Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CAMINHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS ATOLA EM BURACO

                           
                                               FOTO: EDMILSON GOMES 


     Os policiais do Corpo de Bombeiros estavam indo atender uma emergência quando simplesmente o pneu do caminhão ficou atolado em um buraco no cruzamento da Rua Teófilo Dias com a Rua da Alegria, em pleno Centro da cidade. Mesmo esvaziando o tanque que acondiciona a água o veiculo não conseguiu sair com facilidade.
        O buraco é um problema crônico. Volta e meia a grade do bueiro cai e a vala fica aberta colocando em risco a segurança da população. A Prefeitura demora meses para consertar e quando isso acontece o serviço, que parece não ser bem feito, volta a apresentar os mesmos problemas. No lado onde o bueiro estava aberto tinha uma placa"Prefeitura Trabalhando", e agora como o veiculo atolado o que ainda restava da grade se desprendeu de vez.


LOBÃO SERÁ CANDIDATO DE QUALQUER JEITO



O senador Edinho Lobão (PMDB) garantiu ao blog nesta quinta-feira que o pai e ministro das Minas e Energia será candidato ao Governo do Maranhão em 2014, independente da posição que venha a ser tomada pelo Palácio dos Leões.
O senador conversou com o titular do blog à beira da piscina do Lençóis Resort, em Barreirinhas, onde está passando o feriadão com a família.
Edinho garante candidatura do pai em 2014
- Nós (família Lobão) nos preparamos para isso. Meu pai é candidato independente do apoio de quem quer que seja. Será candidato de qualquer jeito – disse Edinho em tom enfático.
Ele informou que Lobão já teve uma conversa com a governadora Roseana Sarney quando deixou claro esse seu projeto.
Questionado se o ministro não teria de deixar o PMDB para viabilizar sua candidatura, ele disse acreditar que não.
Edinho disse acreditar ainda no apoio da grande maioria dos integrantes do Governo do Estado, grupo Sarney e da classe política maranhense ao projeto de eleger o pai em 2014.
O senador lembrou que Lobão foi governador apenas uma vez e passou três anos e três meses no cargo porque teve de renunciar seis meses antes para disputar uma vaga ao Senado. O ministro foi governador de 1990 a abril de 1993.
Acidente
Ainda se recuperando do acidente de carro em maio e com várias marcas de cirurgias nas pernas, Edinho disse que o genro, empresário Marquinhos Regadas que estava ao seu lado durante a conversa, salvou a sua vida.
- Após o acidente ficaram umas 50 pessoas em torno do carro e não queriam deixar ele me tirar de lá, mas ele disse: ‘esse é meu sogro e vou levá-lo daqui’ – contou.
Segundo Regadas, a ambulância da Prefeitura de Paço do Lumiar, uma Fiorino que chegou ao local atrasada, não tinha condições de fazer o transporte do senador.
Edinho contou que por estar com o pulmão perfurado, esse primeiro atendimento feito pelo genro o salvou.
- Se o socorro tivesse demorado mais um pouco eu tinha morrido – acredita.
Ele riu das versões que ainda hoje são contadas na cidade sobre o motivo de estar em Paço do Lumiar naquela ocasião.
O peemedebista explicou que tinha ido ao aeroporto da cidade acompanhar o conserto de um helicóptero. Afirmou que andava havia duas semanas no Fiesta sedan envolvido no acidente porque o seu veículo estava no conserto.
Nice Lobão
O senador contou ainda sobre o estado de saúde da mãe, a deputada Nice Lobão (DEM, mas a caminho do PSD).  Revelou que a parlamentar teve de fazer uma operação na cabeça semelhante à realizada há alguns anos pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB).
Dona Nice, como é mais conhecida, não estava mais andando direito por conta de um problema no cérebro. O líquido que envolve o órgão não estava mais escoando naturalmente, gerando um excesso que aumentava a pressão no local.
Os médicos colocaram uma espécie de válvula sob o crânio. O equipamento joga o excesso desse líquido para o estômago, acabando com a pressão intracraniana.
- Depois da operação ela está bem melhor e já está andando normalmente – comemorou o senador.
FONTE: BLOG DO DÉCIO

