Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de julho de 2011

ABERTA INSCRIÇÕES PARA CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL

      Estão abertas em Caxias, 480 vagas para os cursos: básico e avançado de informática, no Centro de Inclusão Digital Professor Francisco de Assis Oliveira. No primeiro dia inscrições, dezenas pessoas enfrentaram fila na manhã desta segunda-feira (19) para tentar fazer parte de uma das turmas em formação. As matrículas prosseguirão durante esta semana, ou até o preenchimento das vagas.
       A qualificação oferecida à população de forma gratuita é mantida pela Prefeitura Municipal de Caxias. Desde 2008, o Centro de Inclusão Digital já formou mais de duas mil pessoas. Os alunos participam de Curso básico e avançado que inclui: noções básicas de computador, digitação, Windows, Word e Excel
    As novas turmas a serem formadas, serão distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. O Centro de Inclusão Digital oferece também turmas seqüenciais aos sábados. O Curso tem duração de três meses e ao final, todos os concludentes recebem certificados.
     O curso de informática do Centro de Inclusão Digital é direcionado prioritariamente aos alunos da rede municipal de ensino que estejam cursando da 5ª a 8 ª séries. Como forma de incentivo à classe estudantil; ingressam no Centro os que obtiverem melhor desempenho em sala de aula; mas a qualificação também é oferecida para a comunidade em geral, independente de estar ou não em sala de aula.
     Para se inscrever é necessário que o candidato vá até a sede do Centro de Inclusão Digital, na Praça Pantheon, anexo à Câmara Municipal, com a cópia do RG e comprovante de residência e com o certificado de Informática Básica, para quem vai cursar o módulo avançado.

FONTE: ASSCOM DA PREFEITURA DE CAXIAS

CORTAR AS ASAS

        Os pretensos candidatos na campanha de 2012 têm até o dia 07 de outubro para estarem devidamente filiado ou trocado de partido eleitoral se quiserem concorrer a um cargo eletivo nas eleições que se prenunciam. Mas em Caxias e talvez em muitas outras cidades brasileiras, barganhar uma vaga em um partido politico não será tão fácil. Primeiro porque os presidentes destas instituições politicas costumam barganhar essas siglas e utilizar as legendas em seu próprio beneficio.
     Daí, já deve se levar em consideração, que nem todo mundo vai entrar aonde quiser. Apesar de ser interessante para os partidos, principalmente os pequenos, terem um grande número de filiados, eles precisam mensurar bem quem entra e quem saí. É que há limite para o número de candidatos a entrar oficialmente na disputa e em muitos destes partidos, principalmente nas pequenas siglas já há grupos formados e que já se auto intitulam candidatos, as vezes os próprios presidentes e o diretório, e se for possível cortar as asas dos concorrentes que lhes tirem o sonho do cargo eletivo ainda no inicio, melhor.  

Encerrado                                     

O que parece ter encerrado mesmo é o sonho de implementar uma terceira via, como opção politica em Caxias. Se o grupo não consegue se entender entre eles mesmo, será que tem condições de se propor a gerenciar uma cidade como Caxias?

Eletivo

Até porque o grupo de discussão já se mostra muito eletivo, quem não reza na cartilha da turma ou não acompanha o pensamento dos cabeças não merece fazer parte do grupo. Perderam a chance de pelo menos incomodar os políticos e politiqueiros da cidade.

Polarizada

O rumo que a história está seguindo é de fato para um polarização que já se arrasta há mais de cinco pleitos. O embate entre os Marinho e os Coutinho. Só que desta vez outros soldados estarão na linha de frente, mas o embate não deixará de ser menos emocionante por isso.

Apostolado

Caxias sediou neste domingo um dos maiores eventos do Estado do Maranhão da Igreja Católica a 17ª Concentração Estadual do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus que trouxe integrantes de todas as dioceses do Maranhão e representantes da Igreja Católica Nacional.

