Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MORADORES DO BAIRRO VILA ARIAS PROTESTAM CONTRA NOME DE ESCOLA

     A Unidade Integrada Municipal Teodomiro Carneiro foi recém inaugurada pela Prefeitura. A unidade de ensino é moderna, possui salas com quadro branco, carteiras anatômicas e até banheiro para portadores de deficiência física. Mas, é justamente o nome dado pelos vereadores caxienses a unidade de ensino que tem causado revolta entre os moradores do bairro onde a escola está localizada. 
      Segundo os moradores do bairro Vila Arias o nome da escola que atualmente homenageia um ex-vereador de Caxias, falecido há alguns meses, não é aceito pelos moradores da localidade e que este teria sido escolhido pelo vereador Catulé e a revelia dos moradores do bairro. 
        "Ele veio aqui com o prefeito fez uma reunião e meia dúzia de babões bateram palmas pra eles. Mas ninguém aqui aceita esse nome não", argumenta o pai de aluno Feliciano Silva.
      E para comprovar o que diz, Feliciano, que também faz parte da União de Moradores do bairro realizou uma votação no último dia 25 de agosto para que os próprios moradores do local escolhessem o nome da unidade de ensino. Na cédula entregue para a votação havia o nome atual da escola e o antigo que era U.I.M. União de Moradores. O nome de Teodomiro Carneiro só foi escolhido por duas pessoas, enquanto o segundo foi aprovado por 205 pessoas que exigem a troca do nome. 
          Conforme os moradores se a Prefeitura, que colocou este nome a revelia, tivesse pelo menos homenageado a educadora Marcelina que foi a fundadora da escola, eles aceitariam sem protestar.
            "Se eles queriam dar o nome de alguém para a escola porque que não deram o nome da Marcelina, foi ela que lutou por isso aqui. Não temos nada contra o Teodomiro, mas ele nunca fez nada pelo bairro e agora vem o vereador Catulé querendo dar o nome dele pra essa escola", justifica. 

ESTUDANTES DO CESC/UEMA COBRAM AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO


     Estudantes do Centro de Estudos Superiores de Caxias saíram as ruas no final da tarde da última quarta-feira para protestar contra o Governo do Estado e a direção da instituição. O motivo é a superlotação do CESC/UEMA, localizado na Avenida General Sampaio no Morro do Alecrim. Segundo os estudantes o número de vagas cresceu, mas o número de salas de aula não acompanhou este processo.
       Por conta disso e como forma de não deixar os estudantes sem aula a direção do Centro acabou transferindo as aulas de algumas disciplinas para a sede da Escola Estadual Inácio Passarinho que fica próximo ao Centro de Estudos Superiores de Caxias, mas os estudantes não gostaram da medida. Eles reclamam que o regimento interno daquela instituição de ensino é completamente adversa do Cesc/Uema o que estaria tolhendo a liberdade dos acadêmicos e provocando mal estar entre os universitários e direção da escola.
       Durante um protesto os estudantes fizeram um enterro simbólico da instituição e do Governo do Estado, a quem eles culpam pela falta de investimento no Centro. Nós ficamos muito decepcionados não só pelo fato do deslocamento das salas mas também por termos que nos adequarmos as normas da direção do Inácio Passarinho", afirmou o acadêmico Willemes Ferreira.
       Os acadêmicos revoltosos com a situação pediram o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos de curso (CA) para que fosse feito um movimento de reinvindicação. "Se temos um prédio e tem uma área para ser construída mais salas de aula, porque não reivindicar por isto?", destacou José Mário Jr., membro do CA de Geografia.
Direitos-       A argumentação da vice-diretora do CESC/UEMA, professora Jordânia Maria Pessoa é de que a transferência das aulas para a escola Inácio Passarinho evita que os estudantes ou fiquem sem aula, ou sejam, obrigados a ficar nos corredores. Ela ressalta ainda que todas as medidas já estão sendo tomadas para que os problemas sejam solucionados o mais rápido e dentro do possível.
      Os acadêmicos que participaram do protesto enfatizam que não irão cruzar os braços. Eles já garantiram que se nenhuma medida for tomada para resolver o impasse irão formar uma comissão e levar o caso até a Assembleia Legislativa.
       Falta de salas ade aula não é único problema do CESC/UEMA. Apesar das melhorias feitas nas últimas décadas a unidade de ensino ainda está longe do que preconiza a estrutura física de uma instituição de ensino superior de qualidade. Além disso, ainda há a carência de professores para diversas disciplinas, o que acaba atrasando muitos estudantes na conclusão do ensino superior.