FACEMA COMEMORA DIA DO ADMINISTRADOR


   O Dia do Administrador, comemorado nesta sexta-feira, 9 de setembro, promete movimentar a categoria de acadêmicos e professores da Facema. É que a Coordenação do Curso está com programação especial para essa data, que inclui a realização da palestra “O Maranhão e suas potencialidades: perspectivas para os próximos 20 anos” e a implantação da Empresa Júnior de Administração da Facema. As atividades serão destinadas a acadêmicos do curso de Administração da Facema e cumprirão carga horária de 4 horas/aula.
   A palestra será ministrada pelo especialista Prof. Pablo Zarthur Caffé da Cunha Rebouças. De acordo com a coordenadora do curso de Administração, professora Cléa Alencar, o tema escolhido se deve “ao expressivo crescimento econômico vivenciado pelo Maranhão nesses últimos dois anos e as perspectivas de que esse cenário positivo, a partir dos  investimentos que serão destinados ao estado nos próximos anos”
Ainda, segundo a coordenadora, a Empresa Júnior, funcionará como instrumento necessário ao exercício prático dos ensinamentos teóricos relativos à administração. Por meio dessa empresa, os alunos poderão desenvolver estudos, projetos, assessorias e elaboração de diagnósticos, todas as ações inerentes às atividades de administrar.
Confira programação do evento:
18:30 – Palestra: “ O Maranhão e suas potencialidades: perspectivas para os próximos 20 anos”
20:30h – Intervalo
20:45 –  Implantação da Empresa Júnior da FACEMA
FONTE: ASCOM DA FACEMA

NITROGLICERINA PURA

       O desfile de 07 de Setembro em Caxias foi ofuscado por dois momentos patrocinados pelo Sindicato dos Professores, No primeiro um protesto com direito a caixão e participação dos pais e alunos da escola Antônio Edson, que explico em outro momento, e a distribuição de um jornal publicado pela categoria. Nitroglicerina Pura. A categoria teve acesso ao resultado de um relatório feito por fiscais do Tribunal de Contas da União, no ano passado.
    Todas as contas da Prefeitura de Caxias foram investigadas desde 2005. E só para infernizar a vida política de Humberto Coutinho e companhia o tal relatório será liberado a conta gotas, afinal são 1.500 paginas de documentos comprobatórios dessas irregularidades. Só para deixar um gostinho de quero mais nesta edição do jornal do sindicato, já foi divulgado irregularidades encontradas pelo TCU no Fundeb e fraudes em licitações em obras. Desta vez, e por meio do relatório, se dá nome aos bois e como há sempre a presunção de inocência em qualquer caso que ainda não foi julgado pela Justiça, já tem gente de cabelo em pé ao ver o nome citado na investigação e jurando inocência na questão. A bomba foi acionada e se ela irá explodir ou não, vai depender da Justiça e da quantidade de tempo que o sindicato vai conseguir manter a história acesa. Com o gás e a gana que estão de HC, a história ainda vai longe
.
Apuração

O que a coluna ainda não consegue entender é se o relatório foi feito, as investigações apuradas e catalogadas, e o principal, comprovadas já que foi feita uma verdadeira varredura nas contas da Prefeitura, porque o Ministério Público Federal ainda não tomou nenhuma providência para acionar judicialmente a Prefeitura?

Construtoras

No relatório foi detectado uma verdadeira farra nas licitações, segundo os fiscais do TCU “há indícios generalizados de conluio, direcionamento de licitação e licitação montada envolvendo recursos do FUNDEB”. Só na amostragem da investigação feita pelo TCU todos os certames do processo e beneficiavam a construtora Amorim Coutinho Engenharia e Construções Ltda.

Licitante I                                                     

Em um dos processos foi constatado que um dos licitantes vencedores foi a empresa F. Martins Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda. que tem como sócio Henrique Garcia Valois Martins Guimarães, que na época tinha o mesmo endereço de Thais Garcia Coutinho Guimarães.

Licitante II

 Os dois tinham uma relação matrimonial na época da investigação. Thaís Coutinho além de ser sobrinha do prefeito de Caxias também é vereadora no município. Segundo o TCU isso compromete o principio da moralidade que deveria reger o processo de licitação, pautado no artigo 3°da lei n°8.666/1993.