CAXIAS NÃO DÁ DESTINAÇÃO CERTA AO LIXO DOMÉSTICO

     Apesar de possuir uma coleta regular de lixo doméstico, em Caxias ainda não há uma destinação certa do que é produzido nas residências. Quase tudo é encaminhado para o lixão da cidade, que fica localizado no Bairro Teso Duro. Quando começou a servir para depositar o que era produzido nos lares caxienses o bairro era afastado do Centro e não havia residências no local. Hoje ele cresceu e abriga milhares de famílias que sobrevivem do que é coletado no lixão.
       Há ainda outro agravante, nem tudo é recolhido como se pensa. Tanto a população, quanto a própria Prefeitura que é a responsável por essa coleta, não acondiciona seu lixo em depósitos adequados e a sujeira tem se espalhado por diversos cantos da cidade. No município a criação de depósito clandestino de lixo, local onde qualquer cidadão joga seu lixo e cria-se um amontoado de sujeira em poucos dias, já virou hábito na cidade. E isso não se deve apenas ao sistema precário de coleta de lixo, feitas por caçambas alugadas para a Prefeitura, mas também, pela própria falta de educação da população caxiense.
         Em diversos pontos da cidade o lixo toma conta de terrenos baldios, margens de ruas e até mesmo da BR-316 logo na saída da cidade com destino a Teresina. Nesses locais é comum jogarem sacos plásticos, papelão, garrafas pets, animais mortos e agora até mesmo restos de entulho de obras. Quer seja no Centro ou na periferia os depósitos de lixo clandestino já se espalham por toda a cidade.
        Morador do Bairro Baixinha o lavrador Francisco de Jesus Ferreira assume que às vezes costuma aderir a pratica que muitos moradores do bairro fazem, depositando lixo nos terrenos baldios existentes no local. Mas ele destaca que a sua atitude é errada e culpa a Prefeitura pela prática.
        “Se a gente deixa na porta eles demoram a vir buscar e a gente como não tem onde botar e quer logo se livrar do lixo acaba levando pra outro lugar”, confirma.
       É costume dos caxienses criar os depósitos clandestinos ou fazer como a autônoma Ellen Kátia Sobrinho, que queima tudo no fundo do quintal. Ela admite que a sua atitude já causou inúmeras brigas com os vizinhos, mas explica que só faz isso quando há muito lixo acumulado em casa.
       “Ninguém gosta e a gente só faz isso porque é o jeito mesmo porque se não fosse, eu não fazia isso não. Sei que é errado e feio”, garante.
Centro-       Para agravar ainda mais a situação agora são os moradores do Centro da cidade que estão utilizando calçadas das vias públicas para jogar fora os entulhos que produzem em casa. O lixo fica por dias, semanas nas ruas de Caxias até que o cidadão contate a Prefeitura para recolher o que ele mesmo ajudou a produzir.
       Sem uma lei consistente há moradores que já adquiriram o hábito de jogar entulhos nas calçadas e o principal penalizado é o pedestre que vê a calçada ocupada pelo lixo e precisa andar pela rua. A Rua Benedito Leite é um desses pontos onde quase todas as semanas entulhos são jogadas na calçada do Ginásio de Esportes Governador João Castelo. Como a rua é estreita, já que o lado oposto costuma ser ocupado pelos carros estacionados, quem anda pelo lugar se vê obrigado a caminhar pela rua, correndo o risco se ser atropelado porque a calçada está ocupada por entulho retirado das casas que ficam no lado oposto das residências.
         “Olha essa rua tem hora que é um carro atrás do outro e a calçada quase toda fica ocupada pelo lixo, isso é um absurdo, além de enfeiar a cidade”, argumenta a estudante Lindionesa da Silva Brito. 

CESC/UEMA REALIZA SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA

      Começou nesta segunda-feira e termina amanhã o Seminário de Pedagogia realizado pelo curso do Centro de Estudos Superiores de Caxias, Palestras, mini-cursos, oficinas e outras atividades fazem parte da programação da instituição. Confira a programação:



Dia 19/07 (terça-feira)

08hs – palestra: A interdisciplinaridade na perspectiva da educação contemporânea.
Palestrantes: Profª/Esp. Suely Barbosa de Moura
10hs – lanche
10:30hs: Palestra: Educação de formadores de professores.
Palestrante: Profº/Esp. Denilson Barbosa
14hs- Palestra: Pessoa surda e libras: práticas da educação inclusiva do discente surdo em Caxias (MA).
Palestrante: Proª/Esp. Jacilene de Alencar Costa
15:30hs – Lanche
16hs – Comunicações orais
19hs – Palestra: TDH: caracterização e diagnóstico
Palestrante: Profª/Esp. Benigna Maria Assunção Couto

Dia 20/07 (quarta-feira)

8hs – mini-cursos
1)    “Igualdade um tema do século”, com a professora Márcia Regina santos
2)    “Práticas Interdisciplinares para o ensino da História”, com a professora Raimunda Barros Borba
3)    “Libras: mãos que falam; um idioma que se vê”, com a ministrante Mariclésia Lima da Silva
4)    “Gênero, uma categoria em análise: perspectiva e possibilidades da identidade”, com Jackson dos Santos Ribeiro
5)    “Elaboração de Artigos Científicos”, com o Profº- MS Roldão Ribeiro Barbosa
6)    “Conhecendo o Sistema Braile”, com a ministrante Kelly Nascimento Araújo
14hs – Palestra: Educação inclusiva: atendimento especializado
Palestrante: Profª/Esp. Maria Madalena da Silva, da SEDUC-MA
15:30hs – Lanche
16h – Palestra: Autismo: características e atendimento educacional especializado
Palestrante: professora Lucinette Lima
17h30 – Enceramento com apresentações culturais