Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RETIRADA DE FAMÍLIAS QUE INVADIRAM TERRENO DO PARQUE COUNTRY CLUB FOI ADIADA

        As mais cem famílias que invadiram o terreno que pertence ao parque aquático Country Club, obra inacabada, em Caxias ganharam mais um prazo concedido pela justiça para saírem amigavelmente do local. É que a Justiça, conforme documentos fornecidos pelo proprietário do terreno, já deu ganho de causa para o mesmo e determinou a retirada das famílias do lugar.
           Só que o impasse ´bem mais sério do que parece e denúncias pipocam por todos os lados. Algumas pessoas já denunciaram que boa parte dos invasores não precisam de um lugar para morar, que além de ter renda, eles ainda são proprietários de outros imóveis. Outra denúncia é de que um dos lideres dos invasores estria loteando o terreno e vendendo a populares e que se o mesmo não ergue a casa em tempo recorde ele volta a vender o mesmo pedaço de chão para outras pessoas. 
        Enquanto o impasse não é resolvido as famílias continuam ocupando o local. Eles já puxaram gato de energia elétrica e já cavaram um poço apara abastecer as casas dos populares, já que a invasão não é reconhecida pelo poder público. 

LARISSA NASCIMENTO VENCE MAIS UMA MARATONA

         A maratonista de Caxias (MA), Larisse Nascimento, 20 anos, voltou a conquistar um pódio em prova de rua disputada no estado do Ceará, sendo o quinto titulo este ano em terras alencarinas. A corrida que fez parte do circuito anual do SESC, aconteceu no último domingo (18), na cidade de Juazeiro do Norte e teve um percurso de 8 km. A caxiense completou a maratona em 26 minutos cravados.
       Este ano, Larisse já havia vencido outras quatro provas no estado do Ceará. Em maio, garantiu o primeiro lugar do Circuito Pagues Menos em Fortaleza e no mês seguinte, voltou a subir no lugar mais alto do pódio duas vezes; na Corrida do Coração, também na capital cearense e na prova de Santo Antonio no município de Quixeramobim-CE. No mês de julho, venceu a mini-maratona de Sobral-CE.
        Na corrida do ultimo domingo, Larisse liderou o pódio que foi completado com Mirim Farias da Silva, ao concluir o percurso em 26’35’’ e Maria Sandra Pereira da Silva, com um tempo de 27’02’’. No masculino a vitória ficou com outro maranhense Adelson Alves Rodrigues, de Barão de Grajaú com um tempo de 21’25’’.

FONTE: JORNALISTA MANO SANTOS

CAXIENSES SOFREM COM AS ALTAS TEMPERATURAS

           Quem mais sofre com baixa umidade do ar são as crianças e idosos. No Hospital Geral e Hospital Infantil Dr. João Viana, as maiores partes dos atendimentos estão relacionadas aos problemas causados pelo excesso de calor. Cristiane Azevedo, mãe de Larissa de apenas cinco anos, conhece bem este problema. Basta o tempo dá uma virada para que a filha tenha uma crise respiratória. Entre inalações e medicamentos, ela tenta amenizar o problema de saúde da filha como pode.
        “A gente já mudou um monte de coisas dentro de casa. Melhorou, ela passa alguns meses bem, mas aí o tempo começa a ficar seco de dia e frio de madrugada o nariz dela começa a ficar irritado. É um sofrimento. O médico diz que não tem cura, e o jeito é a gente ficar assim nessa luta o tempo todo”, declara.
       A baixa umidade exige cuidados com a saúde, principalmente para as pessoas que já têm, ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório. Ao sentir qualquer problema, o paciente com quadro prévio de doenças como asma, bronquite ou alergias respiratórias, devem procurar o médico para receberem o atendimento adequado. Vale lembrar que a seca também piora alguns outros quadros, como dermatites, psoríase, hipertensão e problemas reumáticos.
      Uma das alternativas, apresentadas por especialistas, e medida essencial para a saúde de todas as pessoas nessas ocasiões é a ingestão de em média, dois litros d’água por dia. As pessoas idosas precisam estar mais atentas ao consumo de líquidos, durante os períodos de baixa umidade. Elas têm mais chances de se desidratarem que os mais jovens no período da seca. Como apresentam metabolismo mais baixo, os idosos normalmente tomam menos água. Por isso, quando a umidade cai, eles precisam aumentar a ingestão de líquidos. Por conta da baixa imunidade, os idosos ficam expostos mais facilmente aos problemas respiratórios. As crianças também merecem atenção por ainda não terem desenvolvido algumas defesas imunológicas, o que também as deixam vulneráveis as doenças no pulmão. Nos tempos de baixa umidade, a mucosa respiratória do corpo humano diminui a produção de muco secreções.

