Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROMOTORA FISCALIZARÁ CUMPRIMENTO DE LEI MUNICIPAL POR AGÊNCIAS BANCÁRIAS

       A promotora Carla Mendes, que também atende pela curadoria do consumidor, garantiu que fará uma visita as agências bancárias de Caxias nos próximos dias. É que ela quer verificar in loco se as agências estão cumprindo a Lei Municipal de n°1.791/2009 que exige a colocação de bebedouros para os clientes e a instalação de banheiros masculinos e femininos, com acesso aos cadeirantes, para quem é obrigado a enfrentar as horas de espera por atendimento nos bancos instalados em Caxias.
     A instalação ou adequação dos banheiros deverá seguir os padrões estabelecidos pela Agência Nacional Brasileira de Normas Técnicas (ABTN). A utilização dos banheiros públicos de que trata a referida lei será gratuita, vedada qualquer tipo de restrição à sua utilização, ou seja, todo e qualquer cidadão ou cidadã poderá fazer uso desses banheiros quando bem entender, desde que esteja, logicamente, dentro do horário de expediente bancário ao público.
    Segundo a promotora, que encaminhou oficio a todos os bancos de Caxias, a penas o Banco do Brasil respondeu informando que já instalou bebedouro, o que foi confirmado pela reportagem do blog. As agências também já disponibilizaram cadeiras, para que os clientes não esperem em pé pelo atendimento faltando cumprir agora apenas a instalação dos banheiros.

ARRAIAL DO SISTEMA VENEZA COMEÇA HOJE

      Para quem adora os festejos juninos um anúncio. Começa hoje a programação do Arraial da Cidade, promovido pelo Sistema Veneza de Comunicação. O evento que já está em sua 4ª edição é uma iniciativa do empresário Paulo Marinho, organizado pelo Sistema Veneza de Comunicação. A festa ocorrerá na Avenida Alexandre Costa, onde possui um espaço de 800 metros quadrados para apresentação dos brincantes, perfazendo uma área de uso total de 2.000 metros quadrados.
      A 4ª edição do Arraiá da Cidade promete ser ainda melhor do que em edições anteriores . Serão 13 dias de muita festa, com apresentações culturais e artísticas como quadrilhas, bumba-bois, várias bandas e outras danças populares, além da tradicional mini-fazenda. Este ano o arraiá terá 30 barracas disponíveis. O evento tem inicio no próximo dia 17(sexta-feira) e encerra dia 29 de Junho. 

Confira a programação de abertura do Arraiá da Cidade 
Dia 17/ 06/2011
19h30- Quadrilha Sai de Baixo 
20h10- Quadrilha Vai ou Quebra
20h50- Quadrilha  Qualquer Jeito 
21h30- Quadrilha Saca Tampa
Atrações Musicais:
 Pé de Serra
Skema 10

ATERRO SANITÁRIO NÃO EXISTE EM CAXIAS

        Se há precariedade na coleta de lixo e na manutenção de uma cidade limpa, no lixão de Caxias, localizado no bairro Teso Duro, também há problemas. O primeiro deles foi o crescimento desordenado d local. Atualmente milhares de famílias residem próximos ao lixão e nem mesmo a intervenção da Justiça ou o cadastro das famílias em projetos sociais, consegue manter as crianças e as famílias de baixa renda afastadas do lugar.
            Ainda há dezenas de pessoas que sobrevivem do que é retirada do lixão de Caxias, realidade que se aplica há muitas cidades brasileiras. A dona de casa Raimunda Barbosa recebe do Bolsa Família um auxilio de pouco mais de R$ 90 reais para manter os filhos estudando, mas ela garante que é com o que retira do lixão que ela consegue completar a renda familiar. Ela explica que não usa nada para o consumo próprio da família, mas que retira do lixo apenas os produtos recicláveis que são vendidos para os pequenos empresários que exploram esse setor.
         “Não é a coisa mais digna de se fazer não, mas eu preciso. Às vezes se ainda tem um brinquedo bom ou algum objeto eu levo pra casa, mas é só isso”, garante.
          Um dos principais problemas hoje é que se não há coleta seletiva dentro do próprio município, no lixão o acondicionamento desse lixo também não é realizado de forma adequada. O aterro sanitário não passa de um imenso buraco cavado no local há muitos anos, sem que a obra fosse pra frente ele se transformou apenas em um lixão. Esses depósitos causam prejuízos para o solo e até mesmo para o ar que é respirado, pois a queima espontânea dos gases do lixo, durante a sua decomposição são prejudiciais à saúde. Se o aterro de fato existisse o lixo urbano produzido pela população caxiense poderia ser acondicionado de forma correta e evitar os prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.
Resíduos-       Segundo as Organizações das Nações Unidas existem três maneiras de dispor do lixo e de resíduos sólidos. A primeira é o lixão, uma área a céu aberto onde os resíduos são despejados, sem nenhum tipo de impermeabilização do solo. Não atendem a normas de controle e estão proibidos no Brasil.
        Eles atraem ratos, urubus, insetos e outros animais transmissores de doenças. No máximo, coloca-se uma terra por cima do lixo. Como não há cuidado, o lixo vai desmoronando ao longo dos anos enquanto se acomoda, afirma. Outro é o aterro controlado,  normalmente um lixão remediado, que  é coberto por terra, e depois por camadas sucessivas de terra e lixo, mas sem procedimentos de impermeabilização do solo. Por fim, o aterro sanitário, onde o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos a fim de minimizar seu impacto sobre o meio ambiente.
        Entre eles,  distância de no mínimo 100 metros de área construída e cursos d´água, impermeabilização do solo com uma camada de dois metros de manta sintética, pedra e areia, alternância de lixo compactado com  terra com argila, sempre terminando em grama, construção em desnível, drenagem de gás metano e chorume (líquido resultante da decomposição do lixo) e tratamento adequado de todos os dejetos. Sua vida útil é de 20 anos.