Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO JUNINA DE HOJE A NOITE NO PARQUE DA CIDADE

4º dia - Terça-Feira (21/06/2011)

.Quadrilha Mirim CHEGUEI PRA FICAR E FIQUEI
.Quadrilha Mirim - Escola Márcia Marinho
.Quadrilha SAI DA FRENTE
.Quadrilha VAI OU QUEBRA
.Quadrilha JUVENTUDE NORDESTINA
.TONY LIMA DO ACORDEON E FORRÓ TAKI
(Caxias-MA)

O FATOR DINO

      Flávio Dino tanto fez, tanto passou a sacolinha que conseguiu. Ele agora também faz parte do governo Dilma Rousseff. Tudo bem que o cargo de presidente da Embratur, que ninguém quis não tem o brilho que Dino tanto almeja, nem os milhões de uma pasta ministerial mas com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas ele poderá ter alguns minutos de glória e fama, se souber usar a cabeça.
     Dino precisa levar a Embratur o mesmo sucesso que obteve na carreira jurídica. Em um país que recebe cinco milhões de turistas por ano, o Brasil ainda tem uma participação pífia no cenário mundial, isso porque investir no Turismo e principalmente na imagem que os estrangeiros têm do Brasil lá fora nunca foi uma prioridade para o nosso Governo e nem será a indicação de FD está aí para mostrar isso. 
      Mas vamos aguardar, até porque a indicação de Dino não está atrelada a seu currículo, sem qualquer experiência na área, mas as estratégias políticas. O tempo irá mostrar, o que muitos já sabem, que a sua indicação para este cargo tem outras intenções. 2012 bate a porta e FD terá uma passagem realmente turística pela Embratur, se preparando para uma viagem mais longa e audaciosa, já que ele não dá um ponto sem nó e quer mesmo é um cargo importante, aqui no Maranhão.

Orçamento                                                  

O orçamento da Embratur é de R$ 180 milhões. Imagina-se que mesmo com pouco dinheiro FD deve estar usando a inteligência, comendo os livros e estudando os assuntos relativos a área, já que a sua formação e experiência só deve estar agregada as viagens que já fez dentro e fora do país.

Prisão

O grupo da Força Tática conseguiu recolher J.A.A.F. de 17 anos. Ele é suspeito de assaltar dois estabelecimentos comerciais da cidade. Com o menor foi encontrada uma moto, que teria sido usada nos assaltos e uma arma calibre 38.

Parada

Acontece no dia 16 de julho a III Parada da Diversidade Sexual de Codó. O evento será realizado na Avenida 1° de Maio e contará com diversas atrações que já estão confirmadas para o evento.

Procon

Falta apenas dez dias para que a Prefeitura comece a cumprir uma liminar judicial que obriga o município a instalar uma unidade do Procon, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil caso a determinação seja descumprida.

DIFICULDADE PARA ENCONTRAR ESTACIONAMENTO NO CENTRO DA CIDADE

      Encontrar estacionamento no Centro da cidade não é uma tarefa muito fácil para motoristas de carros e condutores de motocicletas do município. O problema é que além do crescimento na frota de veículos a cidade não conseguiu expandir o suficiente para atender a demanda de veículos. Com isso são ruas congestionadas constantemente e falta de espaço para quem vem ao Centro de carro ou moto e não consegue um local para estacionar.
      “Acho que o trânsito está ficando ruim demais e olha que Caxias não é nenhuma capital, mas já é difícil pra gente encontrar um local para estacionar. As vezes quando a gente vem aqui tem que rodar muito até encontrar um local para estacionar. As vezes o carro fica até longe de onde a gente quer ir e o risco de assalto também cresce”, argumenta o motorista Edemar Oliveira.
      O pedestre também reclama. Trânsito caótico é sinal de confusão ou acidente. A aposentada Paulina Gomes por pouco não foi atropelada por um motoqueiro ao tentar atravessar fora da faixa. Ela culpa o excesso de motos no Centro que estacionam próximo as calçadas e prejudicam quem precisa de acesso mais baixos, como ela, para se locomover no Centro de Caxias.
      “Se você procura um lugar mais baixo para descer não encontra porque é tudo cheio de carro e moto. A gente tem que ficar andando feito besta por um lugar pra subir porque as calçadas mais baixas quando não é carro é moto que fica na frente”, menciona.
Negócio-     Na falta de lugares para estacionar prédios históricos estão sendo derrubados indiscriminadamente para serem transformados em estacionamentos privados. É um negócio lucrativo que leva alguns empreendedores a faturar bem, mesmo em tempos de crise na carência de locais para estacionar.
     “Quem fica por uma hora paga dois reais para estacionar aqui. Além de deixar num local bem perto das lojas o cliente vai e volta e o carro não sofre nada porque a gente vigia tudo direitinho”, declara Raimundo Nonato Gomes funcionário de um estacionamento.
    Na opinião do motorista Walter Reis a exploração desse mercado é o preço que se paga pela falta de estudos para o crescimento de uma cidade. “Hoje em dia é importante você fazer analise de tudo até de como a cidade vai crescer e se a gente tivesse feito isso há vários anos o espaço do Centro não iria ficar tão pequeno pra tanto veiculo como está agora”, complementa.

FALTA DE ESTRUTURA PREJUDICA COMBATE A VIOLÊNCIA

    Muito mais do que um problema social o aumento nos casos de violência em Caxias é uma questão de segurança pública, ou pelo menos a falta delas. No município o contingente policial é pequeno e apesar dos esforços, que não são poucos, o número de policiais é pequeno para cobrir toda a cidade. Dados da Policia Militar revelam que apenas 49 homens fazem parte do 2°Batalhão de Policia Militar de Caxias e são eles que estão diretamente ligados às rondas que precisam ser feitas diariamente na cidade e redobradas durante o final de semana, que é quando o número de ocorrências aumenta.
        A desativação de pelo menos dois pontos estratégicos para a segurança da cidade, que eram os postos instalados no povoado Baú e no descanso, ponto que liga Caxias a Coelho Neto, também pode ter contribuído para a ação dos bandidos já que estes dois locais funcionam como uma rota de fuga.
      No caso da PM, especificamente, foi adotado como estratégia pelo comandante do 2°BPM, coronel Verissimo Porto a instalação de trailers em alguns pontos da cidade considerados mais violentos e blitzen. Mesmo assim os esforços não tem sido suficiente para inibir os marginais. Com o inicio do festejo junino e para evitar mais ocorrências a PM já definiu algumas estratégias e uma delas é manter vigília constante sempre perto dos locais para onde a população caxiense deverá se dirigir para acompanhar os festejos juninos.