Quem sou eu

Minha foto
Caxias, Ma, Brazil
Sou jornalista por formação e profissão há dez anos. Correspondente do jornal O Estado do Maranhão desde 1999. Já atuei em diversos jornalísticos de Caxias, impressos e na internet.Trabalhei em assessorias de imprensa. Este ano assumi a coluna política de Caxias em O Estado. Aqui estarão impressas um outro lado dessas noticias, os bastidores que pouca gente vê. Postarei também as reportagens produzidas por mim para este jornalístico e que agora estarão disponibilizados também na internet.Leia, reflita e comente.CONTATOS: (99)8133-3525 ou aneledepaula@gmail.com

Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2011

ENFERMEIRO NÃO É MÉDICO

O Governo dos Coutinho agora inventaram mais uma novidade, a de que a população é obrigada a aceitar a prescrição de medicamentos feita por enfermeiros que trabalham na rede municipal de saúde. É que conforme decreto baixado por HC os enfermeiros, são os únicos integrantes do Programa Saúde da Família obrigados a cumprir uma carga-horaria semanal de 30 horas semanais e é esse profissional que a população está encontrando nos Postos de Saúde quando buscam atendimento.
É certo que o Ministério da Saúde preconiza que está seria também uma das funções dos enfermeiros que atuam no PSF, mas o que não foi esclarecido é que estes profissionais só podem prescrever, e transcrever, os medicamentos que fazem parte da farmácia básica, ou seja, os remédios que são doados a população no ato dos atendimentos.
O que se sabe, e o que a Secretaria Municipal de Saúde não quer assumir é que muitos profissionais dessa área estão indo além de suas atribuições e esta inventa uma desculpa qualquer, para que a população pare de reclamar sobre os escândalos contínuos da saúde em Caxias. Enfermeiro não é médico, mas uma função complementa a outra. Na atenção básica eles têm um papel primordial no cuidado com a população. O que a Prefeitura não deve é usar estes profissionais para maquiar a carência de médicos no município.
Salário
E a falta de médicos só acontece porque Caxias está entre as cidades que paga os salários do PSF mais baixo de todo o país, onde um profissional ganho pouco mais de quatro mil reais mensais por quarenta horas trabalhadas.

Recém-Formados
Não é a toa que os recém-formados em Medicina são os principais contratados para atender a população caxiense. Mas eles não ficam na cidade por muito tempo. Bons médicos se fazem com estudo, experiência e bons salários e assim que surgem outras oportunidades eles largam a saúde de Caxias com facilidade.

Fumacê I
Durante os próximos três meses o carro fumacê estará passando em todas as ruas da cidade, em três ciclos para cada bairro, nos horários de 4h da manhã às 7h e 16h às 19h, durante toda a semana. A comunidade deve cooperar com os servidores da saúde, mantendo as portas e janelas das casas abertas, para permitir a entrada do inseticida.

Fumacê II
Segundo o coordenador de endemias Cicero Rodrigues o índice de infestação predial está altíssimo, em torno de 4,2% quando o preconizado não chega a um por cento. Na cidade já foi registrado inclusive casos de dengue hemorrágica.