Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

É BRAVATA

      
HUMBERTO COUTINHO-PREFEITO DE CAXIAS(FOTO: ANELE DE PAULA)

     Para Humberto Coutinho é muito fácil pagar uma passagem e ir até Brasília contar uma bravata ao presidente nacional do PDT, o ministro Carlos Lupi, na companhia de Flávio Dino (PC do B) como testemunha, só para ter o comando municipal do partido de novo. A sigla que está sob a tutela do vereador Helton Mesquita (PDT) é hoje alvo de disputa na cidade.
     Não é segredo para ninguém o que Jackson Lago passou na última campanha eleitoral quando viu seu principal aliado lhe virar as costas e apoiar outro nome, no caso FD, depois dos milhões em recursos que recebeu para administrar a cidade. HC sabe que feriu JL a ferro e fogo. Magoa que nunca foi esquecida e este não a escondia de ninguém. Durante todas as visitas no decorrer da campanha, e estas não foram poucas, JL nunca foi recebido por Coutinho ou teve o mesmo desvelo em tratamento que recebia quando ainda estava no poder. Este simplesmente lhe virou as costas.
      E Flávio Dino, como testemunha idônea, sabe muito bem como HC se comporta para chegar aonde quer, há algumas semanas chegou a provar desse fel, e ficou amuado por conta disso. Se os dois já apertaram os dedinhos é porque há estratégias em jogo.

Papo
Carlos Lupi só cai no papinho de HC se quiser. Se começar a ouvir todos os envolvidos, vai vê que a sujeira feita contra JL não foi tão pouca assim que dê para se esconder atrás da porta.

Centro
A cidade de Timon ganhou ontem um Centro de Convivência para Idosos e uma creche localizados no mesmo terreno no Bairro Cidade Nova. O local possui uma área de 660 metros quadrados de área construída.

Vacinas
Continuam sendo distribuídas nos postos de saúde do município a vacina contra a gripe comum e o vírus H1N1. A meta é distribuir mais de dez mil doses enviadas para Caxias pelo Governo do Estado.

OBRA NO BALNEÁRIO VENEZA VIRA POLÊMICA POR CORTE DE ÁRVORES

Palmeiras foram marcadas para serem derrubadas. O local vai virar uma concha acústica para shows

      As obras de revitalização do Balneário Veneza estão em pleno andamento e ainda sem data para a sua conclusão. O local será transformado, por meio de recursos federais, em um grande parque aquático. Na última semana as obras de recuperação do local foram alvos de protesto de estudantes do Centro de Estudos Superiores de Caxias. A questão é que dezoito palmeiras foram marcadas para serem derrubas. Elas ficavam situadas logo na entrada do balneário e estão lá há muitas décadas.
     Segundo o secretario municipal de meio ambiente, Ivanilson Pereira a derrubada das palmeiras já estavam previstas no projeto. No local será erguida uma concha acústica para shows. Segundo o secretario houve uma aprovação prévia do Ministério das Cidades para que as arvores fossem derrubas.
       “A derrubada será feita porque já foi acertado no projeto, mas nele também está previsto uma reurbanização que irá acontecer com o plantio de novas arvores”, explica o secretario.
       O professor de Ecologia, do Centro de Estudos Superiores de Caxias, Carlos Augusto Azevedo, argumenta que a derrubada das arvores pode prejudicar o ecossistema do balneário. “A medida que você tira uma parte da fauna e da  flora desse local você pode prejudicar as aves e até mesmo desequilibrar o Ph da água que alimenta esse ecossistema”, enfatiza.
       Mesmo com a argumentação de haverá o replantio e reurbanização do local, nem mesmo os moradores que residem dentro do Balneário Veneza há mais de quarenta anos concordam com essa medida. O lavrador Benedito dos Santos, que já viu algumas arvores serem derrubadas para dar lugar a recuperação do balneário não concorda com a medida.
     “Não acho bom e fico triste com o que eu vejo. As arvores já estão aí há tantos anos e quando a gente vê elas caídas, derrubadas a gente fica muito triste”, argumenta.
Explicações-      Mas a Prefeitura, que é a executora do projeto, só está enfrentando esse tipo de protesto por parte da população caxiense porque não se preocupou em nenhuma de suas etapas de execução em explicar como ele seria realizado e se haveria a necessidade de derrubar as arvores.
         Maria de Nazaré Oliveira, que reside no local disse que em nenhum momento a Prefeitura explicou como o projeto seria feito, deixou claro apenas que eles não seriam retirados do local. “A gente não sabe como vai ficar. Eles só chegaram e estão fazendo a obra. Não acho ruim não, vai ser bom, mas se a gente souber das coisas fica até mais fácil pra explicar pros outros”, garante.
        O secretario de meio ambiente garante que o meio ambiente do local não sofrerá mudanças drásticas. “A única mudança que será feita é dos donos de bares e restaurantes que ganharam um espaço novo para atender o público que vem na Veneza e os antigos serão demolidos. Ninguém será expulso do local”, atesta o secretario.