ASSUMINDO A CULPA

      Policiais militares e o próprio comando da instituição em Caxias veio a público assumir as deficiências da PM para conter a falta de segurança que assola o município. É redundante claro, só se disse o que já se sabia. Faltam homens, assim como faltam viaturas. É um mal comum a muitas cidades brasileiras. Policias equipada precariamente e profissionais mal remunerados.
   Mas falta a sociedade também assumir suas culpas. A insegurança prolifera onde a sociedade e o poder público não estão chegando. Há de se tentar reprimir a violência e quando ela começa ainda em casa, quem faz esse papel? Ninguém. Não é justo reclamarmos das autoridades quando não cumprirmos o nosso papel social de educar. Ninguém começa a ser marginal por acaso. Já sei, é uma questão sócia antropológica, é sim. Isso é fato e nunca, em sociedade nenhuma, problema são solucionados enquanto teóricos ficam em sala apenas discutindo pensamentos e teorias. A prática é urgente e ela passa pela educação, nada mais clichê do que dizer isso.  
    E é aí que Prefeituras e Estados tem um papel preponderante. O acesso a politicas sociais faz toda a diferença para impedir que a marginalidade prolifere. É o tal dos direitos iguais. Que deveria funcionar para pobre, porque rico paga por isso e às vezes mesmo pagando desse grupo também saem bandidos, mas de colarinhos brancos.

Mudança                                       

O coronel do 2°BPM, Verissimo Porto, assumiu que a partir deste final semana a população caxiense já começará a sentir uma diferença no combate a criminalidade. É esperar e aguardar as medidas que serão tomadas.

Titulo

O bispo de Caxias, Dom Vilssom Basso será condecorado pela Assembleia Legislativa com o titulo de Cidadão Maranhense. A titulação foi proposta pelo deputado Bira do Pindaré (PT) pelos serviços que o bispo já prestava ao estado antes de ser indicado pelo Vaticano para assumir a Diocese de Caxias.

Reforma

O prédio da antiga estação ferroviária de Codó será reformado. O anuncio foi feito esta semana. O prédio que já é uma importante atração turística da cidade ganhará melhorias que recuperarão os traços originais da unidade.

Unacon

A deputada estadual Cleide Coutinho anunciou a construção de uma unidade de combate ao câncer que será erguido em um anexo do Hospital Geral de Caxias. A coluna já havia feito o anúncio há meses. É que o recurso e o número do convênio estão disponibilizados no site Portal da Transparência. 

HOMEM APLICA GOLPE DA TORRE EM CAXIAS

     Conhecido como José Carlos, 29 anos, natural da Bahia, este homem mobilizou no começo da tarde de ontem equipes das policias, do Samu e até do Ministério Público quando ameaçava se jogar do alto de uma torre de telefonia localizada no Morro do Alecrim. 
     Para não se atirar da torre ele pedia uma passagem de ida para Recife e ainda uma quantia de R$ 2.500,00. Com o pedido atendido descobriu-se mais tarde que José Carlos não é maluco, não queria se matar ao se dizer vitima do sistema, mas aplicar um golpe em que lhe ajudou. José Carlos já cometeu a mesma falsa tentativa de suicídio em outras cidades como Salvador, Joinville e no Pará sempre cobrando a mesma quantia para não se matar. José Carlos agora deve estar curtindo uma breja gelada em alguma praia do Recife e gastando a grana que ganhou. Quando o dinheiro acabar, ele aplica o golpe de novo. Para ver a cara do mala e os golpes que aplica basta clicar aqui