Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

EMANCIPAÇÃO

Aos poucos e quase em silêncio cresce em Caxias um movimento que deseja emancipar politicamente o povoado Brejinho, onde residem mais de duas mil pessoas. É claro que o movimento tem um caráter mais político, do que popular, afinal de lá já saíram inúmeros candidatos à legislatura em Caxias. Mas a administração municipal deve ficar atenta, afinal foi assim, aos poucos, e com ajuda de grupos poderosos que São João do Sóter e Aldeias Altas conseguiram se desmembrar de Caxias há alguns anos.
A situação trouxe prejuízos para cidade, isso porque o FPM foi reduzido e é em Caxias que a população desses dois municípios continua a resolver seus problemas e onerar os recursos públicos de Caxias, principalmente nos gastos com a educação e saúde.
O povoado Brejinho ainda não possui estrutura para ser cidade. Nasceu as margens da BR 316 por causa de postos de gasolina, conta com um posto de saúde e na escola que existe no local, não há aulas há mais de um mês. Emancipação sem estrutura para isso só atenderia aos interesses políticos, porque a cidade, se emancipada continuaria carente por muitos anos de serviços básicos.

Cocais
Já criaram até um nome para a suposta cidade. O Brejinho dos Cocais e já possui até brasão e tudo mais. É claro que a emancipação de uma localidade não acontece do dia para a noite, são necessárias muitas discussões, acordos e votações, mas a semente já foi plantada e se ganhar força pode fazer muito barulho.

BR
O povoado fica localizado as margens da BR é formado praticamente por moradores que residiam em outros povoados mais distantes. Antes no local, além dos postos de gasolina, contavam apenas vários sítios, cujos proprietários residiam em Caxias. Como fica praticamente na metade do trecho que liga Caxias a Teresina, é na capital piauiense que muitos moradores também resolvem seus problemas.

Manifestação
Os oitenta alunos do curso de tecnólogo em Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão participaram na manhã de terça-feira de uma manifestação no Parque da Cidade em alusão ao Dia Internacional da Água.