GOVERNADORA LANÇA VIVA NOTA


O consumidor maranhense ganha novo estímulo para exigir a emissão de nota fiscal. É o Viva a Nota,  que tem como slogan “Peça a Nota e ganhe prêmios em dinheiro”. O proggrama foi lançado pela governadora Roseana Sarney nesta quinta-feira, no Palácio dos Leões. Instituído pela Lei 9.120/2010,  o Viva Nota tem o objetivo de aumentar a arrecadação do estado pela exigência que o consumidor vai fazer pela nota fiscal no comércio varejista.
Roseana, secretários e deputado Arnaldo Melo durante lançamento do Viva Nota
Segundo afirmou a governadora, o programa vai despertar a consciência do maranhense. “O Viva Nota é um programa de estímulo a arrecadação do fiscal, quanto maior é a arrecadação, mais obras serão realizadas para o maranhense”. Nesse semestre, o programa vai beneficiar o esporte, mas a partir do próximo ano a iniciativa também vai incentivar a cultura.
Com a campanha o Governo do Estado vai instituir um sistema de premiação em dinheiro que deve distribuir, ainda em 2011,  ingressos  gratuitos para partidas de futebol e devolução ao consumidor de uma parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que está incluso no preço das mercadorias.
A solenidade contou com a presença dos secretários de Estado de Fazenda, Claudio Trichão; de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; Comunicação, Sérgio Macêdo; Assuntos Políticos, Hildo Rocha; Direitos Humanos, Luisa Oliveira; Cultura, Luís Bulcão; presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo; deputados estaduais; dirigentes de Clubes de Futebol, representantes do comércio e do Sebrae; além de torcedores e outros convidados.
Raul Mendonça Filho, coordenador do Viva Nota, informou alguns benefícios do programa. “O cidadão terá a devolução de parte do imposto que ele pagou naquela aquisição. Além disso, a cada R$ 100 ele adquire um cupom para ganhar prêmios em dinheiro, e ainda, o cidadão vai ganhar bônus para trocar em ingressos de partidas futebol, isso vale a partir do dia sete de setembro”, contou
Cadastro
O cidadão deve entrar no http://vivanota.sefaz.ma.gov.br/, onde cadastra o CPF e poderá acompanhar na sua conta os pontos acumulados, os sorteios, requisitar seus ingressos e imprimir o seu Cartão do Cidadão, com Código de Barras e emblema do clube.
O Consumidor poderá denunciar a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) quando o lojista se recusar a emitir a nota ou cupom fiscal, ou quando não identificar no site do Viva Nota, a nota fiscal de suas compras, caso o comerciante não a tenha informado na declaração- DIEF.
Confira o cronograma dos segmentos alcançados pela campanha
Setembro/2011
Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Padarias e similares, Roupas, Calçados e Acessórios, Jogos eletrônicos, Equipamentos de Informática e softwares.
Outubro/2011
Móveis, Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos, Materiais Elétricos e de Construção, produtos Alimentícios, produtos para Casa e escritório.
Novembro/2011
Artigos Esportivos, Óptica, jóias e relojoarias e serviços Fotográficos.
Dezembro/2011
Automóveis, Motocicletas, Barcos, Combustíveis e outros.

ESTOU DE OLHO


       Sempre digo a alguns descrentes que politico corrupto só respeita duas coisas: jornalistas sérios e Justiça correta. O exemplo disso esta aí. Depois de denúncias veiculadas neste matutino, escritas por esta jornalista que conversa com vocês agora,  e pela dura ação do Ministério Público na pessoa da promotora Carla Mendes, a Prefeitura de Caxias finalmente adquiriu a van, que ela alegava existir para justificar o desvio de mais de R$ 200 mil reais destinados a manutenção de uma casa de passagem para portadores do vírus HIV. O veiculo está novo em folha, tinindo a lataria. Até os bancos ainda estão com plástico.
       Ou seja, a desculpa dada há alguns meses ao MP de que o dinheiro que cai todos os meses na conta da Secretaria Municipal de Saúde há mais de dois anos havia sido empregado na compra do veiculo para transportar os portadores do vírus que precisa de atendimento era uma grande mentira. Tanto que a secretaria teve que correr para comprar o veiculo ou então responder a mais uma ação judicial por desvio de recursos públicos. Vou ficar de olho e espero que o veículo, que possui capacidade para mais de quatorze pessoas, de fato seja usado por quem lhe é de direito. Vou continuar na batalha silenciosa de fiscalizar onde o dinheiro dos meus impostos está sendo aplicado pelos meus funcionários públicos, que ainda possuem o péssimo hábito de querer meter a mão no que não lhes pertence.

Recursos I

Os recursos para a manutenção da casa, depositados mensalmente na conta da Prefeitura pelo Governo Federal é de mais de quatro mil reais. A Casa de Passagem montada por uma ONG, a Associação Solidária fechou, antes mesmo dos recursos começarem a ser repassados para a casa.

Recursos II

E como ele é depositado na conta da Prefeitura, que deveria repassar a casa, a Prefeitura acabou embolsando o dinheiro e se não fosse a denúncia da presidente da Associação, Silvana Pinheira, ia ficar por isso mesmo, pois nunca tinham dado satisfação sobre a grana e muito menos a sua destinação.

Recursos III

Era um dinheiro que entrava e não se sabia onde estava sendo aplicado durante todos esses anos. Mas vamos fingir. Fazer de conta que a Prefeitura usou como um empréstimo, aplicou em outra finalidade, para o bem do povo, e agora resolveu devolver.

Atuação

É graças a atuação da promotora Carla Mendes e alguns setores do judiciário e do Ministério Público em Caxias que a Prefeitura se porta como deve ser um órgão público. Mas isto sob muita pressão, porque enquanto é possível quem cerca o poder vai fingindo que as coisas em Caxias estão de vento em popa.