Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

MANIFESTAÇÃO REÚNE POUCAS PESSOAS

    O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Caxias bem que tentou mas não conseguiu reunir muita gente em frente a Prefeitura para mais um protesto contra os desmandos municipais realizado hoje pela manhã. Na pauta, uma sacudida na população que passava pelo local, a idéia é fazer com que a população caxiense fique de olho aberto, pois a Prefeitura não para de receber recursos federais e no entanto na zona rural as aulas ainda não teve inicio pela falta de transporte escolar, e tanto na zona urbana e quanto rural não está ocorrendo a distribuição de merenda escolar, apesar do município já ter recebido mais de R$ 400 mil do Governo Federal só para a compra da merenda.

      Quem tiver dúvidas sobre essas transferências basta consultar o portal da transparência. é rápido e servirá para que o cidadão entenda quanto em recursos a Prefeitura está recebendo por mês. Uma das representantes do colegiado que dirige o Sintrap, Silvana Moura, afirma que seria muito fácil fazer com que a manifestação tivesse uma participação maciça da população caxiense, caso fosse esta a unica finalidade do sindicato.

Silvana Moura representante do Sindicato
  "Bastaria mandar buscar os pais desses estudantes na periferia da cidade em ônibus fretado, mas não é isso que pretendemos. A nossa intenção é que as pessoas venham por que querem", explica a sindicalista.

          Alguns pais atenderam ao chamado e participaram da manifestação. Eles confirmaram as denúncias do Sintrap de que os filhos não estão recebendo merenda escolar. Ao invés de promover passeatas constantes o sindicato está levando conscientização e é na periferia da cidade que encontros semanais estão acontecendo com os pais de alunos para lhes explicarem como funcionam e quais os gastos e recursos públicos que Caxias recebe todos os meses. 

MESMO COM CAMPANHA NENHUMA ARMA FOI ENTREGUE AINDA EM CAXIAS


       O Ministério da Justiça lançou no último dia 05 de maio a nova edição Campanha do Desarmamento. Intitulada ""Tire uma arma do futuro do Brasil" a campanha estava inicialmente marcada para começar em junho, mas foi antecipada pelo Governo Federal depois da tragédia de Realengo, onde um homem de 23 anos entrou atirando em uma escola municipal no dia 7 de abril, matando 12 crianças.
    
     Em Caxias as pessoas que desejarem entregar suas armas devem se dirigir até o Departamento da Polícia Federal localizado no bairro Ponte, nos horários de 08 às 18h. De acordo com o Delegado Federal, Leonardo Portela, em seis dias de campanha nenhuma arma foi recebida.
   
     " Ainda não temos registros de entrega de armas nesses primeiros dias. Acreditamos que a população só começará a se mobilizar no final da campanha, como aconteceu no ano passado", explica.
     
     Na cidade, as espingardas e revolveres calibre 38 estão entre as mais recolhidas na última campanha que foi realizada há mais de dois anos. Desta vez, além da antecipação da data de início, a campanha também traz outras novidades. A indenização paga ao doador da arma, que varia de 100 a 300 reais, será paga no prazo máximo de 30 dias. No município, o pagamento será realizado por meio de depósito bancário. Depois de entregar a arma, a pessoas preencherá um formulário com os dados bancários para que o dinheiro possa ser pago diretamente pelo Governo Federal. Contudo, o valor indenizatório será repassado somente às pessoas que entregarem as armas até 31 de dezembro, data de encerramento da campanha. Depois desta data, a Polícia Federal continuará a disposição para entrega de armas, porém sem o pagamento de taxas.

    Outra novidade é o anonimato total. Para o delegado Leonardo Portela a medida pode ajudar no incentivo da entrega de armas. "Nesta campanha a pessoas que entrega a arma não terá nenhum tipo de dano revelado ou questionado sobre a origem da arma. Assim, até mesmo aqueles que possuem armas de posse ilegal poderão se dirigir ao departamento sem nenhum receio, já que não responderão por nenhuma ação na justiça", esclarece.

REPORTAGEM:    JORNALISTA  LORENA MIRANDA