu redor. A educação não deve ser pautada nos inúmeros recursos disponíveis, mas no auxilio que ele pode dar a educação.

PROCESSO

Adquirir tablets ainda não passa por esse processo de formação do educando com uma parca rotina escolar. E se ela não pode chegar para todos, não deve ser mecanismo de exclusão para quem ainda não está pronto para recebê-lo.

CEO

Denuncias chegam a coluna de que os usuários do Centro Especializado Odontológico(CEO) não estão conseguindo o atendimento no local por causa da carência de medicamentos e aparelhos especializados na saúde bucal. Os itens estão em falta há vários meses.

CONDECORAÇÃO

Enquanto isso a Câmara Municipal condecora com o titulo de Cidadã Caxiense a coordenara do programa de saúde bucal em Caxias, Alessandra Daniel, pelos relevantes serviços prestados a população caxiense. Vá entender. 

CAXIENSE VENCE MAIS UMA MARATONA


    A maratonista caxiense Larisse Nascimento, 20 anos, voltou a subir ao pódio em uma prova de rua disputada fora do eixo Maranhão-Piauí. No último domingo (4), a maranhense recordista de vitórias no ano, terminou a 26ª Corrida Duque de Caxias de Jacobina, no estado da Bahia em primeiro lugar, deixando para trás fortes concorrentes baianas e de outros estados Nordestino.
     Larisse Nascimento completou a prova de 10 km em 35’31’’. Ela superou Marily dos Santos, que errou o percurso e acabou sendo prejudicada. Mesmo com o erro, a direção da maratona decidiu premiar as duas atletas como campeãs, inclusive com o prêmio de três mil reais para cada.
     Na prova masculina, o pernambucano José Márcio Leão da Silva com um tempo de 29’43’’ concluiu o percurso em primeiro lugar.
Este ano, a maratonista caxiense disputou 16 provas, sendo quatro no estado do Ceará, duas no Piauí, uma na Bahia, em Pernambuco e no Pará e outras e sete no Maranhão. No total foram 16 pódios, quatorze como medalhista de ouro e apenas dois como segunda colocada.

Resultado da Corrida de Jacobina em 04/09/2011
Geral Feminino
1º - Larisse Nascimento. Tempo: 35’31’’
2º - Marily dos Santos. Tempo: 35’46
3º - Maria Emanuella da Costa Oliveira. Tempo: 36’02’’
4º - Edielza Alves dos Santos Guimarães. Tempo: 36’13’’
5º - Giovana Santos Pereira. Tempo: 36’57’’

Geral Masculino
1º - José Márcio Leão da Silva. Tempo: 29’43’’
2º - Carlos Moreira dos Santos. Tempo: 29’51’’
3º - Giomar Pereira da Silva. Tempo: 30’06’’
4º - Antonio Carlos Borges de Jesus. Tempo: 30’13’’
5º - José Nilson de Jesus. Tempo: 30’16’’

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS