Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

GREVE DOS BANCÁRIOS PREJUDICA COMÉRCIO CAXIENSE

Camelôs são os mais prejudicados com a falta de dinheiro 

     A greve dos bancários já começa a prejudicar consumidores e principalmente os comerciantes caxienses. É que sem dinheiro nos caixas eletrônicos e com os serviços das agências suspensos quem não possui cartão de crédito ou cheque está tendo dificuldade para comprar no comércio local. A lojista Ana Amália Falcão enfatiza que passou toda a quarta-feira na loja, segundo ela o dia mais critico desta semana, sem conseguir vender uma peça de roupa da loja de confecção. Se continuar desta forma, ela alega que já contabiliza prejuízos.
        “Não vendi nada, nada mesmo e isso é ruim porque o nosso faturamento cai e no final do mês a gente que pagar os funcionários e os impostos, como é que eu vou fazer? Porque se continuar assim não vai aparecer ninguém, porque as pessoas estão sem dinheiro”, ressalta a lojista.
      O argumento de Ana Amália é o mesmo de muitos outros lojistas. Aposentados e pensionistas do INSS que representa a grande receita que circula no começo do mês em Caxias também estão com dificuldades para receber seus vencimentos. Muitos, que são oriundos da zona rural, estão voltando para casa de bolso vazio e com prejuízo no bolso, já que serão obrigados a pagar uma nova passagem para tentar sacar seus vencimentos.
      “Eu já vim duas vezes Nazaré do Bruno pra cá e hoje vou ter que conseguir tirar o dinheiro, porque estou precisando muito. Nos outros dias que eu vim, como tem muita gente, o dinheiro dos caixas acaba logo e fica muita gente sem receber”, revela o aposentado Inácio Pereira.
        A situação ficou ainda pior com a greve desde que o número de caixas eletrônicos das agências bancárias foi reduzido. Em algumas delas, que possuem mais de dez caixas eletrônicos, o funcionamento foi reduzido para todos e os bancários fazem campana para evitar que alguém burle a determinação nacional. Sem dinheiro na mão há consumidores evitando gastos com cartão de crédito ou cheque o que tem contribuído para prejudicar o comércio local.
      “Eu não sei quantos dias vai durar isso, por isso que só estou comprando no cartão em último caso, para não estourar o limite sem necessidade. A gente tem que se precaver porque a greve tanto pode acabar hoje quanto daqui há algumas semanas”, alerta a consumidora Cristina de Souza.
      Quem mais é penalizado com a falta de circulação de dinheiro no comércio local são os pequenos comerciantes, dentre eles ambulantes e camelôs. Como não possuem serviço de crédito com venda em cartão ou cheque é o do dinheiro vivo que depende o faturamento deles. A expectativa para maioria é que as coisas melhorem na próxima semana com as vendas de brinquedos e produtos para o Dia das Crianças. 

DIRETORIA PUB FAZ TRIBUTO A LEGIÃO URBANA

    Neste sábado a boate Diretoria Pub faz um tributo a banda Legião Urbana, a partir das 22hs. O Tributo será comandado pela banda cover da Legião, Andreia Doria, de Teresina (PI). As 50 primeiras pessoas que adentrarem a casa irão faturar coletâneas da banda. A noite ainda contará com hits eletrônicos dos dj"s Gildenor e Márcio.

ESCOLA THALES RIBEIRO SE DESTACA EM PROJETOS

      Não é apenas por causa de boas notas e disciplina dos alunos que a escola estadual Thales Ribeiro se destaca na educação caxiense. Os próprios estudantes dão um show quando o assunto é participação em projetos. Um dos estudantes que já passaram pela instituição é Danilson Almeida Silva. Ele foi reconhecido como um dos dez melhores do Brasil no Prouni e graças a uma bolsa de estudos cedida pelo Governo Federal ele hoje está na Espanha fazendo um curso superior na Universidade de Salamanca.
     O caso mais recente de sucesso é o estudante Alysson Vasconcelos, de 17 anos, que cursa a 3°série do ensino médio na escola. Esta semana  ele se encontra em Brasília participando do projeto da Câmara de Deputados intitulado Parlamento Jovem. Alisson foi um dos três alunos maranhenses selecionados pela Câmara Federal para participar do projeto e isso não aconteceu apenas porque o jovem tem o desejo de ingressar na vida política. Alisson vai mais além e se tudo der certo, e seu projeto for aprovado durante a sua estádia em Brasília a biblioteca da escola será aberta para a toda comunidade do Bairro.
     Ao concluir o ensino médio o estudante Alisson, que pretende cursar Medicina, poderá se juntar as dezenas de estudantes que já passaram pela escola Thales Ribeiro Gonçalves e já concluíram ensino superior, mostrando que uma boa base escolar faz toda a diferença no mercado de trabalho.

