Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

COMÉRCIO CAXIENSE NO CLIMA DO DIA DOS NAMORADOS

  O que não irá faltar ao consumidor caxiense são ideias para presentear o namorado ao companheiro no próximo domingo, data em que celebrado no Brasil o Dia dos Namorados. Para atrair esse tipo de consumidor, já que esta nem é uma das datas mais vendavéis do ano, o lojista caxiense está postando em promoções e na decoração das vitrines, como uma atração a mais a inspirar os casais apaixonados. 
      Os presentes mais procurados também já despontam no comércio local. A preferência é por celulares, seguidos de roupas e perfumes. Casais como Cristina Andrade e o namorado José Raimundo da Silva irão evitar surpresas no dia 12 de junho. É  que les já deram sugestões um ao outro do que querem ganhar no domingo.
     "Acho que quero ganhar uma roupa ou uma sandália que eu adoro, já ele disse que qualquer coisa serve, mas estou pensando em dar uma roupa também", afirma Cristina. Para o lojista o importante é que o consumidor não saia de mãos vazias ao entrar em seu estabelecimento comercial. Josenildo Bezerra, comerciante de roupas e calçados, preparou promoções para esta semana. "Quem vier comprar na loja vai levar tudo com um bom desconto. O comércio não está tão bom nesta época mais é importante a gente fazer com que o consumidor compre", justifica. 
       E se for para manter o comércio aquecido vale até deixar algumas lojas abertas até mais tarde. Pelo menos é isso que estão articulando alguns lojistas, permitir que os retardatários encontrem as lojas abertas até mais tarde no sábado. 

POLICIA MILITAR REDOBRA SEGURANÇA EM CAXIAS COM BLITZEN

RUA PRIMEIRO DE AGOSTO É PONTO ESTRATÉGICO DA PM
   Depois dos inúmeros assaltos, tentativas de homicídios, furtos e roubos registrados nas últimas semanas em Caxias a Policia Militar, em parceria com a Guarda Municipal, estão intensificando as fiscalizações nas ruas de Caxias. Estas ações estão ocorrendo de duas formas: uma é a realização de rondas diárias e constantes, não apenas a noite, e a outra são blitzen para apreender motoristas infratores.
     As medidas adotadas pela PM acontecem em pontos estratégicos da cidade e já surtiram efeito, em menos de dois dias, desde que começaram a ser realizadas. Somente na segunda-feira 22 motos e carros foram recolhidos pelo guincho da PM. Os problemas detectados foram variados, mas o principal deles foi a falta da Carteira de Habilitação.
       Já na tarde de segunda, quando a ação da PM começou, os policiais conseguiram coibir em plena luz do dia duas tentativas de assalto contra pessoas. O primeiro registrado aconteceu na Avenida General Sampaio, no Morro do Alecrim. Uma estudante da Universidade Estadual do Maranhão foi vitima de tentativa de assalto praticado pelo suposto mototaxista Alan Jefferson Melo Ribeiro e seu comparsa Francisco José Assunção, ambos com 22 anos de idade e residentes no Bairro Cangalheiro. No mesmo dia o Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar de Caxias (GOE) realizou a prisão em flagrante de um jovem que praticou um assalto no Bairro Trizidela. José Francisco Lopes da Silva, de 20 anos, residente do Bairro Caldeirões, tentou assaltar a força a bolsa de Joselia Brito de Lima, de 44 anos. O assalto ocorreu por volta das 18h50 na Rua Godofredo Viana, no Bairro Trizidela, onde a vítima residia.
      São ações como estas que tem deixado a população um pouco mais tranquila, como revela o motorista Higino Ferreira. “Devia acontecer sempre porque a gente se sente mais seguro. A violência em Caxias está absurda e você não se sente seguro em lugar nenhum, nem na porta da sua casa você pode ficar mais”, alega o motorista. 

IDOSOS AINDA SÃO VITIMAS DE EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS

