Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

BISPOS DO MARANHÃO SE REÚNEM EM CAXIAS

     Acontece entre os dias 11 e 15 o Regional Nordeste Cinco, realizado pela CNBB no Maranhão. O evento, que está sendo sediado na Diocese de Caxias no Centro de Treinamento João Paulo II, é um encontro que reúne bispos e representantes de todas as Dioceses existentes no Maranhão com o objetivo de elaborar o Novo Plano de Pastoral do Regional à luz das novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
       De acordo com o secretário executivo do Regional Nordeste 5, padre José Adalberto Vanzella, durante a Assembleia será elaborado o novo Plano de Pastoral de todas as pastorais, “com o objetivo de dar continuidade à caminhada da Igreja no Maranhão em sintonia com a Igreja no Brasil, sob a luz das novas DGAE”.

CONTRA O TEMPO

      Agora é uma corrida contra o tempo para quem deseja concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2012. Os pretensos candidatos têm até o dia 07 de outubro para estarem filiados a um partido politico. É agora que a coisa vai pegar. Em Caxias o comando partidário está dividido em alguns blocos. Um deles sob o comando de Humberto Coutinho, outro sob o comando de Paulo Marinho e um terceiro sob o comando de Helton Mesquita. Correndo por fora estão partidos como o PSOL,PT e PV, habituados a assumirem uma coligação de última hora ou lançarem candidatos independentes.
     A situação se complica para os vereadores com mandato. Ricardo Marques(PMDB) já não faz mais parte do grupo que apoia Roseana Sarney ou os Marinho. Leonardo Barata, Manoel da Caçamba e Chocolate(PTC) viram o comando do partido migrar para as mãe de Helton Mesquita(PDT), que até agora mantem candidatura própria ao comando do palácio da cidade. Humberto Coutinho(PSB) ainda não definiu onde vai encaixar o sobrinho Leonardo Coutinho, que será seu candidato em 2012. Pensem rápido senhores políticos, o tempo está passando e ele é cruel com quem não usa inteligência na hora de tomar suas decisões.

Calendário        

O requisito de estar filiado um ano antes das eleições está definido no artigo 9ª da Lei das Eleições* (Lei 9.504/1997) e encontra-se previsto no Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lista

A Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9096/1995) determina que cada partido entregue à Justiça Eleitoral a relação de nomes de seus filiados contendo também o número do título de eleitor e a seção eleitoral em que cada um está inscrito. Essa lista atualizada deve ser entregue até a segunda semana de abril e outubro de cada ano.

Domicilio

Ainda de acordo com a lei e o calendário, também nessa data os candidatos devem ter domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer. O domicílio eleitoral é condição de elegibilidade prevista na Constituição Federal. O objetivo é valorizar o vínculo entre o candidato e a população da localidade a ser representada.

Convenção

A filiação é apenas o primeiro passo para quem quer concorrer a um cargo eletivo. A prova de fogo são as convenções partidárias. É nela que as listas são formados e quem sempre dar a palavra final são os comandantes destes partidos.

VALOR DO ALUGUEL NOS PONTOS COMERCIAIS É ALTO

     Quem decide investir no setor varejista ou na prestação de serviço precisa levar em consideração os valores cobrados nos pontos comerciais caxienses. No Centro da cidade e numa faixa de cinco quilômetros do seu entorno alugar um ponto comercial, de um tamanho máximo de quatro metros quadrados não sai por menos de mil reais.
       As famílias consideradas de melhor poder aquisitivo são as detentoras desses locais e algumas possuem entre três até mais de dez pontos comerciais alugados. A renda mensal somente desses alugueis pode chegar a mais de vinte mil reais. Eles não revelam quanto faturam nesse mercado imobiliário, mas, os comerciantes que não podem ser donos do seu próprio ponto comercial reclamam do que é cobrado.
        “Todo mês é dois mil e trezentos reais que eu pago de aluguel. Se eu disser não compensa vou estar mentindo, mas é muito dinheiro. Se eu não gastasse tanto podia contratar mais um funcionário e ainda dava para assinar a carteira, porque não ia gastar tanto pagando um aluguel absurdo”, revela o comerciante Marcelo Tadeu dos Santos.
      Em Caxias não há um cartel no preço destes alugueis nem um teto estabelecido. Cada um cobra o que tem vontade. Mesmo com os preços elevados é raro um de esses espaços ficarem vago por mais de dois meses e o que é pior, muitos prédios históricos foram descaracterizados ou demolidos justamente para dar lugar aos novos estabelecimentos comerciais que surgiram na cidade. Quando o empreendedor local fecha contrato com alguns desses pontos, pode ou não, fazer melhorias mas, nem sempre elas são descontadas no aluguel.
     “Eu mesmo fiz um monte de melhoria aqui. Parecia uma caixa e só tinha a porta de entrada para entrar ar. A gente que precisa está sempre correndo o risco de ter que pagar mais, porque quem aluga não perde nada, só a gente que vê o dinheiro descer pelo ralo. Eu estou trabalhando há dois anos pra vê se mudo isso. Quero sair daqui e ter o meu próprio lugar”, pondera a vendedora de alimentos Vera Maria da Silva.