SAIBA MAIS:
                                                   
. A escola possui 560 alunos na zona urbana e 815 na zona rural
. A escola também possui 145 professores na sede e na zona rural
. No ano passado 60 alunos foram aprovados em concursos vestibulares em diversos estados brasileiros


.

A PARTIR DE AMANHÃ LEI QUE ALTERAR O PROCESSO ELEITORAL EM 2012 NÃO TERÁ VALIDADE


A partir de sexta-feira (7), qualquer lei que alterar processo eleitoral não valerá mais para as eleições 2012, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É o chamado princípio da anterioridade eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal de 1988.
O artigo visa a preservar a segurança do processo eleitoral, afastando qualquer alteração feita “ao sabor das conveniências de momento”, conforme o tribunal.
Nas eleições realizadas no Brasil em 2006 e em 2010, modificações na legislação produzidas no ano do pleito acabaram não valendo para as eleições ocorridas nos respectivos anos, por decisões do STF baseadas no princípio da anterioridade da lei eleitoral.
Em 2006, foi o caso da verticalização. Promulgada em março daquele ano, a Emenda Constitucional 52 determinou o fim da chamada verticalização –as coligações partidárias não eram mais obrigadas a se repetir nos âmbitos nacional, estadual, distrital ou municipal.
Mas, em outubro do mesmo ano, o STF julgou procedente uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade), reconhecendo que, como foi promulgada em março de 2006, a emenda havia afrontado o princípio da anterioridade eleitoral, razão pela qual não devia valer para as eleições daquele ano.
Com isso, as regras da verticalização só passaram a valer a partir do pleito de 2010. A chamada Lei da Ficha Limpa teve o mesmo destino. Sancionada em junho de 2010, a norma estabelece novas hipóteses de inelegibilidades, e chegou a ser aplicada pelo TSE nas eleições no ano passado.
Mas, em março de 2011, ao julgar um recurso sobre o tema, o STF decidiu que a norma afrontou o artigo 16 da Constituição e que, por isso, não teve validade no pleito de 2010.
FONTE: FOLHA.COM

PERMISSIVIDADE

      Leis Municipais existem aos montes em Caxias, quer sejam elaboradas pelo Executivo ou pelo Legislativo, o difícil é pô-las em prática. Fazer com estas determinações, que visam melhorar o bem estar social, não passem de um monte de papel com carimbos. O exemplo mais claro acontece agora. Há mais de um mês o Ministério Público determinou que a Prefeitura retirasse oito vendedores de frutas e verduras do Centro da cidade. Nada de força, apenas diálogo e nada ficou resolvido. A Prefeitura lavou as mãos e é agora o MP o responsável por fazer com que a determinação seja cumprida.
     Quando o exemplo não começa de cima dá nisso. A Prefeitura é a primeira a viabilizar essas permissividades. Vide o exemplo que foi feito desde que este gestor está no poder. Ambulantes permeiam toda a cidade e o que é pior, a própria Prefeitura construiu bares, para a venda de bebida com álcool para qualquer pessoa, em cima de algumas praças, dois deles bem em frente ao cemitério de São Benedito.
     Não é papel de um gestor, com um mínimo de conhecimento sobre gestão pública, permitir que uma cidade seja transformada num feirão a céu aberto sob o manto de que isto permite emprego e renda aos caxienses de baixa renda é no mínimo esdrúxulo e não condiz com a atuação de um prefeito que se vangloria de cumprir as leis.

Fiasco

Quem se associa a Prefeitura de Caxias com o intuito de promover eventos públicos, corre o serio risco de transformá-lo num fiasco. Quem passou pela Feira de Literatura Arte e Comércio realizado no final de semana teve a certeza disso. O evento que promovia a literatura e arte da região dos cocais atraiu poucos visitantes, apesar da mega estrutura oferecida pelos organizadores.

Pena

Uma pena, pois sem sombra de dúvida Caxias é carente de atividades culturais do porte que foi a Leterat.com. Talvez isso se reflita na forma de divulgação adotada pela Prefeitura. É que eles costumam centrar tudo nos meios de comunicação atrelado ao Executivo que não conta com o interesse da população.

Global I

Já o programa global Caldeirão do Huck foi recorde de audiência por aqui. Todos os televisores estavam ligado na tarde de sábado para vê a aventura do maranhense José Wilsom Estevam contemplado com um estúdio musical. O programa foi um tapa na cara de nossos gestores.

Global II

É que apesar dos méritos do programa Caxias foi mostrada como uma cidade feita e com pouca infraestrutura. Tudo indica que a produção só filmou as ruínas da Balaiada e o bairro onde o sorteado mora. O que só prova que a periferia da cidade precisa de muitos investimentos para melhorar.