Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2011

AUMENTO DA VIOLÊNCIA ASSUSTA POPULAÇÃO CAXIENSE

  Quem nunca foi vitima da violência em Caxias tem um parente que já foi ou conhece pelo menos alguém com algum caso para relatar. E eles são muitos, e nem sempre são registrados nas delegacias de Caxias. Nas últimas semanas a população foi aterrorizada por brigas, acerto de contas, tentativas de homicídios, furto de veículos, assassinatos e até sequestros relâmpagos.
        A pacata cidade do interior do estado, onde até bem pouco tempo a população ficava tranquila, com suas portas abertas até tarde da noite, ou onde os jovens ainda circulavam pela madrugada a pé, em turmas sem serem incomodados já não existe mais. O que predomina agora é o medo. Quem já foi alvo de algum crime sabe o trauma pelo qual passou e quanto a violência vem sendo praticada na cidade por motivos torpes.
       Há dois meses, por volta das sete horas da noite, enquanto conversava na porta de casa na companhia de amigos uma dupla de assaltantes em uma moto abordou a jovem Edna Cristina Vieira. Quando percebeu que era um assalto ela entrou em sua residência e os bandidos ainda chegaram a persegui-la dentro de casa, apontando uma arma. Ela conseguiu se safar do assalto porque trancou a porta principal da casa, separada por um terraço com muro que dava acesso ao portão.
       “Eu já fui assaltada uma vez, então quando eu vi aquela moto vindo devagar na nossa direção eu só fiz gritar pra todo mundo correr. Cada um foi pra um canto eu entrei ele ainda pulou da moto e veio atrás de mim, mas eu fechei a porta e conseguir trancar. Ele ainda forçou pra entrar, mas foi embora. É tudo rápido, foi muita sorte porque ele estava armado e eu só corri mesmo porque me assustei. Não ia reagir de jeito nenhum, sei que a gente não deve fazer isso, até porque eles não tem nada a perder”, garante.
       O que eles queriam levar da jovem é hoje um dos itens mais roubados em Caxias, aparelhos celulares. Centenas de ocorrências já não entram sequer nas estatísticas da policia, porque muita gente sequer registra essas ocorrências. A que aconteceu com o estudante José Augusto Macedo não entrará nos dados da policia. Enquanto retornava da faculdade, há quinze dias, ele teve o celular levado durante um assalto. O que mais deixou o estudante perplexo é que o delito foi praticado em plena luz do dia.
      “Acho que eles já estavam me seguindo. Eu não atendi celular nem estava com ele na mão. Bastou entrar numa rua mais deserta perto da faculdade pra eles me abordarem com uma faca. Como não tinha dinheiro dei o celular. Eram dois e eles estavam falando um monte de coisa feia, fiquei com medo de que eles me matassem. Fiquei assustado e não passo mais por esse lugar desde esse dia”, lembra o estudante.

BOLA DA VEZ

    Os meios de comunicação local funcionam como um termômetro para os principais assuntos que povoam as rodas de conversas dos lares caxienses. A bola da vez é a atuação dos legisladores caxienses, de novo, sim eles de novo. Sempre que uma denúncia vem à tona, eles são deixados de lado, mas logo voltam à baila novamente.
      Isso acontece porque a população sempre cobra um posicionamento dos vereadores com relação a essas denúncias e o comportamento deles é quase sempre decepcionante. Não há uma discussão concreta, investigações ou cobrança e se a denúncia mancha a atuação do Executivo ela é abrandada, como uma mãe que passa a mão na cabeça de um filho delinquente.
    Mas se fizessem o contrário, o comportamento deles entraria em discordância. Porque é do conhecimento de todos as propinas pagas pelo Executivo. Os legisladores não são subservientes como muitos pensam não, ao contrário. Cada um sabe muito bem o preço que tem e o valor que merece. É justamente por isso que quando o Executivo precisa destes, já se sabe onde os acertos irão terminar. Os vereadores só não acertam mesmo é no seu comportamento com a população.

Vazia                                   

Quem comparece as sessões da Câmara, realizada as segunda e quarta, já conhece bem a rotina das discussões. Requerimentos, projetos fantasiosos e discussões que quase sempre giram em torno das ações dos Marinhos ou da fraca atuação do Governo do Estado no município.

Comportamento

Conversas de pé de ouvido, distração com computadores, risadas sarcásticas. A impressão que se tem é de que os vereadores estão sempre se divertindo com a cara da população que comparece ao plenário. E ainda cobram bom comportamento de quem vai assisti-los curtir com a cara da população durante as sessões.

Cobrança I

Os caxienses, quando ouvidos na rua, não cobram de forma alguma que os vereadores se rebelem com o Executivo. Pelo contrário, eles aceitam a boa relação que quase todos possuem com o prefeito e os laços de amizade e interesses que os unem.

 Cobrança II

O que a população realmente quer é que os legisladores levem a sério os problemas detectados no município e cobrem de forma efetiva soluções, ou pelo menos explicações para o que acontece e não tentem passar a imagem de que errado é quem faz as denúncias. 

BOA ESTRUTURA DOS ARRAIÁ ATRAI CAXIENSES

     Nos próximos dias, mas precisamente até o dia 29 de junho, as festividades juninas estarão divididas em dois grandes arraiá. O "Arraial da Cidade" localizado na Av. Senador Alexandre Costa e o "Arraial de Todos", situado no Parque da cidade. No Arraial da Cidade a grande atração é uma mini fazenda montada no local, repleta de animais que fazem a alegria e também mata a curiosidade de adultos e crianças.
     Já no Parque da Cidade, além da estrutura de todos os anos, na sua sétima versão a decoração foi mais incrementada e ainda há um parque de diversões para fazer a alegria da criançada. Confira algumas fotos dos dois Arraial em suas primeiras noites de entretenimento.

MINI FAZENDA ATRAÇÃO DO ARRAIAL DA CIDADE



PARQUE DA CIDADE ATRAÇÕES E BELEZA ENCANTAM NO LOCAL