    
SEDE DO INSS DE CAXIAS
      Mesmo com os constantes alertas e investigações por parte da Delegacia de Policia Civil continuam sendo registrados no município diversos casos de empréstimos fraudulentos. As principais vitimas são aposentados e pensionistas do INSS.  Uma das vitimas é a aposentada Francisca Raimunda Coelho. Ela registrou um boletim de ocorrência declarando que estão sendo descontada dos seus vencimentos uma parcela mensal no valor de R$ 120,00. Ao solicitar informações na agência bancaria a aposentada foi informada de que o empréstimo foi efetuado na financeira que corresponde ao banco BMC.
       “Não fiz empréstimo nenhum, não recebi dinheiro e nem fiz nada pra ter esse desconto no meu aposento”, menciona indignada a aposentada.
        Assim como crescem o número de ocorrências desse tipo na Delegacia, é cada vez maior o número de bancos citados nessas ocorrências. Alguns já são velhos conhecidos dos boletins policiais, como Schahin, BMG, Bonsucesso. Outros são novos, tais como o Banco Daycoval, Banco OBOE e Cruzeiro do Sul.  Na sede dos bancos correspondentes o delegado explica que não há ajuda para descobrir como funciona o esquema, já que estes se recusam a entregar as cópias do contrato para se verificar os nomes dos corretores que realizaram o empréstimo fraudulento. Mesmo com a nova lista de banco citados o delegado regional Celso Alvares Rocha diz que é necessário ter atenção e ainda faz um alerta.
       "Algumas vezes essas pessoas realmente fizeram os empréstimos, mas sem terem muita instrução, estranham o fato de passado mais de um ano, ainda continuarem os descontos nos seus benefícios. A investigação é demorada, porque geralmente as pessoas lesionadas são de Caxias e os corretores também, mas os empréstimos partem a partir da cidade de Teresina", justifica o delegado.
Dicas-     Mesmo sendo liberados pelo Governo Federal os empréstimos consignados, principalmente os realizados pelos INSS, devem ser efetuados com muita cautela. A decisão de contratar empréstimo pessoal e cartão de crédito é do beneficiário. O INSS somente desconta no valor do benefício o valor que o beneficiário expressamente autorizou.
       Para evitar irregularidades, a Previdência alerta que o aposentado deve se precaver, jamais oferecendo seu cartão ou a senha do banco a terceiros. Somente deve contratar empréstimo após pesquisar as taxas, consultando as instituições conveniadas com o INSS. Em caso de dúvida, verificar as regras informadas na Instrução Normativa 28 ou ligar para a Central 135.
         O INSS também orienta aos aposentados e pensionistas que não passem dados pessoais caso alguém apareça em sua casa prometendo acelerar a liberação do empréstimo e pedindo, para isso, o cartão, a senha do banco ou outros documentos. A melhor forma de obter um empréstimo é procurar diretamente a instituição financeira de sua preferência. No site do INSS na internet, www.previdenciasocial.gov.br há uma lista com informações dos bancos conveniados e taxas de juros cobrados por cada um.
      De acordo com o INSS o empréstimo consignado já foi utilizado por mais de onze milhões de aposentados e pensionistas desde que passou a ser oferecido, em maio de 2004, até abril deste ano. Segundo dados divulgados no mês passado pelo Ministério da Previdência, o número de operações realizadas chegou a mais de R$ 30 bilhões

TAPA NA CARA

     Tudo bem, eu às vezes até acho que é um pouco de exagero, mesmo sabendo que não é com esse tom a verdade aparece. Esta semana uma mulher, que não quis ser identificada, foi a uma emissora de tevê local e lá denunciou que teria recebido a caixa de um medicamento para controlar a diabetes, o Novamix, com a validade vencida. Segundo ela esta não é a primeira vez que isso acontece. Na primeira vez ela conseguiu trocar a caixa do medicamento vencido por outra. O remédio é para o filho menor de onze anos. Ela exibiu na tevê a caixa da medicação distribuída na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
   As coisas saíram do controle há muito tempo e ainda tentam colocar panos quentes na situação. De quem é a culpa afinal? Quem será responsabilizado por absurdos como este? Imaginem que esta usuária teve o cuidado de olhar a validade da medicação e quem não o tem?
    Nada justifica os absurdos na saúde caxiense. E não duvidem, porque ninguém será punido por isso, a não ser a mãe que fez a denúncia na tevê. Porque em Caxias é assim. Eles batem, e você tem que apanhar calado. Quem denuncia é perseguido, porque a verdade dói. É como um tapa na cara que só dói quando o povão não se cala.

Hospital
Em outro ponto da cidade, no Hospital Infantil João Viana, pais denunciam a sujeira que toma conta do hospital. Eles alertam que o teto do prédio, inadequado para funcionar como unidade de saúde, está tomado pelo mofo.

Trabalho
 A jornalista mineira Josie Bastos, radicada no Maranhão há mais de quatro anos, teve o seu trabalho aprovado e a ser apresentado 1°Congresso Mundial Ibero Americano de Comunicação, que será realizado nos dias 1°a 4 de agosto em São Paulo.

Apresentação
 O tema do trabalho que será apresentado no congresso pela jornalista, que atualmente trabalha como coordenadora da assessoria de comunicação da UFMA é “Televisão e Gênero: O Poder do Discurso na Construção das Representações Sociais”.

Problema
Os pais da zona rural ainda aguardam uma solução para o problema dos mais de cem estudantes, que residem em dez povoados e são menores de onze anos, obrigados a estudar a noite em uma escola da rede municipal localizada no povoado Baú.